segunda-feira, 5 de março de 2018

Bonecas: Conhecendo bonecas japonesas


 Olá!

A postagem da vez nada mais é que um guia das bonecas japonesas. Eu nunca fui uma pessoa de bonecas, mas admito que sempre me interessaram as bonecas baseadas em personagens e minha concepção mudou depois de conhecer o Shoujo Dolls. Desde então postei sobre Poozu. Ainda não entendo a magia das Blythe, mas respeito os fãs e colecionadores e sobretudo o pessoal que faz lindas expressões e roupas, e considero um hobby lindo. Então, vim fazer uma espécie de tutorial com o que sei sobre essas bonecas japonesas para você que é iniciante e não entende o hobby do amiguinho, e espero ajudar algumas pessoas! Bem, certamente eu me ajudei fazendo o guia de Bonecas For Dummies, então se ajudar é positivo.   

Takara-Tomy

A empresa Takara Tomy é uma das maiores fabricantes de bonecas e brinquedos do Japão, sendo uma fusão das empresas Takara e Tomy. Vou falar do que sei - a Takara tinha a linha popular Licca e a Tomy por sua vez vendia bonequinhas pequenas diferentemente das "Barbies" da Takara. Sabe aquelas fofoletes? Tudo antes do merge e atualmente as linhas que sobrevivem estão listadas abaixo.

 

Licca

Lançada em 1967, com design da artista shoujo Miyako Maki, a boneca trazia um visual de shoujo em escala 1/6. A Licca sofreu muitas alterações, evidentemente, nesse tempo. As gerações da Licca são:

( Fonte )   


1967 a 1972 - Primeira Geração   




1972 - 1980 - Segunda Geração   



1980 - 1987 - Terceira Geração   




1988 - atual - Quarta Geração   


Em observação, em 1992 lançaram uma Quinta Geração que não funcionou e até hoje estão produzindo a cabeça de Quarta Geração. Quanto ao corpo, existiu um modelo antigo com poucas articulações fabricado até o começo dos anos 90, quando emergiu o modelo SAJ (Super Action Joint) graças à popularidade da Barbie Ginasta e anos depois o PB (Photogenic Body) na época da crescente popularidade das Dollfies.

Alguns amigos são Isamu, Izumi, e tem ainda a família como as irmãs Miki, Maki. Inclusive, uma linha de Sotsugyou M [resenha] foi lançada! Não confundir os amigos com uma linha com rostinho diferente, chamada...  




Jenny

Lançada em 1982 com um visual reminiscente da Barbie porém com expressão de anime da época, as Minky Momo que bombavam. A Takara tinha uma parceria com a Mattel e ela era chamada de Barbie da Takara, mas depois tornou-se a Jenny por motivos de direitos autorais. A Jenny assim como a Licca ou a Barbie tem diversos amigos introduzidos em diversas épocas. Uma curiosidade é que é difícil diferenciá-los à exceção da sombra de olhos da Jenny que é branca. Alguns são Ellie, Flora, Marine.  A linha contou ainda com bonecas de celebridades como AmiYumi e Yumi Katsura.  



Blythe 

As Blythes surgiram em 1972 criadas por uma designer americana e lançada nos EUA. Ué, e onde o Japão entra nisso? A Tomy lançou as Blythes com outro nome no Japão. Uma história conturbada de anos sem a boneca no mercado e muito interesse de colecionadores deu origem às Neo Blythes, lançadas pela Takara em 2001.

 

 Neo Blythe

As popularmente chamadas de Blythes. Bonecas SD da Takara Tomy, uso o termo genérico Neo Blythe porque são as mais populares mas ela vem em três versões sabidas: Neo Blythe, de 28cm (corpo escala 1/6) com olhos trocáveis; Middie Blythe, de 20cm, com pescoço e braços móveis porém cintura e joelhos fixos; e Petite Blythe, de 11,2cm, que são pouco conhecidas amplamente e pouco colecionadas mas articuladas.  São linhas diferentes facilmente confundidas. Mas são diferentíssimas.


Volks

Uma empresa que produzia mecha e garage kits desde 1972, mas se tornou popular no mercado de bonecas com o lançamento das Dollfie, e especificamente das Super Dollfie.

Dollfie

A boneca original da Volks. Lançada em 1997, seria apenas mais uma boneca de vinil em escala 1/6 - com variações de 23cm a 29cm - com a diferença de que as bonecas eram vendidas desmontadas, sem pintura, para artistas pintarem. Afinal, a Volks fabricava garage kits; a intenção era fazer uma doll figure, daí doll-fi, que pudessem customizar como personagens e que fossem super flexíveis, como figures. Foram delas que surgiram as primeiras BJDs gigantes, as...


Super Dollfie

SD, pasmem, de Super Dollfie. Uau, eu sei... Surge em 1999 com um sujeito que fez uma bonecona de presente à esposa e o diretor da Volks aprovou. Tentando expandir os garage kits e bonecos montáveis ao público feminino, acabou criando uma grande tendência. A princípio as SDs eram todas meninas e tinham corpos com articulações muito visíveis e dificuldade para ficarem em pé. Os modelos comuns tem 60cm de corpinhos anatomicamente fidedignos - ao contrário de muitas bonecas com membros e cinturas finíssimas - e foram ficando bem realistas.

 

Dollfie Dream

Basicamente a linha de bonecas da Volks já pintadas como personagens de anime, jogos e afins. As famosas DD já foram lançadas como diversos personagens e tem basicamente a escala das Dollfies regulares sendo que existe uma linha miniaturizada.



Alchemic Labo

Desenvolvida por um Gentaro Araki, que é basicamente o sujeito de Rozen Maiden da RL a Alchemic Labo é uma empresa que desenvolve uma linha de bonecas chamada Unoa com características peculiares e totalmente montáveis. As Unoa podem ser compradas em pré-vendas e loterias e vem com partes separadas. A fábrica é conhecida por ter olhos movíveis sem remoção das faceplates, que são os rostos propriamente.  


U-noss

Um modelo antigo que atualmente é vendido a preços exorbitantes, a Unoss foi feita por Gentaro Araki e tecnicamente foi vendida sob a Volks, mas coloco aqui porque foi a origem da marca Alchemic Labo e consequentemente da Unoa. Era imensa e compartilhava a característica dos olhos facilmente móveis.  


U-noa

A linha Unoa conta com as bonecas Unoa 1.4 e 1.5 mini que são basicamente BJDs e também as linhas Unoa Zero e Unoa Elder em escala 1/3 e as Unoa Second e Unoa Light que são aproximadamente 1/6.  


Azone

A Azone é a empresa que eu menos conhecia mas que é talvez a mais famosa atualmente em termos de partes separadas & é reconhecida por ter uma série fortíssima de personagens de anime, bonecas verdadeiramente lindíssimas.



Pure Neemo e Picco Neemo   

Bonecas extremamente fofas, em PVC com menos enfoque nas articulações e uma aparência de figures, inclusive com peças removíveis que poderiam ser trocadas por outras em posições específicas. Quem tem figma e similares entende o que estou falando; Pure Neemo é bem figure. As poses parecem mais naturais e objetiva esconder as articulações. Tem a linha Pure Neemo em escala 1/6 (S é maior que XS) e a Picco Neemo 1/12 (D é maior que S). As cores das peles são compatíveis com Obitsu e Dollfie.


 Hybrid Active Figure

Linha 1/3 da Azone, tão maravilhosas quanto absurdamente incompráveis. Apenas observe sozinho. Agora chora.




 EX-Cute/X-Cute e Asterisk

Outras linhas que a Azone possui além das originais também em escala 1/6.





 

  Kikipop

A linha fofinha da Azone, que na verdade era originalmente de uma marca chamada Kinoko Juice e feitas em resina porém passaram a ser fabricadas em plástico e vendidas sob a Azone, o que fez com que fossem barateadas e basicamente se tornassem compráveis. As originais de resina são atualmente vendidas a preços caríssimos.


Sekiguchi

Uma empresa que fabrica bonecas há muito tempo mas não tem uma linha particularmente forte em termos de BJD à exceção das Monchhichi que são vendidas mundialmente. As bonecas Sekiguchi sempre foram daquelas que parecem bebês e tem proporções realistas, não exatamente BJD, e são clássicas mas eu sinceramente nunca vi uma em pessoa e não sei o que dizer. Tem porém uma linha em escala 1/6 que concorre com as demais supracitadas, que é a ...



Momoko

Criada em 2001 por uma empresa chamada PetWORKs que passou a linha pra Sekiguchi, e então o corpo diminuiu. Segue 1/6 mas a Momoko é um 1/6 particularmente pequeno, A linha atualmente conta ainda com Ruruko, lançada em 2013 com o corpo de Pure Neemo XS, e é basicamente a concorrente da Licca em termos de dolls feitas para garotinhas não otaku. E ganha fácil. 


Obitsu

Uma empresa que fabrica partes em escala 1/6 a 1/3 (60cm, usado em SD) com corpos reconhecidos por finura, e apesar de terem adquirido popularidade e se renovado no começo dos anos 2000, a empresa em si existe desde os anos 1970.



Pullip

Apesar de ser teoricamente coreana, ela foi lançada no Japão, em 2003. Tem corpo em escala 1/6 e cabeça 1/3, o que significa que não é exatamente uma Neo Blythe porque não chega a ter o visual Super Deformed bonitinho mas a cabeça ainda é desprocporcionalmente maior. Observe a comparação. Há atualmente linhas de amigos como a Namu, Taeyang, Dal e Byul, Isul e Yeolume.  


 Little Pullip 

 Tem aproximadamente 13 centímetros sendo portanto 1/12 e é uma miniatura de Pullip tradicional.  


E era só ~ * ^_^ * Espero que tenham gostado da lista e que tenha elucidado algumas coisas a vocês! Até a próxima ~  


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário