sexta-feira, 2 de março de 2018

Música: Artistas de J-music que pisaram em terras tupiniquins

Estou escrevendo a seguinte postagem porque estou pilhada e preciso decidir muitas coisas da minha existência mas não consigo parar de pensar no ACE que vai pisar no meu Brasil

Eu já compartilhei os artistas de k-pop que pisaram no Brasil e agora vamos a uma postagem deveras inútil, mas talvez vocês só queiram bater os olhos e falar "oh, fulano esteve no Brasil e não fui" ou dar aquele Ctrl F então vamos lá -- artistas de j-music no Brasil! Vou tentar corrigir coisas depois, mas curtam aí.  

Akira Kushida

O cantor de tokusatsu que vinha quase em quase todos os grandes eventos de anime desde 2003, e eu realmente não sei se ele fez alguma apresentação além de 2003, 2005, 2007, 2008, 2011 e 2013 que são as datas listadas na Wikipedia mesmo tendo comparecido nos eventos. Por quê? Porque eu não sei mesmo, não confiro as apresentações da galera do tokusatsu. Desculpa, galera do tokusatsu.   



O grupo de oshare kei já passou 3 vezes. A primeira, dia 5 de abril de 2009, foi no Citibank Hall maravilhoso em São Paulo no tempo em que Bou havia acabado de deixar a banda e rendeu comentários de "aai, mas Bou" a rodo. A segunda foi só em 23 de novembro de 2012, depois do hiato e agora no Carioca Club em São Paulo. A terceira e até então última foi dia 27 de julho de 2014 no Anime Friends. Queria poder ir, sim, muito? Ancafe com Bandeira do Brasil. Reflitão.  


Asian Kung-Fu Generation - Resenha no Canalriff e Resenha no Not Loli!   

A banda se apresentou no Brasil no dia 15 de novembro de 2015 em show solo que foi muito divulgado porque ninguém conseguia pagar aquela entrada, mas felizmente voltou no Anime Friends de 2017 em apresentações dia 8 e 9 de julho - sim, tocaram 2 vezes em um mesmo Anime Friends - e aproveitou para passar em Fortaleza no dia 16 - e eu só me arrependo de não ter comprado M&G porque o setlist tinha todas as músicas que adoro deles. Foi lindo, chorei ; A ;  


Ayumi Miyazaki - Resenha no Next Conqueror

Visitou o Brasil em 2005 trazido por uma Tour in Hell novinha e em 2006 no Anime Expo e retornou em 2014 e 2016 nos Anime Friends respectivos, e também no Anime Dreams 2014 e creio que só. O intérprete de músicas de Digimon cantou clássicos à exemplo de Brave Heart e  galera otaca provavelmente curtiu.  


Back-On

Passaram pelo Brasil em 2014 na ocasião do Sana e do Anime Friends.  


BROKEN DOLL

O grupo de oshare kei indie passou por cidades do sudeste. Fez apresentações em 2015 em São Paulo, sendo no dia 16 de maio em São Paulo, dia 17 de maio em Curitiba e dia 23 de maio em Uberlândia.  Retornaram em 2016, em São Paulo, aparentemente. 


Charlotte  
   
O primeiro artista de visual kei a se apresentar no Brasil, Charlotte se apresentou em São Paulo no dia 10 de janeiro de 2007 e no Rio de Janeiro no dia 11. A produção inicial deu problemas, mas acabou conseguindo fazer uma boa apresentação com a mudança de datas e retornaram com o vocalista do X Japan em 2008.  


Chihiro Yonekura

Esteve com Tsubasa no Sana 2013 a intérprete de músicas que embalaram a infância de muitos de nós, de Rave Master passando por Fairy Tail e Kaleido Star até Space Battleship Yamato 2199 e Gundam The 08th MS Team, e cantaram uma setlist curta. 


D

A banda que ninguém googla do famoso vocalista Asagi e que cantou temas de jogos como Twilight Syndrome e anime como Peacemaker Kurogane fez show no Brasil dia 19 de maio de 2012 no ápice do sucesso pra infelicidade de Lez que não soube a tempo. Com certeza foi um dos maiores nomes do visual kei a tocar no Brasil - e pouquíssima gente soube porque não consegue googlar.


Daisy x Daisy   

O projeto de Mika Kondou das músicas de anime como Fairy Tail e Chrome Steeled Regios se apresentou no Brasil no Super Con em Recife, em 2011, retornando para o Anime Dreams Celebration ocorrido em janeiro deste ano.  


DEATHGAZE

Banda VK Deathgaze fez um dos últimos shows antes do hiatus no Brasil, para alegrias de vários fãs. Os shows foram dia 5 de dezembro de 2014 em São Paulo, 6 de dezembro em Porto Alegre e 8 de dezembro no Rio de Janeiro. No Natal do mesmo ano entraram em hiato e, aparentemente, não voltarão juntos uma vez que os membros estão envolvidos em outras atividades. (Um minuto de silêncio que meu coração precisa se recuperar depois de perceber que poderia estar falando o mesmo de Nightmare ;;  ° A° )


Dir En Grey  

Talvez muita gente não saiba mas Dir En Grey já nos visitou 2 vezes em lugares inusitados e com pouquíssima divulgação também. Fizeram a primeira apresentação brasileira dia 8 de novembro de 2009 na Chácara do Jóquei, em São Paulo, juntamente a Evanescence e Panic! at the Disco porque a gente curtia essas coisas. Dia 27 de novembro de 2011 se apresentaram em São Bernardo do Campo - SP por alguma razão. Vai entender mundo.  


DJ Sisen

Trazido por uma Tour in Hell em ascensão em fevereiro de 2014, e supostamente retornou, mas desconheço.  


Do As Infinity

O eterno grupo das músicas de Inuyasha - que também tocou músicas de Fairy Tail, Tales of, entre outros - se apresentou dia 7 de julho de 2017 no Anime Friends, levando uma geração de fãs nostálgicos possivelmente ao êxtase otaku. Segundo uma colega que foi, focaram muito em músicas recentes que pouca gente conhecia, mas foi bom.


Eizo Sakamoto - Resenha no Next Conqueror

Eizo Sakamoto, o eterno intérprete de Pegasus Fantasy passou por São Paulo em 2008 e depois retornou algumas vezes. Se apresentou no Anime Friends e também no Sana em 2014. 


FLOW

Queridinhos que já vieram ao Brasil diversas vezes provavelmente de navio, navegando no rio que as lágrimas expelidas por mim entre 2008 e 2010 quando o que eu mais queria em termos de música japonesa era poder gritas "jibun wo" em uma apresentação deles criou.  Vieram a primeira vez para o Ressaca Friends de 2013, e deu tão certo que voltaram no Anime Friends de 2014 [comentários] e depois várias outras vezes.   Em 2015 foram também ao Anime Family do Rio de Janeiro, nos dias 1 e 2 de agosto, e nos eventos de Manaus e Fortaleza nos dias 15 e 18 de julho respectivamente. Claro que não podiam deixar de passar pelo Anime Friends em 19 de julho - e eu estive lá e gritei sim ou claro - e também passaram dia 29 de julho em Salvador - e a Nat não foi, lamento, Nat. Porto Alegre e Belo Horizonte estavam nos planos, mas foi cancelado. Voltaram 5 de dezembro de 2016 apenas a São Paulo realizando apresentação única no Teatro Bradesco, e voltarão em 2018 em diversas cidades - e eu continuo querendo ir ´ A ` //  


Fuck on the Beach

É supostamente uma banda hardcore em atividade desde a década de 90 com músicas a nível de "I love fat women" e eu realmente não sei muita coisa porque não é bem ... a minha ... pegada. Fizeram apresentação, em 2009; São Paulo.  

  
Gazette

Passa 10 décadas e Gazette continua chamando fã de visual kei do Oiapoque ao Chuí pra vê-los. Se apresentaram em São Paulo no dia 14 de setembro de 2013, no Victory, pra todos que ignoraram o RiR do Muse no mesmíssimo dia.Retornaram em 22 de abril de 2016.


G.L.A.M.S.

A banda que se vangloria de sua presença mundial fez shows no Brasil nos dias 10 de setembro de 2016 em São Paulo na ocasião do Festival Visual K daquele ano e no dia seguinte em Porto Alegre.


GPKISM  

Muita gente não vai lembrar mas Gothic Prince Ken era o Yohio de 2007, com as devidas proporções respeitadas. A dupla formada por Kiwamu da Blood e GPK fez shows em lugares estranhos em 2009 - por alguma razão optaram por tocar em Osasco - SP no dia 12 de setembro e então partiram a Fortaleza no dia 13, e realizaram 2 shows em Porto Alegre nos dias 19 e 20 de setembro.


Gram Maria

O Gram Maria esteve no Brasil em 2009 com planos de tocar em vários lugares - inclusive a minha cidade socorro - nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Brasília mas aparentemente apenas uma apresentação rolou e o vocalista Shi-no retornou em 2014 sem a banda.


Handsome And The Heartbreakers

Hã, se apresentaram em São Paulo na mesma ocasião do tal do Fuck on the Beach e não sei muita coisa.  


Head Phones President

Head Phones President fez uma apresentação no Brasil precisamente em Abril de 2010 e se você não reconhece é um grupo formado por uma vocalista que participou do Sera Myu, a Anza, que foi relativamente popular no começo dos anos 2000 e que conceitual e esteticamente lembra muito vários grupos que viraram modinha como EGOIST, Yousei Teikoku, Wagakki Band, the brilliant green, Polkadot Stingray e assim vai.


Hiroki Takahashi 

O dublador apresentou várias músicas de Dragon Ball em um especial do anime no Anime Friends 2016. Eu posso afirmar que fui de entrona e acabei ficando porque estava super animado, e eu nem gosto tanto de Dragon Ball e nem conhecia as músicas japonesas, mas ó, tá de parabéns.  


Home Made Kazoku - Resenha Mortífera

O grupo de hip hop formado em 1995 se apresentou no Brasil na ocasião do Ressaca Friends de 2014 e do Anime Friends de 2015, sendo que passou também por Recife na ocasião e depois não retornou.



A banda do ex-Johnny Tanaka Koki se apresentou no Brasil em 2015 e dizem que foi melhor que o esperado o que não é difícil considerando que as expectativas gerais estavam em baixa.


JAM Project

O grupo de anison de Hironobu Kageyama e Ricardo Cruz visitaram tantas vezes que me recuso a listar todas.  


Joe Inoue

O Youtuber e cantor de música de Naruto se apresentou no Brasil na ocasião do Anime Friends 2015 e levou uma pequena multidão mas infelizmente não foi no dia que eu paguei pra ir e estou revoltada eternamente.   


JUICE=JUICE

O grupinho de garotas do j-pop se apresentou no ano passado, 2017, no dia 15 de dezembro em São Paulo e 17 de dezembro em Fortaleza. Idols são raridade, então muita gente que ainda não conhecia acabou curtindo, do que sei.  


Kagrra

Se apresentaram no Brasil no dia 12 de julho de 2009 no Anime Friends. Kagrra era ujm dos grandes nomes do visual kei na época e com certeza decepcionou muita gente quando cancelaram uma segunda apresentação marcada para o dia 10 de julho em Fortaleza.Fizeram uma apresentação no Mart em São Paulo antes de partirem.  


Kanako Ito

Se apresentou no Sana em 2009 e felizmente não soube porque se soubesse que minha rainha visitou o Brasil mas não passou no Sudeste eu ia chorar horrores porque nunca que minha família m e-- ok, o assunto... ah, sim. Pularei. Quero chorar ; ;  


Kaya

Kaya já passou por nosso país no evento Anime Friends, dia 16 de julho de 2011, retornando para o Ressaca Friends de 2 de fevereiro de 2012 e depois algumas outras vezes. Cantou algumas vezes mas chegou a retornar apenas na função de jurado de concurso.  


KAO=S

Uma espécie de Wagakki Band, ao misturar guitarra e shamisen, a KAO=S se apresentou no Hanabi Matsuri de 2015.


LM.C

O grupo oshare passou no Brasil no dia 25 de janeiro de 2009 acompanhados do baixista da HIGH and MIGHTY COLOR e retornou em 5 de maio de 2012 para apresentação única no Carioca Club e também para o Anime Friends de 2016, dia 17 de julho. Não fui ver, mas o pessoal de Punky Heart é bem famoso e aposto que curtiria


Mai Hoshimura

A cantora e pianista de anison visitou o Brasil no Anime Friends de 2016 e no Ressaca Friends de 2017.   


Maki Nomiya

A vocalista do Pizzicatto Five visitou o Brasil na ocasião do 7 Eletronika em Belo Horizonte.   


Matsuko Mawatari

A cantora de YuYu Hakusho fez uma apresentação no Brasil.


Maximum the Hormone

A eterna banda da abertura de Death Note - não, não aquela, a outra - passou por São Paulo no dia 24 de outubro do ano passado, 2017. 


Miho Hatori

A cantora japonesa Miho Hatori se apresentou no Resfest, e fez inclusive uma versão em japonês para o forró "Paraíba", de Luiz Gonzaga.


Mika Nakashima

A eterna atriz de Nana no live action cantou uma música na ocasião dos Fanfests da Copa no Brasil de 2014. A Copa foi tão boa, trouxe até o Tegolindo que infelizmente não can-- enfim, Mika Nakashima. Estava bem doidona. Vamos pular.     


Miliyah Kato

Se apresentou junto com a Mika Nakashima. Sério, só googlem.  


Misaki Iwasa

Se apresentou no Brasil em agosto do ano passado na ocasião do grupo Hayabusa e de Kaori Mizumori e cantou enka. A ex-AKB48 tirou fotos com cantores e em pontos turísticos e foi supostamente bem simpática para alegria dos fãs de idoletes.  


Mitsuko Horie

Visitou o Brasil em 2009 em Belém, no Pará, em um evento de anime e cantou algumas das músicas de anime que a fizeram famosas e obviamente não deixou de cantar a de Cavaleiros do Zodíaco. Eu a conheço melhor por cantar a abertura de Sailor Moon Crystal, então #RIPSOSSM que certamente esnobou.  


Miyavi

O samurai guitarrista estreou no Brasil em 2008, dia 24 de maio e também dia 23 depois de esgotarem os 1400 ingressos em um dia, me fazendo chorar de frustração na classe porque não podia ir e gerando um fuzuê de proporções épicas por ser o primeiro ídolo de vk a se apresentar no Brasil quando vk ainda representava coisas e depois retornou em 2009 para uma apresentação única no Citibank Hall no dia 13 de outubro e também no SWU de 2011, em Paulínia, no dia 14 de novembro e eu vou poupar os leitores da minha frustração de não ter ido ver o melhor sujeito pessoalmente e prosseguir


MONORAL

Passaram em 2008 por Fortaleza no dia 6 de dezembro, seguido por dia 10 no Rio de Janeiro e dia 12 no Paraná, e depois dia 13 e 14 em São Paulo.  


m.ove

A dupla de Yuri e Motsu se apresentou no Brasil no dia 16 de julho de 2011, no Anime Friends com participação de DJ Kaya.


Nobuo Yamada

Tão BR que nem sei se deveria estar comentando mas passou por São Paulo muitas vezes.  


ONE OK ROCK 

A banda passou por São Paulo nas turnês de 2014, o dia 2 de novembro, e 2017, no dia 29 de setembro.  Em ambos os shows foram no Cine Jóia e renderam muitos comentários de fãs empolgados.  


Oreskaband

A banda de nomenclatura originalíssima das garotas do ska se apresentou no Brasil em 2013 no Anime Friends, retornando em 2014, e depois ainda em 2015 no Hanabi Matsuri de graça e retorna supostamente no Anime Friends desse ano. Quiçá.  



Uma dupla de garotas estilo AmiYumi que fizeram coreografias de idols. Não achei muita informação mas sei que foram no CoFesta de 2010, em Belém.  


Psychic Lover

Vieram em dezembro de 2008 e retornaram no Anime Friends de 2011 cantando música de Toriko. Desconheço a banda, mas parece que foi legal ; ;  


Rin '

Uma espécie de Perfume enka, o grupo de 3 garotas que chegaram a gravar com a Leigh Nash do Sixpence na estreia internacional chegou a se apresentar no Brasil em 10 de dezembro de 2008 antes de sumir


Satsuki

O Satsuki do VisuBara e da música de Amnesia se apresentou no Brasil em 13 de maio de 2017 na ocasião do Festival Visual K.


Sambomaster

Vieram ao Brasil no Ressaca Friends de 2015 e no Anime Friends de 2016 e eu jamais me conformarei com não terem tocado Kimi no Kirei ni Kizuite Okure e nem eu ter prestado a escrever uma plaquinha de Toca Kuragehime no melhor estilo Toca Raul.


Sasaki Sayaka

A cantora e dubladora estilosíssima visitou o Brasil na ocasião do Anime Friends em 2015 e parece que foi incrível. Queria ir mas não deu.

A banda de visual kei popularzona da década de 2010 fez apresentação única no Anime Friends de 2015 pouco mais de um ano antes de encerrarem as atividades. Uma apresentação que confesso que gostaria de ter assistido.  


Shinichi Ishihara   

Eu sei pouco sobre tokusatsu então vou me resumir a dizer que o sujeito que canta músicas de super sentai visitou o Brasil em 2013. 

Se apresentaram no Brasil no ano de 2015 e retornaram no dia 17 de dezembro de 2017 trazidos por uma Yamato Music em mudanças e acabaram fazendo a apresentação no Ressaca Friends transferido à Maru.


Takanori Nishikawa

Meu rei da porra inteirinha passou no Brasil dia 9 de julho depois de literalmente uma década de chororô da minha parte e fez uma apresentação no Anime Friends e a minha decepção foi que me prometeram abingdon boys school e não rolou, mas rolou muita anison e -- ah, sério, eu o toquei. Eu sou a garota na frente do rei do j-pop e eu ainda lacrimejo ao lembrar ;_;


Takayoshi Tanimoto - Resenha no Next Conqueror  

Sei que se apresentou no Anime Friends 2011, Anime Friends 2012, e por fim Anime Dreams 2014. Anison, né, galera. 


Toe

Um grupo de rock não-visual nos moldes dos Asian Kung-Fu Generation da vida - ou eu deveria dizer ONE OK ROCK - em atividade desde 2000 que eu não conhecia mas deu um belíssimo show ao pessoal do Brasil em janeiro desse ano, para minha infelicidade, já que eu não fui.  


TOSHI with T-EARTH

Dia 12 de outubro de 2008 o projeto do vocalista do X-Japan, Toshi, juntamente com Jun do Phantasmagoria e Touya e Ruka do Charlotte e os ocasionais Levin do La'cryma Christi e Shinya do Luna Sea. Na ocasião, puderam vir apenas os membros do Charlotte e a apresentação foi basicamente "Toshi with Charlotte", dizem por aí. Bom pra fãs.


Tsubasa Imamura 

A cantora japonesa mais brasileira depois do Ricardo Cruz se apresentou no Brasil várias vezes e chegou a participar de programas de entrevistas e afins.



A dupla formada por Hyde do Laruku e KAZ do Oblivion Dust viria ao Espaço das Américas mas por conta de ter vendido pouco acabou tendo uma apresentação no Cine Jóia no dia 27 de setembro de 2015 que, dizem os fãs, valeu cada centavo. Confesso que eu mesma fiquei com invejinha dos que foram e nem adoro mas ei, um legítimo show de VK com um ídolo do gênero no meu Brasil não tem sempre.  



Uma das primeiras bandas de j-rock realmente famosas a se apresentarem no Brasil, vieram ao Brasil no dia 4 de junho de 2010 e retornaram no dia 13 de novembro de 2011. O vocalista Kamijo ainda voltou com Masashi da Jupiter no dia 23 de maio de 2015 - e depois, só voltaram no dia 9 de setembro de 2017. Já o guitarrista Hizaki se apresentou em 2015 no Inferno Club em São Paulo, em um episódio que deu muita treta mas terminou bem. Por fim ocorreu ainda uma apresentação do Jupiter. Dia 9 de abril de 2016, aliás, porque não podia passar 1 ano sem Versailles. Aguardando notícias 2018.


Vivisick

A banda punk-pop popular se apresentou no Brasil em 2009 e confesso que nem soube.  


Wada Koji

O eterno intérprete das músicas de Digimon se apresentou no Brasil em 2007, 2010 e 2014, na ocasião de eventos otaku. Foi homenageado por muitos quando do seu falecimento precoce.  



A eterna e discreta intérprete de Zankoku na Tenshi no Teeze esteve no Brasil em março de 2010 em um evento chamado CoFesta pra surpresa inclusive minha que jamais soube.  


You Kikkawa - Comentários no JaME

A ex-Hello! Project compareceu no Anime Friends 2014, no dia 19 de julho e fez uma apresentação musical e respondeu várias perguntas. Supostamente foi muito simpática e fez a alegria da galera que curte idols japonesas que nunca aparecem no Brasil.   


Yuki

Yuki, vocalista da banda Rice e anteriormente da Raphael passou no Brasil na ocasião do Sana de 2014. Infelizmente não chegou a passar por São Paulo e a falta de comentários me deixa decepcionada porque Raphael era relevante em tempos longíquos.   


Yuuya Asaoka

Esteve no Brasil na mesma ocasião do Dragon Ball do Anime Friends 2016 acima mencionado, e foi ótimo. Breve, porém ótimo.  



Alguns cancelamentos e outras situações

  • Billy - Cancelado em 2009.
  • GLAY - Nunca se apresentou mas já apresentaram shows no cinema da banda.  
  • Himeichigo - A banda oshare que se desfez em 2009 ia se apresentar no Brasil em 2007, com Charlotte, mas não aconteceu.  
  • LOKA - A segunda edição do evento Visual K da Tour In Hell ocorreria a 21 de maio de 2016 com a participação de Loka, um grupo de rock que confesso que não conhecia e parece um Sleeping With Sirens japonês. Infelizmente, não rolou.
  • Moi Dix Mois - Talvez uma das maiores decepções em termos de shows de música japonesa cancelados foi o do Moi Dix Mois que aconteceria em 2012 mas foi cancelado por motivos de tretas com chilenos.
  • Plastic Tree - Cancelado em 2009.   
  • Silhouette from the Skylit - Por cancelarem o Visual K 2016.  



Ufa! Foi uma lista bem extensa, mas terminou. Deixei ainda de listar o pessoal da música tradicional, porque se não ficaria imensa. Hiroshi Itsuki, Kaori Mizumori, Hayabusa, Maiko Kozakura e Takao Horiuchi foram alguns desses artistas de música tradicional que nos visitaram. 

Deixei ainda de mencionar dubladores que não cantaram a exemplo de Miki Maruyama e Tooru Furuya ou que ao menos não soube que cantaram. Mas, sim, outros sujeitos do j-pop passaram por terras tupiniquins. 

A lista foi bem cansativa mas espero que tenham gostado! Qualquer coisa, deixem nos comentários se esqueci alguém importante ou que vocês gostem também. Até mais galera ~  



Nenhum comentário:

Postar um comentário