quarta-feira, 12 de abril de 2017

Evento: Anime Summer Geek Fest - Abr/2017



Olá, pessoal!

Venho enfim trazer alguns comentários a respeito do evento Anime Summer Geek Fest, a nova edição do tradicional Anime Summer, que ocorreu no fim de semana passado (8 e 9 de Abril de 2017) na cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo. Queria adiantar que pra variar eu não consegui credenciamento de imprensa, mas eu acabei indo pra cobrir o evento pro Suco de Mangá (e tirei fotos maravilhosas dos cosplays!) e aproveitei pra ir de cosplay no segundo dia. *^_^* Então, esses vão ser apenas alguns comentários bem rápidos sobre o que eu curti e não curti no evento. E uma coisa legal é que eu curti mais do que não curti, o que praticamente nunca aconteceu, mas vamos calmamente por partes.

Eu pude comparecer dessa vez nos dois dias do evento - Sábado e Domingo. O evento foi no lugar já costumeiro - Mendes Convention Center, uma localização estratégica e agora ainda mais por conta do VLT que foi construído. Enfim, um ponto realmente muito bom. Uma curiosidade: não sabia, mas entre os 2 dias do evento ocorrem outros eventos lá; talvez por esse motivo nem todos os espaços do salão puderam ser ocupados, mas o espaço do salão térreo é suficiente desde sempre.

Uma coisa notável assim que cheguei foi o fato de que o salão superior estava aberto e continha o Palco Cosplay. Sim, Palco Cosplay foi o nome que deram ao palco principal dessa vez. Eu fiquei confusa e perdida por um tempo; no canto no fundo à direita, no qual ficara o palco principal anteriormente, havia somente um vazio bizarro. Parecia realmente que tinham mudado o local do palco ao se lembrarem da confusão que foi em outros anos (*cof* Cellbit *cof*). Foram youtubers populares dessa vez, então foi bem sábio mudar o local do palco para um salão dedicado e um pouco mais confortável, bem agradável.

Depois, o típico estava razoavelmente diferente. Havia os estandes de costume, com presença de vários estandes interessantes porém que pareciam estar com dificuldades nas vendas por motivos sociais óbvios. À direita do salão térreo, o baseball que eu nunca entenderei muito bem estava lá, bem como um campeonato de Just Dance já tradicional, os fotógrafos de cosplayers e o estande da NewPop que sofria do mesmo problema que os outros estandes e eu mesma não comprei No. 6 por um berro metafórico na minha cabeça dizendo "não gaste dinheiro, desempregada perdedora". Seguindo para o centro do salão, havia um pequeno espaço reservado para a Ars Mediaevalis, e bem no centro um espaço relativamente grande com muitos jogos que podiam ser jogados de graça, que se dividia entre os tradicionais jogos de consoles modernos mas também uma espécie de arcade. Preciso confessar que me diverti demais. Os jogos iam desde Pump It Up (que não é DDR [resenha] mas dá pro meu gasto!) até máquinas de marreta e de socos. Tinha Guitar Hero, jogos de luta e outros tradicionais. Apesar de simples, em teoria, eu confesso que achei o espaço divertidíssimo. A cidade não conta com nenhum arcade ou salão de jogos atualmente, então foi super legal mesmo. Abençoado o evento que não só tem um salão de jogos como permite que todos joguem gratuitamente com filas civilizadas.

Enfim, à esquerda do salão tinha a praça de alimentação humilde - até porque tem um Mc Donalds ao lado do espaço do evento... - e o estande de Mupy, e mais à frente o espaço de LoL e de K-pop, também tradicionais. Em resumo, foram poucas novidades, mas o bom é que as novidades foram realmente positivas. A segurança do centro de convenções não chegou a me inspecionar bem, o que não sei se é bom, mas a segurança do local em geral é bastante reforçada e creio que até por terem muitos recursos que podem ser ativados foi bem tranquilo pra entrar. É bem diferente de um Anime Friends nesse quesito, em que olham todas as coisas na bolsa porque... bem, ativar a segurança lá dentro é complicado.

No geral, foi uma experiência bem positiva. Minha única complicação foi em relação a ter sentado no chão em um momento e então me avisaram que não poderia sentar ali, apesar de não haver nenhuma indicação ou sinalização. Mas foi um aviso normal. E de notável... só o fato de que o Anime Summer Geek Fest parecia a BTS e Youtubers Fest, mesmo. O que foi engraçado e eu assisto Youtubers e escuto K-pop tanto quanto qualquer jovem de 13 anos então não tenho moral pra falar bosta. Eu não curto os Youtubers que foram pela primeira vez (ao contrário do meu irmãozinho que piraria com o Player Tauz) mas imagino que muito jovem tenha curtido, então... né.

Em um nível pessoal, eu acabei conhecendo gente bem simpática e no geral foi bem legal por ter muitas famílias e também muitos cosplayers; eu tirei muitas fotos incríveis que vocês poderão conferir no blog Suco de Mangá, e foi delicioso perceber que em pleno 2017 ainda dá pra fazer um evento grande, divertido e com um clima relativamente tranquilo, em que as pessoas podem se expressar, falar com estranhos e se divertir com as atrações variadas. *^_^* Dentro dos padrões, foi bem acima do esperado, confesso; e mesmo cansada do Sábado e da semana de provas eu fiz um esforço para voltar no Domingo pra curtir melhor os jogos, o concurso de cosplay e as pessoas e o ambiente em geral.



Enfim, queria aproveitar e divulgar aos fãs de anime e afins da região de Santos o evento Super Otakontro, que vai acontecer no dia 10 de Setembro de 2017! A edição passada do Otakontro, que eu comentei brevemente aqui, foi bem interessante e bem familiar também e creio que tenham tentado reproduzir o clima legal no Anime Summer de alguma forma. Os eventos tem realmente se tornado melhores ao meu ver, e espero que o nível dos eventos na região continue aumentando e que possamos continuar prestigiando-os. ^_^ Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário