sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Softwares para criativos e fanworkeiros!

Gif de Code Geass só porque Code Geass existe - graças - e para lembrá-los que vai ter season 3 sim 

Olá, gente!

O post de hoje é para falar sobre coisas que tem pouco a ver com as coisas postadas nesse blog mas que certamente vai ser de grande valia para muitos criadores e fanartistas que visitam esse humilde recinto, como seria para mim se ele existisse quando eu estava procurando a resposta. O assunto é: softwares criativos! Especificamente, softwares para criação de fanworks, vídeos de Youtube e similares.

Se voce é desenvolvedor, criativo, artista, designer, fã ou o que o valha e já tentou criar alguma coisa da variedade digital provavelmente já se deparou com o dilema da pirataria. Pagar 70 reais mensais por um Adobe Creative Cloud ou baixar um Torrent e lidar com os vírus e a "imoralidade"? Ou que tal 1800 reais por um Vegas Pro? Os preços de softwares são simplesmente absurdos e não é sempre fácil lidar com essas questões. Como eu sou a Mirai Kuriyama da vida real, a postagem da vez é para trazer alternativas gratuitas aos softwares de criações de alguns dos tipos mais comuns de fanworks - fanarts, fanfics, AMVs, temas, layouts e similares! Nada como utilizar um software livre e legal e apoiar com o quanto você puder, certo? Se voce já se interessou, vem conferir as minhas recomendações!


Software de desenho e edição gráfica 


O Gimp é a solução oficial para qualquer pessoa que quer editar gráficos sem pagar por um Photoshop e nem piratear. O software livre que vem com Linux tem todas as funcionalidades básicas do Photoshop (eu sei! Eu fiz curso! E é ótimo) e é completamente gratuito, então dá para fazer desde desenhos e edições de fotos de cosplay até gráficos e layouts PSD to HTML. Por falar em desenhos aproveito para dizer que muita Huion ou Genius não vem a dever muito pra muita Wacom, prossigamos. O Paint Tool Sai não é difícil de ser encontrado na Internet, mas é pago, então minha preferencia para edição de imagens é o Gimp. Se tratando de desenhos eu já fui usuária de outros - por exemplo OpenCanvas - não sei se ainda prestam. Em nota, o famoso Photoshop Online é uma alternativa igualmente gratuita e ainda mais prática para voce que pretende utilizar o editor do seu colégio ou coisa parecida e não tem jeito de baixar um Gimp. Já para desenhos, há oekaki.

Software para criação de páginas web 

Eu vou fazer um mea culpa porque eu não testei nenhum software dessa variedade, mas sei que muita gente usa então vou jogar algumas recomendações de editores WYSIWYG similar ao Dreamweaver. Escuto coisas ótimas do Aptana. Kompozer e Amaya também estão famosos. Expression Web também é popular, porém datado. A questão é que atualmente existem sim muitas alternativas gratuitas e até opensource ao Dreamweaver então não deixe sua inexperiência com código atrapalhar a sua felicidade e vontade de construir shrines (eu sou da época dos fanlistings e shrines, me deixa) sem utilizar o editor Wix. Boa sorte!

Software de captura e edição de videos

Galera que usava o editor do Youtube ou o Windows Movie Maker e não consegue mais porque o mundo é um grande cartel anti-edição de videos de forma gratuita, não se desespere. Eu testei uma série de softwares (sério) (de verdade) e acabei chegando em alguns preferidos totalmente gratuitos para edição tanto de vídeos do Youtube quanto de AMVs que queria compartilhar. Lightworks - não confundir com Adobe Lightroom - é o editor gratuito de videos mais poderoso que eu conheço. Tenho feito edições poderosas nele que devem em pouco para o Vegas 12, que era o que tinha.
O Flashback Express Recorder virou meu queridinho para gravar a tela do computador; mesmo não sendo super poderoso, ele é estável e tem funcionado bem para mim há mais de ano.
Uma solução aparentemente potente para quem grava e edita e prefere ter um único software é o Ezvid. Não testei por muito tempo mas não achei terrível - é tranquilo.

Software de criação de jogos

Talvez você não queira piratear o RPG Maker, possivelmente o programa mais pirateado depois do Photoshop. Legal! Dá para construir jogos incríveis usando engines totalmente gratuitas. Se o seu negócio é visual novels, recomendo o CloudNovel - comunidade online em que você cria VNs para serem jogadas online e compartilhadas com o pessoal da comunidade - ou o famigerado Renpy que é minha escolha há tempos. Se prefere criar RPGs e afins, escuto falar muito bem do GameMaker apesar de não ter vasta experiência; o Construct 2 também é popular mas confesso que escuto algumas críticas de vez em quando sobre ele. Enfim, o Unity e o Unreal Engine 4 são os mais usados para jogos 3D e por acaso também são gratuitos. Para a modelagem, os gratuitos SketchUp e Blender são alguns dos softwares populares. Nunca utilizei - ainda - mas escuto bastante.

Software de escrita e outros

Ah, LibreOffice. Para você que escreve fanfics ou postagens de blog e precisa de um bom autocorretor, talvez o Google Docs não esteja ajudando muito ou você deteste a Google então os famosos OpenOffice e LibreOffice são soluções. Não sei dizer qual prefiro, mas como estudante de universidade pública sou versada em ambos e recomendaria ambos. O LibreOffice vem recebendo mais atualizações aparentemente, mas ambos funcionam e servem também para tabelas de Excel, slideshows e similares.

Software de edição de áudio 

Olá você que é cosplayer e precisa de áudios bolados para suas apresentações, ou grava covers, ou similares! O Audacity é a escolha oficial de todos e acredito que dê para fazer praticamente qualquer coisa nele. Menos, bem, criar sons do 0. É aí que entram por exemplo o SFXR e o BFXR para quem quer fazer efeitos sonoros para apresentações ou jogos. Curiosidade: existem sites só com músicas de domínio público e de músicas gratuitas para você que está fazendo jogos e trabalhos tão experimentais que não compensa nem pedir para alguém fazer um trabalho único.



 Era o que eu tinha para recomendar por hoje, galera. Um pouco aleatório eu sei, mas é porque eu passei muito tempo procurando alternativas gratuitas para os softwares da Adobe para fazer desde fanworks até trabalhos mesmo e gostaria muito que alguém tivesse feito por mim. Sei que muitos visitantes daqui estão na mesma então achei que seria legal compartilhar. Muito obrigada por terem conferido e até a próxima postagem ~ *^_-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário