segunda-feira, 10 de abril de 2017

Cosplay: Como fiz meu cosplay de Sailor Neptune?

Daijoubu, mãe.

Olá, gente!

Venho trazer pra vocês uma nova postagem na série de cosplays e "como fiz". Eu fiz recentemente um post pra falar sobre todos os meus projetos de cosplay recentes, mas o de Sailor Neptune foi muito especial por alguns motivos.

O primeiro é que eu queria fazer o cosplay da Sailor Neptune desde que tinha - sério, sério mesmo - 8 aninhos de idade. Eu já comentei aqui que era moonie, que Sailor Moon foi o anime que me fez gostar de anime e que eu passei a primeira madrugada acordada da minha existência vendo cosplays de Sailor Moon, certo? Então, eu obviamente já queria fazer cosplay; na época pensava em fazer a Chibimoon por ser novinha, mas é claro que minha sailor favorita, meu nickname e namespiration (porque né, quando seu nome tem um desempenho horrível até no meme do glamour shots, você precisa de uma namespiration) era a Neptune.

O segundo motivo é que tem gente que pensa que fazer cosplay de Sailor Moon é difícil demais e acaba não fazendo por isso, mas vou contar uma coisa: se bobear, dá pra fazer até sem costurar. É sério! Claro que se você consegue costurar é muito fácil e você vai conseguir fazer um cosplay melhor, mas se não conseguir também não tem problema. Eu sempre achei que seria difícil, estudei demais durante uma época e acabei desistindo; até que um dia acordei inspirada e a inspiração não me largou durante o processo inteiro até eu finalmente ir a um evento com ele. Não é que foi demais?

Enfim, por ter tido mais facilidade do que eu imaginava, resolvi compartilhar o meu processo. Afinal, talvez você já tenha tido vontade de fazer cosplay de Sailor Moon mas achou que seria difícil. Não tema: Sailor Neptune está aqui para ajudar. ヽ(•̀ω•́ )ゝ✧ De resto... à exceção da peruca eu pessoalmente gastei 15 reais pra fazer o cosplay inteiro. Não, sério. Parece loucura? Então vem conferir!

Tutorial ótimo mas em inglês!

Vamos começar do começo então. A primeira coisa que eu fiz foi comprar a peruca, porque eu sabia que ia demorar meses até que ela chegasse e não tenho paciência para esperar com uma roupa pronta. (Kumiko Oumae que o diga aliás.) Vou compartilhar minha complexa história. Eu teria que importá-la do AliExpress, e fui procurar perucas onduladas e verdes. Encontrei uma por uns 25 reais e comprei; depois de 4 meses ela chegou, mas era bem mais escura do que na imagem e não poderia servir pra Neptune. Eu precisava de uma menos escura e não dei sorte; ao invés de tentar a sorte de novo, eu resolvi me render e pagar um preço um pouco mais salgado por uma peruca feita pra personagem. Na verdade, admito que eu dei sorte porque na época (há quase 1 ano) ainda tinham muitas perucas da Michiru a venda por conta da temporada de Sailor Moon Crystal. Acabei encontrando uma por 11 dólares, cerca de 40 reais na época. Peruca boa e barata é uma coisa que você tem que agradecer aos céus quando encontra porque não é todos os dias, mas a peruca que eu recebi era tão linda que até foi elogiada (pela fofíssima Nagisa) no evento! Atualmente o vendedor parou de vendê-la, mas eu lembro que só a encontrei depois de procurar vários nomes. Se o seu intuito é importar uma peruca - e não comprá-la em uma loja de importação online, grupos do Facebook ou na famigerada loja da Liberdade bem barata para os moradores de São Paulo, etc. - então talvez você devesse fazer o mesmo e importar bem antes de fazer o seu cosplay. Recomendo procurar por vários nomes; se o seu objetivo é fazer a Chibimoon, procure peruca chibimoon, wig chibimoon, wig chibiusa, wig rini e etc. Se seu objetivo é fazer a Mars, por exemplo, não tem muito como dar errado se comprar uma peruca preta qualquer e certamente pagará mais barato, mas se seu intuito for fazer a Mars do mangá - com um cabelo vagamente arroxeado - é uma boa ideia procurar os nomes da personagem, e assim por diante tal. (Observação: mesmo a peruca da Michiru eu precisei estilizar porque a franja não vem tão perfeitinha quanto eu gostaria, e é por isso que muitas cosplayers deixam a Michiru sem franja - porque compram a roupa pronta e não se ligam que ela tem uma franja óbvia. Ossos do ofício. ;;)

Certo, cabelo resolvido, queria aproveitar e falar da outra parte que poderia ser comprada: acessórios. No Japão são vendidos vários acessórios como canetas de transformação e outros que as sailors usam. Eu pensei em comprar o espelho da Neptune, o Deep Aqua Mirror, mas é um tanto salgado. Obviamente dá pra você fazer o seu, mas não vou negar que os produtos oficiais são lindos e valem a pena pra colecionadores! Se você quiser comprar um produto oficial, recomendo a comunidade de Mercadorias de Sailor Moon no Facebook, que tem usados e diversos importadores também. Enfim, ademais, eu queria recomendar também procurar em grupos de cosplay, porque algumas pessoas que não conhecem a comunidade postam produtos de Sailor Moon usados em outras comunidades de cosplay ou mesmo em sites como MercadoLivre ou OLX. Tem vários e são lindos. (A Bandai não me pagou a propaganda, prometo)

Feito a parte consumista do negócio, é a hora de fazer o resto das coisas! Eu realmente só gastei 15 reais com o resto, mas confesso que é porque eu já tinha muitas das coisas que eu utilizei; o tecido me foi cedido pela prima que eu mencionei no cosplay da Rahzel, da A.2 Estamparia, e era necessário pouco pano então não tinha por que comprar mais.



A primeira parte que eu fiz foi a saia; pra ser bem exata, foi a barra da saia. Eu comecei só pra fazer um teste com o oxford, e acabou virando o cosplay. ^_^; Eu peguei um pedaço de oxford comprido e fino pra fazer uma barra que tivesse cerca de 2 centímetros de altura e o tamanho do meu quadril de comprimento, e então costurei, cortei o excesso do pano e virei do avesso com cuidado. O oxford escorrega, então não foi difícil virar do avesso. Depois, coloquei a faixa na minha cintura na posição correta - fazendo aquele V na frente da barriga! - marquei com giz nos pontos de começo e fim e cortei corretamente. O próximo passo foi fazer a saia efetivamente. O ideal seria ter feito uma sainha rodada, mas quem não tem cão... Eu não tinha um retângulo de pano longo; o meu quadril tem aproximadamente 1 metro, então o objetivo era ter um pano retangular com a altura da saia e aproximadamente 2 metros de comprimento. Eu acabei pegando vários retângulos com a altura desejada e emendando-os na máquina de costura até fazer um grande retângulo. Costurei o retângulo na saia franzindo aos poucos, conforme poderão ver no vídeo no final do post, mas dá pra costurar com um pé de máquina que franze o tecido automaticamente. Franzindo na emenda, ela acabava se tornando invisível e não tinha problema algum. Recomendo esse método para economizar, vez que com apenas 1m de tecido é possível fazer uma saia bem franzida. ^_^ Depois, claro, costurei. O meio do V ficou com a marca porque eu não me importava muito, mas claro que dá pra deixar a costura atrás ou do lado. Pra deixar a saia cheinha se a sua não for rodada, eu recomendo anágua ou mesmo usar uma sainha cheia por baixo.

Agora o truque que recomendo a quem não tem máquina de costura é fazer uma barra de oxford ou do seu material de preferência, e com o retângulo comprido para fazer a saia, enfiar com agulha uma linha no tecido de maneira a franzí-lo - aos poucos, perpassando a linha e franzindo o retângulo. Por fim, colar o tecido já franzido na barra usando cola de contato, cola quente (não recomendo, mas...) ou (minha favorita atual) super cola.

Depois, foi a vez do collant. O famigerado collant parece muito difícil de fazer; o truque aqui é que dá pra fazer com um maiô, um vestido ou até uma camiseta branca comprida; ficando justa no corpo é o que importa. Dá pra comprar essas peças em brechó por 5 reais ou menos. Na realidade, muita gente que faz cosplay de sailor acaba transformando o collant e saia em uma peça única, um vestido; foi o que eu fiz pra tornar o cosplay prático, e é o que eu recomendo se você não souber costurar: transformar visualmente a roupa branca em um "collant". Se souber, claro que o collant ficará bem melhor se costurado; pra fazê-lo, eu fiz um molde de cartolina que ficasse justo no meu corpo, e utilizei dois tipos de tecidos na confecção: oxford e viscolycra. O oxford ficou na parte da frente porque dá um aspecto uniforme e não é tão transparente, mas na parte de trás, pra dar uma folga de ajuste no collant e deixá-lo bem grudado no corpo, eu utilizei viscolycra que era literalmente o que tinha pra hoje. Creio que outro tipo de tecido elástico e barato teria o mesmo efeito. Costurei ambos e estava pronto o collant.



Ah, claro, faltaram as mangas. Eu fiz as mangas fofas costurando faixas largas, virando-as do avesso, colocando espuma pra enchê-las - e precisava ser espuma mesmo, porque precisava estar cortada retinha e fofinha! Foi barato; o bloco não custou nem R$10 - e então costurando as linhas. Depois, medindo no meu próprio ombro a faixa já com a espuma e as linhas (uma vez que ela diminui a circunferência do buraco) eu via em que ponto deveria costurar, e então costurei as mangas no collant - mas poderia ter colado com supercola, cola quente ou cola de contato também.

A gola foi feita usando o mesmo método que expliquei no tutorial do cosplay de Mirai Kuriyama, e outros. É simples pra quem souber costurar, mas quem não sabe consegue improvisar uma gola cortando um pedaço do tecido da mesma maneira e colando na blusa branca. Ficará visualmente menos vistosa por ter só uma camada de tecido, mas dá conta do recado! ^_- Depois, basta costurá-la ou colá-la no collant/blusa, claro, e cortar o seu excesso.

Agora, os laços completarão o visual. Como fazer um lacinho fofo? Um jeito fácil pra quem consegue costurar - e que mesmo quem não consegue pode tentar fazer à mão usando uma super cola - é pegar um retângulo com 2x o tamanho do laço (ou, se o laço tiver 10x15cm, por exemplo, um retângulo de tecido de 20x15 ou 10x30), dobrá-lo ao meio e costurar suas pontas, deixando apenas 2 dedos de sobra. Por essa sobra, virar o tecido do avesso e enchê-lo com espuma ou - minha solução barata - sobras de tecidos. (Sim, eu guardo aquelas sobras bem pequenininhas pra isso e tenho uma caixa cheia delas. ^_^;) Depois, costurar (ou colar) a ponta que sobrou e fechar amarrando uma faixa - costurada da mesma maneira que a faixa da cintura ou apenas uma fita de tecido - e "escondendo" o nó atrás. É fácil e bem fofinho! Dá pra prender os laços de várias formas (com alfinete, amarrando no pescoço, etc.) mas preferi grudar com supercola. Ademais, fiz o detalhe verde no meio do laço no peito com - pasmem - tampinha de suco natural (aquelas tampinhas um pouco maiores, sabem?) forrada com retalhos de tecido verde.



"E como eu visto isso?!", você deve estar se perguntando. Bem, eu fiz um vestido sem zíper e pra mim deu certo porque eu não tenho peitos mesmo mas é uma boa ideia usar um zíper escondido atrás da gola se você não for tão sem-corpo (ou batalhadora, porque tirar e colocar a roupa foi uma batalha) quanto eu.

Quanto às luvas, enfim, eu mesma fiz. Foi minha primeira tentativa de fazer luvas e acabaram ficando pequenas, mas não é tão impossível! Basta fazer um molde da sua mão quase fechada e deixar uma pequena sobra pra costurar os dedos. Depois, colei as bordas da luva em uma espuminha que fiz com tecido verde da mesma maneira que as mangas do collant.

Enfim, a roupa era por aí. Depois, acessórios; a tiara não é difícil. Já vi gente que faz tiaras removíveis incríveis que são ótimas se seu projeto é fazer uma transformação no palco, mas se não dá pra prender com elástico. Eu peguei um pedaço de elástico e colei nas duas pontas da tiara. A tiara em si eu fiz com EVA e tinta dourada da Acrilex, que eu sempre falo aqui que é carinha mas compensa. A pedra poderia ser uma bijuteria de verdade, mas eu não tinha e acabei fazendo com cola glitter. Não ficou tão precária afinal! Já a gargantilha, fiz com uma faixa de pano e velcro pra prender no pescoço; o detalhe foi feito também de EVA cortado e pintado. Não precisei de mais que uns retalhos de EVA pra tanto.

E os sapatos? Um achado. Eu encontrei no brechó sapatos bem próximos aos da Neptune por 8 reais, em ótimo estado. Por essas que eu recomendo brechós aos cosplayers. Se não tivesse encontrado teria feito o mesmo que muita gente: comprado um salto simples que pudesse ser pintado de verde-água, e colado 2 pedaços de fita verde-água que pudessem ser cruzados em V na frente do pé e depois presos com velcro no formato correto. Como achei, bastou pintar e fazer uma modificaçãozinha; o sapato tinha dois "X" na frente, e eu cortei o X de baixo pra fazer a "tornozeleira". Depois, pintei e quase não dá pra perceber. Ficou bem legal!

Pra concluir, claro, eu tomei cuidados com a minha aparência que a Neptune certamente tomaria. ^_^ Pra deixar as pernas em um tom uniforme, usei uma meia-calça transparente (que rasgou rapidamente mas ok). Eu optei por não usar lentes e assim acabei não usando cílios postiços também, a maquiagem foi feita com corretivo e base pra deixar a pele uniforme e um batom cintilante maravilhoso e que não durou dez minutos. Apesar de não ter ficado tão incrível assim, eu admito que foi bem divertido passar um batom e fingir que estava usando o Deep Aqua Mirror pra me arrumar! Outra ideia legal que eu quase fiz, mas não consegui, era fazer uma caneta de transformação com batom imitando; eu ia utilizar um papelão oco (ex. de papel-toalha) e colar o espelho dentro. Outro detalhe que eu não fiz por falta de tempo foram os brincos, mas especialmente os da versão Crystal dão um toque especial ao cosplay. Eu pretendo usá-lo novamente e certamente acrescentarei esses detalhes.

Enfim, espero que tenham gostado desse tutorial! Espero ter encorajado quem quer fazer cosplay de alguma sailor, e acredite - dá pra fazer lá com uns 30 reais a roupa inteira. Basta ter criatividade e vontade! ^_- Super grata aos que leram até aqui, e deixem um comentário se gostam dos tutoriais de cosplay pra que eu possa fazer outros! Até a próxima! ~

2 comentários:

  1. Uma das minhas sailor favoritas, amei seu cosplay.
    Eu lembro das primeiras luvas que fiz, mas aonde eu morava não tinha evento para ir mas eu estava fazendo cosplay da Tifa de FFvii, as luvas ficaram boa de primeira, algumas outras coisas eu ja tinha feitas, mas no fim eu desisti pois não ia ter como usar, mas se eu voltar a fazer ela vai ser um cosplay que eu faria porque não vou precisar de peruca e nem nenhuma mudança fisica a nao ser uma pranchada no cabelo. Mas não sei agora e complicado, mas costurar para mim e mais tranquilo. Adorei bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Taina, quanto tempo ne! Eu nao tenho conseguido comentar no seu blog (meu pc tem me causado problemas e eu tenho evitado-o ;; ), desculpas por isso mas espero consertar o pc pra semana ~ m(_ _)m

      Que maximooo, nao sabia que vc costurava e que tambem gosta de FFVII! Muito obrigada, e se bobear as luvas foram a parte dificil, a unica parte que ainda quero refazer .. orz ;;

      Eu fiz a Aerith e adoro as personagens de FFVII, encontrei uma Tifa no evento que eu fui de SN e fiquei super feliz :D Se vc fizer, mostra depois, eu adoraria ver! E vamos aguardar o remake de FFVII, ne?? (Otome game ainda nao tem mas quem sabe um dia kkk)

      Super obrigada por sua visita e seu comentario! Ate a proxima! ♡ (∩^o^)⊃━☆*+:。.。

      Excluir