Bem vindo ao Blog Not Loli! Estamos em construção no momento! Siga-nos nas redes sociais!icones redesPesquise algum tópico: search
Parceiros parceiros

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

K-pop, parte 4: Blast to the Past, ou "o que meus amigos ouviam em 200x".

Deixei aqui em cima esse hino japonês dos meus queridinhos porque eu posso. De nada.

Como eu já comentei aqui em posts passados, eu comecei a gostar de k-pop há muito tempo - em 2008, para ser exata, quando TVXQ já dominava alguns charts da Oricon, a "Billboard" japonesa, e eu acabei vendo uns videos e gostei. Naquela época eu já conhecia a BoA Kwon, que era super popular no Japão e no resto do mundo há muito tempo (e a Wikipedia não me deixa mentir: "BoA foi a primeira artista coreana a ser conhecida internacionalmente, sendo sucesso em toda a Ásia"...) mas era só isso mesmo. Acho que foi por volta de 2007 que os primeiros clipes de k-pop começaram a estourar no YouTube.

Eu resolvi escrever esse post por dois motivos. O primeiro é que o grupo 2NE1 terminou há dois dias, e ninguém entendeu o porquê até agora, porque poucas explicações foram dadas e eu quero que os fãs de k-pop de longa data se sintam consolados. O segundo: como volta e meia eu revisito esses videos e vejo vários comentários de gente mais nova falando que "isso sim era k-pop", "como eu queria ter sido dessa época" e coisas do tipo, a tiazona aqui resolveu fazer esse post hoje para vocês que tem síndrome de vovozinho e gostariam de conhecer mais dos grupos que faziam sucesso por aqui naqueles tempos, e para os vovozinhos relembrarem e ficarem felizes porque seu grupo favorito de antigamente está aqui e coisa e tal! Recordar é viver, né?

Eu tentei colocar aqui as músicas que eu gosto mais, também, então sintam-se livres para xingarem meu gosto musical! Todos os grupos aqui são de 2005-2009, nenhum de 2010 em diante. Espero que gostem desse grande Blast To The Past. Até mais! ~




Girls Generation / SNSD

SNSD era provavelmente o mais popular dos girl groups naquela época. Não, esqueça. Era definitivamente o mais popular. O primeiro clipe que fez sucesso delas (e o primeiro clipe de k-pop que realmente fez sucesso no YouTube, muito antes da onda do PSY...) foi o clipe acima, Gee. Depois, eu lembro de Oh! ser muito falado também. Eu gostava bastante desses dois clipes, e o album delas na época não era ruim... mas elas começaram com os conceitos sexy em Run Devil Run e não pararam mais, e quem me conhece sabe que não tenho paciência para conceito sexy. Desculpa, SNSD. Ainda tenho carinho por vocês (especialmente pela Taeyeon, rainha!).



DBSK / TVXQ

Ai ai, TVXQ. Eu chamo de TVXQ porque era o nome que eles tinham no Japão e foi o que ficou mais popular, mas até hoje eu não sei como deveria chamar? Enfim, TVXQ. Eu realmente gostava dessas três músicas: Mirotic (acima), Purple Line e Wrong Number. Daí eu baixei um album. Achei o resto super mediano e eu me conformei que gostava mesmo era do Jaejoong. Fui procurar programas e entrevistas; na época não tinha absolutamente nada traduzido, eu não sabia japonês e muito menos coreano. Me conformei com o fim da minha paixão-relâmpago, mas as boas memórias ficaram. É sério, eu ainda gosto desses retardados mesmo depois do video com o Kanye West. Não é pouca coisa. Nós Cassies continuamos esperando o retorno flopado deles como os fãs de Spice Girls esperaram o retorno flopado delas. Bless.



Super Junior

Em termos de boyband e excluindo TVXQ (que mudou totalmente sua formação original e coisa e tal) Super Junior é sem dúvida o equivalente de SNSD. Está por aí há ainda mais tempo - 11 anos - e a palavra de ordem da hallyu no mundo do k-pop, naqueles tempos em que Fantastic Baby e Gangnam Style nem sonhavam em existir, era Sorry Sorry. Eu pessoalmente sempre gostei dessa música, mas eu tinha uma certa birra com o grupo porque os fãs de TVXQ e SuJu costumavam ser muito "guerrinha de fandoms" e nunca ouvi muito, na verdade. Desculpa, ELFs. Enfim, Super Junior tem esse negócio de ser da (então potência absoluta) SME e estar por aí há muito tempo então também não vou me estender.



Big Bang

Big Bang provavelmente não era tão famoso no ocidente naquela época quanto os outros boygroups que mencionei acima. Lembro que eu tinha uma simpatia maior que a maioria das pessoas, mas todo mundo os respeitava. Talvez fosse só porque eles entraram em hiatus de 2009 a 2011. Enfim, as músicas que eu me lembro ao menos de nome são Last Farewell (que eu lembro do refrão chiclete), Sunset Glow (provavelmente porque a voz do TOP sempre me irritou) e Heaven (a versão japonesa foi bem famosa). O primeiro clipe que eu lembro que ficou realmente famoso deles por aqui foi Lollipop, o que nos leva a um outro grupo...



2NE1

Como podia deixar de mencionar o motivo do post? Acho que 2NE1 foi um dos primeiros grupos que eu realmente vi surgindo já sendo conhecido e aguardado pelos fãs ocidentais - afinal, a YG passou 4 anos treinando elas, né? - e lembro que o clipe de Lollipop com o Big Bang ficou bem famosinho logo. Fire, acima, também. Eu nunca liguei muito para elas (porque não era nenhuma fã de rap e tal) mas consigo entender a tristeza dos fãs que acompanharam o grupo por tanto tempo com esse final, até então abrupto e sem muitas explicações.



SHINee

Ah, Shinee. Assim como 2NE1 foi um grupo que já surgiu na crista da hallyu, o mesmo aconteceu com Shinee, que minhas amigas simplesmente não paravam de falar sobre em 2010 e eu tinha muita birra por isso. Antes mesmo da famigerada Lucifer, Ring Ding Dong já era famosinha nos círculos, e eu pessoalmente gostava de um MV chamado Hello, não pela música nem pelos caras, mas sim pela simpática casinha. Aliás, eu tinha uma imagem na minha cabeça de um MV dez vezes mais colorido e feliz. Vai vendo como na época era praticamente proibido MV "felizinho" e colorido de boygroup - aliás, não acredito que o Block B inventou o MV felizinho... enfim, Freeze era realmente horrível. Por que eu estou falando de Block B mesmo? Ah sim, porque detestava SHINee. Próximo!



B2ST 

Na verdade, a única lembrança real que eu tenho de B2ST nesses tempos é que ninguém sabia falar o nome deles. O grupo, que foi um dos primeiros grupos coreanos a fazer show aqui no Brasil juntamente com o próximo que eu vou mencionar aqui, tinha um nome impronunciável e pouca gente sabia que devia se falar Beast, porque, bem, informação sobre k-pop na época era algo mais raro. (Não era tão grave e comum quanto "Emibléq" falar "Be dois tê", mas acontecia.) Músicas... sinceramente, não os ouvia, mas conhecia de nome a acima, Bad Girl. E conhecia Beast is the B2st, que era tão vergonha alheia que não me dava vontade de ouvir mais nada deles.



4minute

Então, como foi junto com B2ST um dos primeiros grupos a fazer show aqui no Brasil, acho que 4minute sempre foi bastante famoso por aqui. A música acima, Hot Issue, era praticamente um hino também. Acho que todo mundo sempre foi muito paga-pau da Hyuna, e o grupo sempre foi meio que o grupo da Hyuna. E é isso, galera, acho que 4minute sempre foi muito popular no Brasil.



MBLAQ

E falando no Emibléq... Debutado em 2009, eu lembro de MBLAQ ser não mais que razoavelmente falado até que o tal do show foi anunciado e surgiu stan do ralo. Sério, começaram a sair uns stans do ralo e não pararam mais e eu nunca entendi de onde eles surgiram. Então, MBLAQ parecia super famoso naquela época, mas eu nunca realmente entendi. Eu lembro da música acima, Y. Não lembro se tinha mais alguma muito popular deles, sinceramente.



U-KISS

Lembro que U-Kiss também era super popular entre os fãs de k-pop em sites em inglês e tal, mas por algum motivo eu nunca conheci muitos fãs brasileiros. Arrisco dizer que nunca conheci um fã brasileiro naquela época? A única música que eu lembro de ouvir bastante deles é a acima, Bingeul Bingeul. Já falei que eles são muito gatinhos hoje? ... Prosseguindo.



After School

Ah, After School. Para falar a verdade eu não me lembro de ouvir falar de After School, muito menos de Orange Caramel (que eu adoro!) naqueles tempos. Se tivesse, talvez eu tivesse permanecido capopeira, até. Mas enfim, After School teve essa história interessante de fazer muito sucesso mundo afora mas aparentemente pouco no Brasil até Orange Caramel realmente estourar (e hoje em dia eu ouço Orange Caramel em to-dos os eventos, mas enfim).



2PM

Eu sinceramente só me lembro da música acima do 2PM, Hands Up. Mas dessa música eu me lembro muito, muito claramente. Acho que ela era bastante popular, talvez...? Compreensível, porque ela é bastante chiclete e super gostosa de se ouvir. Acho que eles eram bastante populares, assim como o "sister group"...


2AM

Acho que 2AM era mais famoso porque acho que a maioria das pessoas curtiam mais girlgroups, ou pelo menos a maioria das pessoas que eu conhecia, pensando agora? Lembro de ouvir falar bastante de 2AM, provavelmente porque também estavam naquela crista da onda da hallyu, quando as pessoas começavam a se interessar por k-pop e consequentemente pelos grupos que debutavam. Acho que nunca ouvi muito 2AM, na verdade.


Brown Eyed Girls

Abracadabra é a única música que eu me lembro delas nessa época. Nem de longe a minha favorita, acho que elas melhoraram muito, essa é a minha opinião pessoal. Acho que elas já eram bastante populares entre a galera k-hipster em terras tupiniquins, mas é... Eu só me lembro de Abracadabra dos anos 2000, mesmo.



f(x)

Ah, f(x). Ou função de x. Até hoje eu não sei como eu devia pronunciar esse treco. Eu ouvia falar muito delas e não sei se é porque minhas amigas eram stans loucas da Amber, ou se elas realmente eram muito famosas por aqui. Talvez ambos. Até gostava razoavelmente do estilo delas perto dos outros girlgroups na época, mas... é... elas eram bastante famosas sim. Talvez só por causa da Amber. Essa música aí é uma das que eu me lembro mais claramente, e também o hino Electric Shock. Lembro que na época de Electric Shock minhas amigas já eram sommeliers de f(x), então o que eu me lembro mais claramente são mesmo as músicas de antigamente, como a famigerada Nu Abo (acima) e Chu.



SS501 / Double S 301

Então, na verdade eu acho que nunca tinha ouvido falar deles naquela época, porque eles eram famosos em uma era ainda anterior à época em que eu ouvia k-pop. 2005, gente. Como o grupo voltou à atividade (e sério, eu estou mais feliz do que deveria. Eu nunca fui fã então por quê...? Eu gosto bastante das músicas de um deles, na verdade.) resolvi comentar sobre eles. A música acima, Love Like This, é uma das poucas que eu me lembro de ter escutado um dia. Como? Não sei. Mas... yeah...



F.T. Island

F.T. Island era provavelmente mais conhecido aqui no Brasil pelos fãs de música japonesa do que pelos próprios fãs de música coreana. Para quem não sabe o grupo ficou no topo do ranking Oricon, a "Billboard" japonesa, depois de 42 anos sem nenhum grupo estrangeiro atingir o topo. Então, yeah. Se você gostava de música japonesa naquela época, já teria ouvido falar em F.T. Island. Eles fizeram música inclusive para o anime Toriko e para dorama japonês em 2011, então tem isso, também. Eu ouvia falar de F.T. Island mas não ouvia F.T. Island, então sem recomendações. Desculpa. :(



Outros grupos que sei que já existiam naquela época mas eu não me lembro nem de ouvir falar sobre eram CNBlue, T-ara e Wonder Girls. O que não significa que eles não eram populares, apenas que meus amigos capopeiros não ouviam e é isso aí.

E era basicamente isso que eu me lembro daquela época. Como esse post foi feito 90% de memória e 10% de lidas na Wikipedia para reforçar a memória, espero que vocês não me xinguem muito pelos hits que eu esqueci - e sintam-se livres para deixarem aí nos comentários as músicas e grupos que vocês acham que faltaram! Espero que tenham gostado do post, e que comentem aí suas lembranças dos fandoms de k-pop da época também! ^_^ Até mais! ~

Nenhum comentário:

Postar um comentário