domingo, 9 de junho de 2019

Jogo: Otome Games para Nintendo DS!



Olá, galera!

Hoje, nesta quase-véspera de Dia dos Namorados, eu vim postar uma coisa um pouco diferente, mas que eu queria há tempos - um compilado de todos os otome games de Nintendo DS, com minhas impressões a seguir. Você aí que, assim como eu, curte otoge e tem um Nintendo DS jogado por simples preguiça de vender ou porque ele não vale nem a carcaça que vai ter que ser trocada - temos uma utilidade pra ele.

Em observação, quase todos estes jogos vão ter guias na Otome Wiki e/ou scripts na Internet, então faça bom proveito do querido Google Tradutor e coloca naquela barra de pesquisa o nome em japonês do jogo que você quer jogar. Muito boa sorte!

Jogos originais

Tokimeki Memorial Girl's Side 1, 2 e 3
Linguagem: Inglês (Traduzidos por Gokusaishiki)  
Sistema: Dating sim/Raising sim
Coincidência ou não, é minha série favorita dentre todas as séries de otoge, e da Tainá do Visual Novels e Outros Games também. A versão feminina da série Tokimeki Memorial conta a história de uma garota que vai pra uma escola e acaba se envolvendo em um conto de fadas literal; tem aspectos de simulação e raising sim bem interessantes que os destacam do resto, e os CGs são belíssimos. Eu curto a ambientação urbana e contemporânea de toda a série, pessoalmente, e adoro quase todos os personagens, que fogem em muito de estereótipos rasos, então recomendo demais.


Princess Debut
Linguagem: Inglês (oficial)
Sistema: Dating sim/Raising sim/Minigames

Um dos poucos lançados oficialmente em inglês, Princess Debut é da Natsume - na época, a desenvolvedora de Harvest Moon - e é divertidinho, sendo uma mistursa de jogo de ritmo à la Ouendan/osu e otome game com umas 5 rotas com não mais que 2 horas de duração cada; já comentei no blog sobre ser um pequeno joguinho divertido que podia ser bem mais longo e incorporar melhor os minigames mas que não deixa a desejar perto de muito jogão famoso de empresa gigante em termos de entretenimento e criatividade de premissa, sem contar que as histórias são cativantes.


Otometeki Koi Kakumei Love Revo!!
Linguagem: Inglês (Traduzido por Love Revo DS)
Sistema: Dating sim/Raising sim

Um dos jogos traduzidos por fãs que se tornaram muito populares no passado, LoveRevo conta a história de uma garota que tem que emagrecer e coisa e tal. Nunca joguei muito exatamente porque a história me pareceu um pouco "...?", e o visual dos personagens não me atrai, mas tem várias rotas e guia totalmente traduzido em inglês, então dá para entender a popularidade.


KuruKuru Princess: Tokimeki Figure Mezase! Vancouver / Imagine: Figure Skater + Imagine: Ice Champions
Linguagem: Inglês (oficial) 
Sistema: Raising sim/Dating sim/Minigames

Eu nunca joguei esse aqui, mas vi videos e ter uma versão em inglês é grande coisa, então vamos lá. Apaarentemente, é uma mistura de raising sim com minigames de patinação - com pontuações aparentemente... dificeis, para um jogo feito para garotinhas? - e com dating sim GxB. Tem uma série de Let's Plays no Youtube, mas é aparenetemente um dos melhores em termos de jogos com traduções oficiais para o inglês. (A vasta concorrência de, uh, 3 títulos...)

KiraKira Pop Princess (Pump it up: KiraKira Pinky Street)
Linguagem: Inglês
Sistema: Minigames/Música/Dress-up/Exploração

Parecido com Princess Debut no sentido de ser um jogo feminino de simulação com música e tal, mas que infelizmente não tem dating e lembra muito jogos como os de Imagine que eu comento abaixo. É um otome game no sentido estrito da coisa, mesmo. Você treina uma idol e a leva para concursos e apresentações, se bem me lembro. É... divertidinho, acho.

Cosmetic Paradise e Imagine: Makeup Artist   
Sistema: Minigames/Exploração

Linguagem: Inglês
Este aqui parece o de figure skating / patinação no gelo, o Kira Kira Pop Princess, o de Kirarin - talvez? Um pouco? - e os da era de GBA. Você, uh, compra cosméticos e veste a sua personagem e tal. Aparentemente, este aqui não tem elementos de romance. Ah, eu recomendo este guia que achei para os minigames.

Oshare Majo: Love and Berry   
Linguagem: Japonês
Sistema: Minigames/Música/Dress-up/Cards
Siiiim, existe um anime disso aqui. Eu gostei de quanto o joguinho parece uma mistura de Tinier.me com Love Live [resenha] . Próximo.



Oshare Princess - Oshare ni Koishite! 1 e 2
Linguagem: Japonês (Sugestão: )
Sistema: Música/Minigames/Dressup     
Oba, mais um jogo de ritmo e dressup para criancinhas! Esse aqui só tem em japonês, então preferiria Kirakira ou Kilarin... Próximo ; ; ;     

Duel Love
Sistema: Visual Novel/Minigames
Linguagem: Japonês (Sugestão: Guia de iammako3)
O popular "jogo pra ficar apalpando garotos"! Na verdade, é tão clássico que se você curte um otoge e ainda não jogou, saiba que você tem a obrigação moral de jogar aquele que foi o maior furor da época em que o Nintendo DS ainda era legal. Mais gay que Ace Attorney, mais ação que Cooking Mama, diziam os críticos. É fantástico. Recomendadíssimo. Em observação, existia um patch em inglês de procedência desconhecida por mim, mas não encontro, nunca joguei.

Angelique
Linguagem: Japonês/Inglês (Traduzido parcialmente por Marfisa e Asakane Kotoro
Sistema: Exploração/Estratégia/Dating Sim/Raising Sim
Já comentei o de SNES. Joguei e aprovei. Parece que só deram uma repaginada nos gráficos na versão de DS então posso dizer com propriedade que é um jogo de estratégia relativamente complicado mas com uma estética absurda de linda e personagens que apesar de estereotipados são carismáticos; não é super fácil não, mas é divertido e engajante. Recomendo o tutorial da Marfisa para dar uma situada se for se arriscar!

Hoshizora no Comic Garden
Linguagem: Japonês/Inglês (Traduzido parcialmente por silvermoon249 e angel_dunnant


Sistema: Visual Novel
 escutei dizer que é a coisa mais próxima de um yaoi que você vai ver no seu Nintendo DS. Só por aí, já quero muito falar bosas coisas deste jogo que nem joguei e já considero pacas. Eu sei também que tinha uma galera grande que curtia na época de Tumblr e de Livejournal, e sei também que o projeto tem a ver com uns seiyuu famosos da época, como HiroK e Mamoru Miyano e Romi Park, que fazem parte do elenco de seiyuu do jogo. O enredo é sobre ser mangaka, e tem uma rota com uma tomboy, então parece ser... legalzinho. Excceto por estar em japonês, não ter furigana e não dar para escutar nada, segundo as legendas, porque a música de fundo oculta as vozes. (Para que pagaram dubladores caros, então...)

Vitamin X
Linguagem: Japonês (Sugestão: Guia da Peche + Resenhas aleatórias
Sistema: Visual Novel/Minigames

Outro que eu não joguei na versão pra DS então estou julgando com base em outra, no caso, PSP. O triste de Vitamin é que você precisa mesmo entender japonês porque o voice acting é insatisfatório e as perguntas que dão pontos de relacionamento requerem um bom conhecimento da língua, mas é divertido. Dá pra sentir que é bem legal pra quem consegue jogar confortavelmente. Recomendo!

Arabians Lost: The Engagement on Desert
Linguagem: Japonês (Sugestão: Traduzir automaticamente o guia da Peche + Guia da parte de RPG + Resenhas aleatórias)
Sistema: Exploração/RPG/Visual Novel

Neste, você é uma garota rebelde do deserto - uma espécia de Cleópatra, imagino... - que fugiu de casa por não querer se casar e agora tem que conseguir dinheiro para provar à sua família que é capaz de se sustentar. Para isso, acaba contando com a ajuda de ladrões, assassinos, enfim, só gente boa. Existe um sistema de batalhas e exploração que ocorre concomitante ao esquema de visual novel, mas dizem ser fácil demais para quem está acostumado com RPGs e tal. Os CGs parecem bonitos, mas quem jogou diz que os personagens são odiáveis. Mas é popular, e é de DS, então está aí.

Will O' Wisp
Linguagem: Japonês (Sugestão: Resenhas aleatórias)
Sistema: Visual Novel/Minigames

Conforme o nome poderia indicar, este é um otoge de terror (meio que?) com... muito texto, o que fez os tradutores desistirem do patch em inglês que foi iniciado, mas é alguma coisa ao menos. Os gráficos parecem ser bem bonitos, até, e uma coisa boa é que você descobre na hora mesmo sem entender japonês bem se você selecionou a opção correta, então.

Bakumatsu Renka Shinsengumi
Sistema: Visual Novel?

Linguagem: Japonês (Sugestão: Guia da Perche)
Um remake do jogo de Playstation 2, porque a gente ainda não tem otome games sobre o Shinsengumi o bastante. Próximo!Ok, sério agora, existe uma série chamada Bakumatsu Renka - que não tem a ver com Bakumatsu Rock [resenha] e não sei se tem minigames ou não, e não contem comigo para descobrir, porque zzz...

Last Bullet
Sistema: Visual Novel/Minigames (tiros, dress-up)

Linguagem: Japonês (Sugestão: Resenhas aleatórias)
Um jogo em que você controla uma menina que se diverte trocando de roupas enquanto tenta não ser assassinada em uma guerra porque ela é uma sniper, aparentemente. Talvez seja o mais próximo de um FPS que você vai achar nesta lista. Infelizmente, não há nenhuma tradução na Internet. Mas também, a duração do jogo não passa de 3-5 horas, então.

Saikin Koi wo Shiteru
Sistema: Visual Novel/Minigames

Linguagem: Japonês (Sugestão: Resenhas aleatórias)
Aparentemente é a versão em otoge de Moyashimon, aquele anime em que todos os personagens estão se pegando e as bactérias estão visíveis e coisa e tal. Tem minigames mas parece que a grande sacada do jogo é menos a mecânica, e a comédia - o enredo de ambiente escolar no tempo presente e a coisa do misturar fantasia com ambiente escolar que eu gosto em Tokimemo também estaria presente aqui! Infelizmente tem pouca coisa sobre na internet, mas parece legalzinho.

Kurayami no Hate de Kimi wo Matsu
Sistema: Visual Novel/Minigames/Exploração

Linguagem: Japonês (Sugestão: Resenhas aleatórias)
A história e a mecânica lembram muito 999 segundo algumas resenhas; não cheguei a jogar este mas a arte é bonita e a ambientação do jogo é particularmente macabra ... Parece ser sobre uma garota que foi viajar e acabou sendo aprisionada em uma escola cheia de bishounen estranho a la DiaLovers [resenha] ou talvez lembre Rule of Rose. Parece ser um joguinho... interessante. 

Manga-ka Debut Monogatari DS - Akogare! Manga-ka Ikusei Game
Sistema: Minigames/Exploração

Linguagem: Japonês
Mais um sobre mangakás porém este aqui é bem infantil. Eu, uh, creio que possa ser divertido se você só quiser praticar o japonês porque parece ser fácil de ler nos vídeos.

Tenkaichi Sengoku Lovers
Sistema: Visual Novel

Linguagem: Japonês (Sugestão: Resenhas aleatórias)
Sei que a série de otoge é relativamente conhecidinha no Japão, mas otoge histórico não faz o meu tipo então deixo para quem quiser jogar comentar aí embaixo se gostou.


Jogos de anime / mangá

Hakuouki
Linguagem: Japonês (Sugestão: Jogar o de PSP!)
Ai, mas Chell, Hakuoki não vem de ani... calma, calma, eu sei. Eu só estou colocando aqui porque é uma situação de jogo que tem anime e um anime tão popular quanto o jogo em si no Ocidente e que muita gente que curte o anime nem está sabendo dos jogos (infelizmente a desinformação é soberana). Hakuouki tem pra PSP em inglês inclusive, e eu só posso falar das versões de PSP que são ótimas. Lembro que rolava uma tentativa de traduzir o de DS mas não sei se vingou. Enfim, é a mesma história do de PSP.   

Ouran Host Club
Linguagem: Inglês (Traduzido parcialmente pelo projeto de atradução aberto)
Ah! Talvez um dos jogos mais pedidos em termos de tradução de otome games pra DS. O jogo contém várias (várias mesmo) cenas e até diálogos que quem assistiu o anime vai ter uma ideia mesmo sem saber japonês mas obviamente o interessante são as rotas exclusivas. Eu gostei do pouco que joguei e recomendaria aos fãs saudosos do anime (em outras palavras, eu gostei de rever meu husbando e desejo o mesmo a todos).

Prince of Tennis - Gakuensai no Oujisama e Prince of Tennis - Girls Be Gracious
Linguagem: Inglês 
Sistema: Visual Novel/Minigames/Exploração

A Tainá do nosso parceiro Visual Novel e Outros Games já fez uma resenha em português dos 2 de DS então eu vou me poupar, mas basicamente são jogos com jogabilidade bastante complexa - estilo Tokimemo, parece? - em que você namora bishounen de Tenipuri, queromaisoqueeoeo.   

Kuroshitsuji: Phantom & Ghost
Linguagem: Inglês (Traduzido pela Phantom & Ghost Team)
Sistema: Visual Novel/Minigames
Ainda não joguei, mas parece ser um joguinho bem divertido com dublagem e que tem um apelo bem grande para os fãs do anime. E, bom, é em inglês - mesmo sem romance ( :/ no SebaCiel) parece ser divertido e valer a pena.

Hiiro no Kakera
Linguagem: Inglês (Traduzido pela Phantom & Ghost Team)
Sistema: Visual Novel/Minigames

Kirarin Revolution Tsukutte Misechao Kime Kira Stage
Linguagem: Francês/Italiano/Espanhol    
Sistema: Exploração/Minigames
Esse aqui eu joguei há muito tempo e lembro que a impressão que me passou foi de ser quase cópia de KiraKira Pop Princess, mas enfim ... lembra um pouco Princess Debut e os outros joguinhos de criança. Eu gostei, e se bem me lembro tem romancezinho estilo Harvest Moon [comentários].

Ore ga Omae wo Mamoru 
Linguagem: Japonês (Sugestão: Resenhas aleatórias)
Sistema: Metroidvania (RPG de Plataforma)
Esse aqui parece ser bem legal mas infelizmente não deu certo a tradução em inglês. É basicamente Metroidvania com bishounen. Sim, é um RPG de ação - até bastante difícil segundo as resenhas - em que tem romance com rapazes e tal, mas infelizmente parece ter sido uma boa ideia que na prática não deu certo em termos de vendas - provavelmente por conta da dificuldade extrema para iniciantes em jogos de ação ... - porque a Otomate Forte logo deixou de fazer jogos. Até a leitura em japonês nõ parece ser das mais fáceis.   

Fushigi Yuugi
Linguagem: Japonês (Sugestão: Tradução do texto da parte Suzaku Ibun por Kotobanzai)
Sistema: Visual Novel     
É uma VN em que você pega os garotões de Fushigi Yuugi, aquele mangá que eu comprei completo para ler e não toquei até hoje, senhor.... Em observação, existe um Let's Play interessante em inglês.

Vampire Knight
Linguagem: Japonês (Sugestão: Guia de fireylight)
Sistema: Visual Novel/Minigames                
Outro dos jogos mais procurados mas, infelizmente, não tem ainda uma tradução. Tem uma tradução acontecendo agora, mas vai saber no que vai dar. O estilo vertical parece com o de Tokimemo e, enfim, parece ser um joguinho legal para os fãs da série.

Hana Yori Dango: Koi Seyo Otome! 
Linguagem: Japonês (Sugestão: Guias do Siliconera)
Sistema: Dating sim/Minigames/Exploração/Raising sim      Basicamente, sistema de Tokimemo - feito pela Konami no less - com os rapazes do F4 para namorar. É um dos poucos animes dessa lista que conheço a história e curto, então está aí. Justamente porque a jogabilidade parece muito boa, é um que tenho interesse em jogar.


Shugo Chara
Linguagem: Japonês
Sistema: Exploração/Minigames/Dating sim/Raising sim    Baseados no shoujo para criancinhas homônimo. Parecem lembrar um pouco o de Kilarin Revolution em termos de jogabilidade porém com mais minigames. Tem uns 3 da mesma série com os mesmos objetivos. Significa, pegar o Ikuto. O que significa que já é muito bom, sem nem jogar. Próximooo.

Datenshi no Amai Yuuwaku x Kaikan Phrase
Linguagem: Japonês
Sistema: Visual Novel/Minigames  
Aah, Kaikan Phrase. É uma outra série que eu gosto muito e inclusive fiz um LP no meu canal de LP. Eu gostei do quanto a música da série é agitada e tal, era um joguinho que me animava, então querendo jogar esse aqui assim que der. Esse aqui mistura os minigames de ritmo com um esquema
de Visual Novel. Precursor de UtaPri, recomendo.

Uwasa no Midori-kun
Linguagem: Japonês
Sistema: Visual Novel/Minigames Não conheço bem o mangá apesar de ser popular - e bem para criancinhas, creio - nem tampouco joguei os dois jogos que saíram para o Nintendo DS. Tudo que sei é que a protagonista é uma tomboyzona que joga futebol. Então, Fifa with bishounen? Sei lá.

Kimi ni Todoke
Linguagem: Japonês
Sistema: Visual Novel/MinigamesAhh, KnT, que todos amam exceto eu. O jogo tem um par de guias/Let's Plays em inglês no YouTube, para os aventureiros de plantão.

Hetalia
Linguagem: Japonês (Sugestão: Traduções no Livejournal)
Sistema: Visual Novel/Minigames

Suki desu Suzuki-kun
Linguagem: Japonês
Sistema: Visual Novel/Minigames


Signal
Linguagem: Japonês (https://autumn-leaf16.livejournal.com/394695.html
Sistema: Visual Novel
Esse é para os fãs de jogos obscuros de plantão.

Dear Girl ~Stories~
Linguagem: Japonês
Sistema: Visual Novel/Minigames
Eu não sei por que demorei trocentos séculos pra descobrir que existia um jogo baseado no projeto Dear Girl ~Stories~, mas obviamente corri pra jogar. Desenvolvido pela famigerada HuneX (de Vitamin e Love Revo comentados aqui, e também de Arcana Famiglia, entre outros...) conta uma história baseada no mangá homônimo, de OnoD e HiroK que tem um programa de rádio e uma organização secreta para animar garotas, ou coisa parecida. Basciamente, você joga um monte de minigames e eventualmente tem momentos com os seiyuu, o que é incrível porque, uau, é literalmente um joguinho em que psosso ter um date com o OnoD... Seria meu sonho... *caham* próximo.

Ore-sama Kingdom
Linguagem: Japonês
Sistema: Visual Novel/Minigames   Eu acredito que esse aí seja um daqueles jogos tão mas tão meta que cai na obscuridade e passa por kusoge porque ninguém entende a genialidade da coisa. É uma história que começa com uma garota esbarrando em 4 garotos por coincidência assim que ela se muda pra uma cidade - um de cada vez sim - e aí vai estudar e descobre que !! os quatro bonitões estudam lá na nova escola dela !! e como ela é mangaká se inspira neles e coisa e tal; tem um aspecto de colecionar as imagens de mangás que ela desenha além dos CGs e etc. Pra quem é fã dessa coisa meio Nozaki-kun ou Watashi ga Motete Dousunda de mundo dos mangakás e fujoshis vale a jogatina. Obs.: Os minigames de mangá são lindos!!

MisuPuri
Linguagem: Japonês (Sugestão: Let's Play em Espanhol)
Sistema: Baseado em um mangá de harem shoujo, Miss Princess - ou, para os íntimos, MisuPuri - conta a história de uma garota que deseja participar de uma competição para ricos e coisa e tal.


Menções honrosas etc.

PM 4
Não, não é um otome game. Mas a fã de carteirinha de Princess Maker em mim não podia deixar de jogar esse raising sim no meião da postagem. Desculpa, galera raíz. Pra quem não conhece Princess Maker trata-se de uma série de raising sims - ou, simuladores de criação ou educação - em que você cria uma garotinha que aos 18 anos pode virar qualquer coisa no mundo, desde a rainha do reino até a convidada de honra do submundo ou o que for a depender da sua criação. (Meritocracia: a gente vê por aqui.) É tão adorável quanto soa e o 4º é possivelmente o meu favorito então deixo aí a recomendação.

Witch's Wish e My World My Way - São as versões da Atlus e da Natsume de "RPG bobinho para garotas que nunca jogaram RPG " que tem elementos de romance ali na história, mas nunca são o foco. Mas são tão fofinhos ugh.  
Fatal Relations - É uma visual novel / dating sim / não sei exatamente de 1993 que tem um remake para DS, mas na verdade é um bishoujo game e tal então não inclui ali em cima. Aparentemente a versão para DOS recebeu uma tradução em português...

Sono Hanabira ni Kuchizuke - Aparentemente, a versão de DS dessa clássica VN erótica GxG foi lançada somente na China e foi traduzida para o espanhpol, o que me faz concluir que fãs de yuri absolutamente não fazem sentido? Brincadeira. Acho. (O fandom de yuri é mesmo louco...)

Summon Night X - Tem elementos de dating sim e dizem que é legal, mas não tive paciência para passar... do começo.

 Enfim, era issto que tinha para apresentar na postagem de hoje! Espero que vocês gostem das sugestões de jogos que ofereci e, qualquer coisa, sintam-se livres para comentar. Espero não ter errado em alguma coisa porque fiz pesquisa extensa, mas nem todos eu joguei e sempre acaba escapando alguma coisa, né... enfim, espero que tenham gostado, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário