domingo, 23 de setembro de 2018

Moda: Ouji

 

Oie ♥

Eu já fiz uma postagem só sobre dansou porém nunca falei sobre o que mais me atrai em dansou tão diretamente - o estilo kodona ou ouji. Kodona tem instersecção com  brolita e portanto mencionei na postagem de Lolita mas sem aprofundar-me. Espero que gostem dessa postagem ~

O que é o ouji?

Sabem aqueles carinhas de vk com roupas que lembrar o estilo dandy? Aqueles bon vivant do período vitoriano e outros estilos similares?

Ou ainda aqueles personagens de anime a la Sebastian de Kuroshitsuji? Ou, ainda, de Pandora Hearts ou Zombie-Loan? Então, é ouji.

Mas o que é ouji?

Ouji é um estilo de moda japonesa não declarado por assim dizer - ninguém diz que vai se vestir de ouji como diria de lolita, porém a palavra significa príncipe, então as pessoas entendem o que você tem a intenção de fazer ao dizer que se vestirá de ouji.

Em geral o ouji surge como parceiro da lolita nos photoshoots e nos MVs de visual kei - o Ken da Barbie por assim dizer - e se confunde com lolita exatamente por essas apesar de não ter a silhueta. O termo kodona surgiu da junção de "kodomo", criança e "otona", que é adulto e ealguns lugares chamarão de boy style. No Japão, não falam kodona.

Enfim, príncipes, né. Significa que só rapazes poderiam usar esse estilo? Claro que não como qualquer adepto de moda japonesa saberia graças a genderless kei e coisa e tal, mas mesmo antes da moda genderless era comum que tanto homens quanto mulheres vestissem-se dessa forma. Fosse em hostclubs de dansou ou em clipes de visual kei, já era possível ver o ouji que temos atualmente nos anos 90 - e assim como gothic lolita a popularidade cresceu graças a Gothic & Lolita Bible, as influências de Mana e tal. "Quem?" Momento para lembrar que muita gente que me lê não era nascida quando Mana importava ; ;

O tal do Mana era o guitarrista afeminado de uma daquelas bandas pioneiras do visual kei, lar de Gackt, a Malice Mizer. Ele se destacava por ser o guitarrista afeminado à la Bou, sim, porém o que realmente o destacava era o fato de que vestia roupas góticas e aristocráticas e popularizou o gothic lolita no rock independente japonês e coisa e tal. Se cosplay lolita é popular, ele tem culpa ou mérito - e acabou se aproveitando disso e fundando a sua marca Moi meme Moitie de roupas do estilo que definiu por Elegant Gothic Aristocrat ou EGA. A popularidade do Mana era internacional e sim, provavelmente foi grande responsável popularizando o gothic lolita e consequentemente o lolita no resto do planeta ^_^

E Elegant Gothic Aristocrat é lolita ou ouji? Na verdade, nenhum dos dois. Se alguma coisa, seria dandy. O estilo da sua marca originalmente - eu lembro bem ... - era de roupas góticas no sentido da estética vitoriana e de tecidos finos basicamente, gravatas de seda e coletes. Sucede que o impacto dele acabou atingindo outros grupos de rock visual e principalmente fãs que passaram a se interessar por esses estilos inspirados nas modas vitorianas. Foi Mana que fez Kera parar de virar os olhos para lolita incentivando a criação de sua Gothic & Lolita Bible que foi um sucesso de vendagem desde a primeira edição. E não só o Mana mas também aquele outro parceiro do Gackt - cof - Hyde do Laruku usava roupas assim entre outros artistas.  

Foi essencialmente essa efervescência em visual kei que fez as pessoas olharem para ouji com olhos de uma moda por assim dizer: A moda que misturava estilo dandy e aristocrático do século XIX na Europa com a estética kawaii e lolita então atual no Japão. Portanto o ouji também surgiu por volta de 1990 no formato atual e viu seu ápice em 2000. Como eu sei? Não só como fã internacional mas especialmente porque foi na mesma época em que lolita começou a se popularizar conforme comentei na postagem específica que surgiram as grandes marcas. A h.Naoto por exemplo surgiu nessa época assim como Atielier Boz, Atelier Pierrot, Victorian Maiden, sem contar a MmM e mudanças na identidade visual de Putumayo etc. Portanto eu não sei dizer se é verdade que não existia ouji antes de 1990s - até porque não tenho fontes - mas creio que tenha surgido sim na mesma época justamente por equivaler.   

Agora que já discutimos origens podemos ir aos ... outfits! Sabidamente a única parte da postagem que eu consigo falar com propriedade.   

Os outfits ouji se definem basicamente como "lolita, mas de calças, masculinizado". A mesma blusa de babados - contanto que sóbria, formato unissex - e até o colete rendado poderão ser utilizados em ouji. Os acessórios de rosas também. Um ou outro lacinho também. Em geral o objetivo é o de não ser feminilizado porém encantar por sua pureza elegante. Aristocracia, lembra? Por isso espere ver em um outfit ouji o número de babados de um outfit lolita clássico e entenda que a cor padrão é preto e não rosa.   
  
Cabeça   
Vamos começar falando da cabeça. O estilo do cabelo não fugirá daquele que veria em um personagem de anime príncipe. Esqueça cabelos coloridos em geral - não é regra mas é muito mais comum cores naturais como loiro e castanho, preto e até prata vai. Se não, se encaixa naqueles outfits de paletas incomuns como pastéis e cores similares. Lolita não é diferente demais mas é comum ver perucas coloridas em OTT, por exemplo, menos comum aqui. Os acessórios não são lacinhos nem presilhas mas sim top ha-- cartolinhas . Ou cartolonas . Ou coroas e flores eventualmente, mas bem eventualmente. Não é tão fácil combinar ^ _^ ; ;   

As cartolas vem em variedades enormes e por incrível que pareça não é um marasmo. Ouji funciona melhor que lolita sem trecos na cabeça para alegria geral.

Blusa

Essencialmente de lolita. No entanto como o objetivo é demonstrar uma forma masculina as de shirring não funcionam. Ao menos de shirring elástico, mas já vi gente vestindo blusa de shirring entrelaçado que funciona sendo pouco feminino. Mangas bufantes são menos comuns. Em geral, aquela roupa lolita discreta que não serve para o seu outfit porque tem pouco babado é perfeita aqui.

Colete

Ah, o colete. Não é obrigatório mas quase. É o que dá a graça e a diferença nos outfits desse estilo particular. O colete poderá ser um simples preto igual àquele de personagens a la Jumin Han ou Sebastian mas poderá também ter babados e até uma cauda. Peças gothic lolita tendem a funcionar em ouji e uma das peças que funcionam melhor são aqueles coletes ou sobretudos com cauda de babado lateral e tal. Funcionam em gothic lolita com uma underskirt branca e funcionam excepcionalmente em ouji contanto que substituindo saias por calças. Curtos ou longos, os coletes dão a graça.
Calças   

O outro ponto de relevância dos outfits são as calças e as bermudas. Há essencialmente duas variedades de ouji - os que vestem bermudas ou calças com babados e elásticos embaixo lembrando assim bloomers, e os que vestem calças aristocráticas que remetem a piratas - Alice and the Pirates hurrr - sempre com botas. Não me lembro de ver calças nesse segundo estilo cujas canelas não estivessem cobertissimas por botas.   

Em qualquer caso as calças poderão estar suspensas por suspensórios ou não. Outfits das antigas terão frequentemente suspensórios e calças do primeiro estilo. Atualmente pouco se usa calças ou bermudas do estilo 1 - diria que praticamente apenas em outfits fofinhos inspirados em outros estilos em paletas fofas. A maioria é estilo 2 o que eu considero mais difícil de coordenas por requerer detalhes ouji-específicos e tecidos nobres geralmente as acompanham.   

Calçados   

Como disse, botas. Às vezes creepers ou botinas de cano curto e plataformas altas servem bem .   Botas costumam ser de amarrar - não me lembro do contrário. As plataformas permitem maior variedade. Há a tendência a evitar saltos finos por serem femininos, mas sei lá. A tendência geral é de botas, botinas ou sapatos fechados sem muitos babados com ar classudo. Não tem erros   ; ;   

Meias   
Tende a combinar com bermudas. As meias normalmente são listradas em preto e branco ou similares; às vezes tem estampas e às vezes meias com transparência são combinadas em camadas com meias sóbrias em preto, branco ou cinza.  

Acessórios   

Conforme já expliquei, são muito comuns os acessórios à la gothic lolita que não extrapolem : anéiszinhos de camafeus, broches de rosas, penas eventuais também. Menos comuns são as pulseiras e os braceletes que são substituídas por relógios e similares de pulso ou de bolso. Um acessório muito comum importante é a bengala ou cetro que dá um ar de finalização ao outfit. 

Vamos falar então das modelos desse estilo. Eu expliquei anteriormente e repito que apesar de ser um estilo de moda japonesa masculina, o ouji sempre foi usado por garotos e garotas igualmente e ousaria dizer que a maioria dos modelos são mulheres, modelos femininos, cortes femininos enfim.
A AKIRA DIASCODE que mencionei na postagem sobre dansou anterior seria uma expoente do estilo por ter modelado desde os tempos da Gothic & Lolita Bible mas o correto seria dizer que ela é praticamente a sucessora da Riku que por vez era uma modelo de marcas e revistas como Kera, GL&B, Atelier Boz e Pierrot muito antes. A Riku era popular em 2000 e poucos sendo basicamente o que a Akira se tornou no começo dos anos 2010. Outra pessoa muito popular nesses meios na atualidade é a Ayaka Sugiura - ela tem o que é necessário para ser a sucessora da Akira, por sua vez. (:   

No entanto modelos masculinos sempre existiram também. O próprio HIZAKI do Versailles é um exemplo de modelo que já posou para marcas em roupas ouji ; alguns chamariam os estilos antigos do Hyde de ouji por exemplo também. Se bem lembro Kaname também? O sujeito do Plastic Tree...   muitos foram os artistas que modelaram ouji kei.  

Em termos de modelos femininas outras notáveis são a Oni, ex-vocalista do Ganglion e a Connie modelo estrangeira do Atelier Boz e Atelier Pierrot - maravilhosas por sinal. E falando em estrangeiras relevantes temos a dona do blog Buttcape e pessoas desde a americana Kiraouji   passando por Lou Graves até Yamihoshi. No Brasil há a Andrea Portoghese segundo a Suu Hideto aparentemente, e Yui Lohan.A Yui já tinha visto e adoro os outfits demais ♥

Eu recomendo ainda checar as lojas de brands com itens ouji por inspiração. As mais comuns seriam a Atelier Boz e o "filho" ouji Atelier Pierrot além de marcas lolita eventualmente ouji como meta, IW, MARBLE. As famosas SEXPOT e MIHOMATSUDA são ótimas pra acessórios além de h.Naoto e PUTUMAYO já mencionadas ^_^  A alice auaa das antigas e a EXCENTRIC tem coisa ou outra - outras marcas que encontrei na pesquisa porém tenho pouca propriedade são CIVARIZE, Sheglit,  Pina, ALGONQUINS e ozzon.  
 
Enfim, espero que a postagem tenha ajudado. Espero que tenham gostado e até a próxima postagem de um estilo misterioso ... fufuf ~  

Nenhum comentário:

Postar um comentário