Bem vindo ao Blog Not Loli!

Siga-nos nas redes sociais!

Pesquise algum tópico: search
Parceiros parceiros

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Cosplay: Dicas aos iniciantes em cosplay.


Olá, pessoal!

Venho aqui dessa vez trazer dicas sobre cosplay pra galera que é iniciante e às vezes olha pra uma roupa ou um acessório e não faz a menor ideia de que jeito começar a reproduzi-lo.

Depois de ter feito aproximadamente 20 cosplays, eu percebi que a gente realmente aprende com o tempo a desenvolver um certo "feeling" pra materiais, tecidos e afins. Então, resolvi compartilhar algumas dicas e conhecimentos que considero essenciais atualmente e que gostaria que todos que estão entrando nesse hobby soubessem pra não ter que quebrar tanto a cara, especialmente se for uma pessoa perfeccionista ou competitiva mas que não tem a menor ideia se fez as melhores escolhas de materiais e etc. Apesar de serem dicas pra iniciantes, creio que muitos veteranos também se beneficiarão delas. Espero que gostem!

1. Que tecido é melhor pra ___?
Em geral, a escolha de tecidos vai depender se o seu objetivo é fazer um cosplay em conta e menos perfeito, ou bem perfeito mas custoso; também precisará escolher se vai querer um cosplay durável ou não, ajustável ou não e assim por diante. Muitos iniciantes compram o cetim brilhoso, por ser barato, pra fazerem os primeiros cosplays. É traumatizante, porque ele é péssimo de costurar e sai mal nas fotos por conta do brilho. Por cerca de R$1/m a mais, dá pra comprar o oxford, que serve até pra fazer saias de pregas (ainda que não fiquem tão perfeitas), ternos e uniformes masculinos e outros estilos de roupa. É um bom tecido em conta pra maioria das roupas que precisam de um caimento "médio", nem duríssimo e nem levíssimo, mas o ideal pra seifuku é o tricoline, um misto de algodão e poliéster (mas que poderia ser substituído por outros mistos de algodão e poliéster) e pra ternos, gabardine ou até lã fria. Já vestidos e afins variam, de viscose a seda dependendo do seu objetivo. Em geral, uma boa ideia é perguntar em fóruns de cosplay o que acham que personagem tal usaria, e pessoas - que podem até ter experiência trabalhando com tecidos, costureiros, cosmakers, estilistas etc. - podem opinar; o tecido depende do personagem e da situação (por exemplo, lã no verão é um tanto masoquista!) mas essas são algumas sugestões válidas.


2. Que estilo de gola/manga/etc tem a roupa de ___?
Recomendo dar uma olhada nos guias abaixo e procurar moldes (em inglês, patterns) na Internet das formas apropriadas. Aliás, antes de fazer qualquer cosplay é uma boa ideia procurar moldes semelhantes na Internet, que às vezes são disponibilizados de graça. Lembre-se sempre de copiar direitinho o molde em uma folha de cartolina com margem pro acabamento.







3. Qual é o melhor acabamento pra ___?
Novamente, depende. Em geral é uma boa olhar as peças que você possui pra ter referências, mas o acabamento delas tende a ser profissional. Supondo que você é apenas um amador sem uma máquina de overloque nem outros recursos, eu recomendaria o acabamento à inglesa ou acabamento à francesa com uma bainha simples pra maioria das roupas. É sempre bom aprender a fazer costuras invisíveis também pra... qualquer coisa, mesmo, é o que é usado.

4. Calçados: o que fazer? 
Minha solução pra calçados é sempre 1 de 2: ou compro sapatos parecidos em brechó, pinto com tinta acrílica (ou pra tecido, dependendo do material) colando acessórios extras com cola de contato (vulgo de sapateiro) no material adequado (em geral camurça ou couro) e finalizo com verniz em spray (quando tenho), ou faço a famosa botinha de cosplay com viscolycra ou similar. "Quê?" Recomendo conferir o seguinte tutorial! Dá pra fazer praticamente qualquer sapato fechado com ele. Os que não entendem inglês: é só cortar um tecido elástico e fazer uma espécie de forro externo ao sapato, que a gente chama de "meia" do sapato. Aí o sapato se torna uma bota. Funciona melhor do que parece!



5. E o cabelo?
Por favor, não usa aquelas perucas de fibra sintética brilhosa exceto em última opção! Eu já fiz cosplay com essas perucas e sinceramente não recomendo; há perucas baratas com fibras menos brilhosas que são passáveis, mas as muitos brilhosas ficam horríveis nas fotografias e dão aspecto barato ao cosplay inteiro. Minha recomendação é comprar perucas de kanekalon ou cabelo natural, no Aliexpress ou nas lojinhas do Facebook e afins (ou, vai na nossa que é sucesso tm).



6. Não sei que material utilizo no acessório ___!
Eu recomendo conferir o tutorial do cosplay sustentável que eu escrevi anteriormente pra dicas baratas e, de quebra, sustentáveis.

7. E armaduras, escudos e afins?
Admito que não são minha especialidade, mas gostei desse tutorial e recomendo conferir!

8. E a apresentação?
Eu já escrevi uma postagem só sobre apresentações com todas as dicas indispensáveis! Dá uma olhada!

9. E a fotografia?
Confesso que é a parte com que ainda tenho dificuldade, sério. Eu recomendaria, se você não tiver um fotógrafo e nem for em eventos com fotógrafo, treinar tirar as próprias fotos usando o tutorial abaixo e um tripé até encontrar as melhores posições e cenas. Tem tripés baratinhos nos MercadoLivre e OLX aí, então testa lá! (Er, de preferência não em um lugar público se estiver sozinho, porque né.)



Enfim, espero que tenham gostado das dicas da vez. Se quiserem outras dicas/ideias, basta acessar a label cosplay e conferir os tutoriais passo-a-passo de cosplay que eu fiz, além dos videos no canal do Not Loli! :) Deixem nos comentários o que acharam e o que gostariam de ver na seção cosplay, também! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário