sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Cosplay: Como eu fiz meu cosplay de Rahzel Anadis!


Olá, pessoal! Como estão?

Hoje eu venho aqui para trazer mais um tutorial de cosplay, nesse caso, de como eu fiz meu cosplay de Rahzel Anadis que eu estreei no Anime Friends desse ano.

Para quem não conhece, a Rahzel é uma das minhas personagens femininas favoritas. A protagonista da série Hatenkou Yuugi [resenha no Peku x Peku] é uma garota mágica que aos 14 anos é expulsa de casa por seu pai adotivo. Por mais rude que isso soe, seu pai tinha um propósito importante para ela: veja o mundo, ele lhe diz. E ela, de fato, vai, sem medo de se envolver com uma dupla de caras mais velhos e estranhos, descobrir seu passado e o de seus amigos, e, enfim, muitas aventurinhas que vocês só vão ler em Hatenkou Yuugi! Woohoo!


A Rahzel é, para mim, um exemplo enorme de personagem feminina empoderada. Se quer entender o conceito de empoderamento, leia Hatenkou Yuugi. A mocinha de 14 anos, sendo uma garota mágica, naturalmente tem várias regalias, mas em um determinado momento do mangá (e do anime também) ela diz uma frase impactante - uma de muitas nesse mangá extremamente impactante, diga-se de passagem - sobre isso: "Eu sei que eu tenho poder, mas ainda que não tivesse, eu saberia que posso ir a qualquer lugar e fazer qualquer coisa". Senhoras e senhores, Rahzel Anadis, 14 anos, garota mágica e... costureira?



Dentre seus muitos talentos, a Rahzel é costureira. Ela mesma faz suas roupas, e é daí que surgem as mil roupas diferentes que ela usa ao longo da série. Por isso, dessa vez eu não apenas tirei fotos para mostrar e explicar como eu fiz o cosplay, como também gravei um video vestida de Rahzel mostrando como eu fiz a outra roupa. *^_^* Espero que vocês gostem desse video também! (Todos os... 2 fãs da série, quem sabe......) Como eu ainda sou melhor escrevendo e lendo do que com videos, eu também deixei tudo escrito aqui para quem mais preferir. Mas, se gostarem do video, eu posso gravar mais, então deixem aí nos comentários o que acharam!~

A roupa que eu escolhi para fazer depois de muito pensar e ponderar foi essa aqui do lado, que a Rahzel usa no encerramento do anime, em um pedacinho da abertura e também do primeiro episódio. É uma das roupas mais "oficiais" e populares da série, e é relativamente fácil de fazer. A título de curiosidade, a roupa que eu estou fingindo que uso parcialmente usando no vídeo-tutorial é essa outra, que ela usa em um dos episódios, mas é claro que eu não estava com os lacinhos na cabeça e nem com a "gravata" no pescoço. ^_^; (por mera preguiça, confesso) Essa é outra roupa dela que eu ainda vou terminar, e então quem sabe posto aqui!

Dito isso, eu tive que fazer essa roupa praticamente do zero. Eu só tinha realmente a peruca e a meia calça preta, e basicamente todos os tecidos que eu precisava, que eram "restos" que eu ganhei muito gentilmente da minha prima da Estamparia A.2 (que eu convido quem é de Santos/SP a conhecer!). ^_^ O tecido que eu tinha era bastante, então eu pude fazer a roupa exatamente como eu visualizava, apesar de um ou outro errinho meu na confecção.

Abaixo está o video que eu gravei enquanto costurava o vestido. O video está longo porque na realidade o processo todo demorou 1 ou 2 horas, espero que perdoem! m(_ _)m Então, para entenderem os próximos comentários, recomendo que assistam (ou ouçam) enquanto lêem o post!





Então, a primeira coisa que eu fiz foi costurar o top amarelo do vestido. As peças já vieram pré-cortadas, pois serviriam para fazer uma blusa de manga curta; se não viessem, e eu só tivesse o tecido, eu precisaria cortar de acordo com um molde. Aqui no blog tem um tutorial de como fazer moldes. No entanto, as mangas eram curtas, e eu precisava de mangas compridas; como não tinha pano o suficiente para fazer novas mangas no comprimento certo, o jeito que eu encontrei de resolver isso foi fazendo emendas na manga curta, de modo que ela parecesse mais comprida. Tendo todas as peças já cortadas no formato correto, faço primeiramente as costuras dos dois ombros, lembrando sempre de deixar os avessos e as costuras do mesmo lado. Depois, costuro as mangas. Como o tecido que usei é uma malha bem maleável e que não fica tão apertada, mesmo com alguns errinhos de cálculo, consegui consertar sem problemas.

P.S.: Eu optei por fechar as mangas e fazer o top fechado antes, para depois costurar as mangas e a "saia" brancas, mas agora penso que talvez fosse mais fácil ter costurado as mangas brancas no top aberto, e só ao final costurar a saia. ^_^; Mas assim também deu certo.

Então, depois do top amarelo costurei as mangas e a "saia" brancas nele, de modo a formar o vestido inteiro. Como as mangas e a saia são muito fofas, abertas e esvoaçantes em todas as imagens oficiais, eu tive a ideia de usar um pano leve e transparente para fazer a parte de baixo. Como eu tinha muita viscolycra branca sobrando (em retrospectiva, não tão boa quanto viscose para fazer o que eu queria...) pude me dar ao luxo de fazer o que eu queria para dar um efeito semelhante, que era fazer uma saia e mangas com duas camadas; ou seja, ela é dobrada embaixo, e na realidade tem duas camadas costuradas em cima. Assim o tecido perdeu a sua transparência, e uma outra vantagem é que embaixo eu não precisei sequer fazer bainha.

Primeiro, costurei as peças brancas em formato retangular em cima para fazer essa camada dupla, e então, com o top do avesso, costurei normalmente as mangas e a saia, também do avesso, deixando as partes fofas para fora e fechando-os na mesma direção que o top. Depois, reforcei todas as costuras passando a linha na máquina mais uma vez em todas elas. E assim foi feita a primeira parte do vestido!

Depois disso, comecei os acabamentos. Primeiro, eu coloquei um pedaço de punho amarelo claro para fazer uma espécie de gola. Basicamente, o que eu fiz foi dobrar a gola como eu queria que ela ficasse dobrada em volta das pontas do colarinho, alfinetar, e então costurar com linha do mesmo tom de amarelo. Ficou um pouco torta, mas foi minha primeira gola (sim, eu evitei por muito tempo fazer golas!), então perdoem. ^_^; Depois, para terminar o vestido, os acabamentos pretos! Eu costurei o "cinto" preto usando um pedaço de punho e linha preta, assim como tinha feito com a gola. Eu precisei encaixar o vestido na máquina de costura como se estivesse "vestindo-a", e então costurar, começando da altura em que eu fiz a costura lateral da saia. Foi mais fácil do que parece. :)

Ao invés de fazer o mesmo com as mangas, eu optei por apenas costurar os punhos, que são maleáveis, em formato de "braceletes" e encaixar nos braços. Fiz isso para tornar as mangas ajustáveis, pois elas ficaram um pouco maiores no meu corpo do que eu esperava, e nas imagens oficiais é possível ver que a parte amarela fica com um pouco de sobra para parecer mais fofinha. Então, esse foi o melhor jeito que eu consegui pensar de deixar a manga confortável e adequada, mas poderia também ter costurado exatamente da mesma forma. (Em outras palavras: estava em cima da hora e eu fiquei com preguiça. O lado bom? Eu não tive problemas com isso!).



Depois, comecei a fazer os acessórios. Ah, o chapéu. O chapéu foi a verdadeira missão quase impossível desse cosplay. (Desculpa pela falta de fotos; eu fiz tão na pressa que nem tirei fotos enquanto fazia!) Eu me esforcei: eu fui em brechó e em loja de fantasias para encontrar chapéus parecidos que eu pudesse customizar, realmente tentei, mas nenhum chapéu tinha o tamanho certo. Eu nunca tinha feito um chapéu, então fiquei preocupada quando vi que ia ter que fazer e mal tinha tempo de procurar um tutorial decente, porque foi uma coisa de última semana, mesmo. O que eu fiz, então? Peguei a famosa combinação "EVA e cola quente", e mãos à obra! Foi tão óbvio quanto vocês podem estar imaginando: Cortei um círculo grande, desse círculo cortei com um estilete um círculo interno menor, e um pedaço de retângulo na altura do chapéu. Colei a aba no retângulo e o retângulo no círculo menor. Pintei tudo na cor certa, colei uma fita de cetim preta, e estava pronto o chapéu. Ficou uma caca... eu sei, eu reconheço. O que me agradou nele foi que eu fiz com o que eu tinha em casa, não "custou" mais que 3 reais (um pouco de tinta e cola quente, 50cm de fita de cetim e meia folha de EVA?) e eu pude, sem dó nem piedade, amassar e jogar na mochila que coube tudo direitinho quando eu precisei trocar de roupa. Teve lá o seu lado bom, né?

Por sinal, eu queria fazer o lenço no pescoço de outro jeito; queria fazer como um obi de kimono, costurando duas faixas juntas, e então amarrando-o no pescoço e dando um nó no meio de um retângulo, que viraria o laço das fotos. Acontece que eu não tive a) tecido e b) tempo, então eu improvisei colando um pedaço de viscose branca no chapéu e "lidando com isso". Eu confesso que fiz mais uma coisa errada que foi o que realmente me deu problema: era inverno e eu não esperei a cola quente esquentar bem, na falta de costume, e a fita soltou do chapéu logo no começo do evento. É por isso que eu sempre carrego alfinetes-de-segurança comigo: porque salvam muito. Deu para usar e a fita ficou presa assim até o fim do evento.


A missão mais difícil parecia que seria os sapatos, mas ledo engano. Foram super fáceis, mas tudo deu errado e foi totalmente por azar. Eu comecei comprando sapatos brancos em um brechó por vinte reais, e customizei. Fiz os laços de tecido oxford naquele esquema simples: costurar um retângulo, virar do avesso e colar ou amarrar algo no meio. Pintei de amarelo claro com tinta para tecido. Quanto aos pêlos, eu comprei um marabu cinza (você sabia que o nome disso era marabu? Nem eu!) numa loja de fantasias, cortei dois pedaços e colei na parte de cima do sapato. Para colar o laço e o marabu, eu quase optei por utilizar uma fita dupla-face bem resistente; foi o que eu fiz com o marabu, mas acabei colando os laços com cola quente. Eu já devia ter aprendido que a cola de contato, vulgo "cola de sapateiro", era a melhor opção para o couro do sapato, mas deu no que deu e os laços descolaram no meio do evento. Para piorar, a sola do sapato soltou no meio do evento (por isso vale muito a pena tomar cuidado com o estado de produtos que você compra em brechó!) e eu fui obrigada a trocar de sapatos.

A fita dupla-face? Não tive nenhum problema com ela.

Por fim... o ursinho!  Como é um pouco mais "opcional" e eu estava sem tempo, apenas levei um ursinho que tenho que é a cara do ursinho da Rahzel (sério, gente... eu sou a Rahzel, por que ninguém me leva a sério?//?//) mas depois do evento eu comprei um ursinho para cortar e fazer de mochila, já que como ela usa muito, e eu adoro fazer bolsas personalizadas para usar com meus cosplays. Dá para fazer uma bolsa com zíper a partir do ursinho de acordo com esse tutorial, acrescentar as alcinhas, e a faixa nos olhos de punho. Não vai ficar tão idêntico,  mas vai servir ao seu propósito! ^_^ Da próxima vez que usar esse cosplay, já reformado nessas partes com as quais eu tive dificuldade, pretendo mesmo usar lentes e já ter esse ursinho, e quiçá atualizo esse post aqui.

   

E assim, ficou pronto meu cosplay de Rahzel!~ Que tal? O que acharam dele?


Como disse, a Rahzel é uma personagem que eu considero uma das minhas favoritas, se não a favorita, por tudo que ela representa como personagem e também como inspiração para mim. Como todo mundo que me conhece e sabe que meu nick há muitos anos é Rahzel deve saber, né. Por isso, espero ter feito um bom trabalho na minha singela homenagem a essa personagem. *^_^* Apesar de saber que é improvável porque pouca gente leu ou viu essa série aqui no Brasil, eu ficaria super feliz em conhecer fãs de Hatenkou Yuugi através do meu cosplay!



Espero que vocês tenham gostado do resultado! Eu o usei no Anime Friends 2006 [comentários], e apesar de não ter sido reconhecida, foi uma experiência maravilhosa fazer esse cosplay dessa personagem que eu gosto tanto, e eu pessoalmente fiquei satisfeita (não muito, mas relativamente satisfeita!) com o resultado e espero fazê-lo novamente um outro dia. Nesse dia, por favor, dêem um oi se vocês me reconhecerem! ^_-☆

Comentem aí o que acharam, especialmente do formato de vídeo, se achariam legal se eu gravasse mais "making ofs" dos meus cosplays e etc.; eu tenho muitos cosplays parados e isso seria muito motivador para mim! Qualquer dúvida, podem postar nos comentários também. Espero que tenham gostado do tutorial, e até a próxima!~

2 comentários:

  1. Oiii!! Tudo bem?
    Primeiramente queria te dizer que você tem muita paciência e coragem pra costurar sozinha a roupa do seu cosplay!! Haha, ficou muito bonitinho e delicado, eu amei <3
    Eu não conhecia a personagem nem o mangá/anime, mas agora já está no meu myanimelist e com certeza vou assistir breve :3
    Seria meu sonho fazer um cosplay? Huahaua, na verdade tô planejando um, mas como não sei ainda se vai rolar não posso dar muitas dicas de qual personagem tenho em mente pois eu sempre mudo de opinião hahaha >< Mas eu com certeza faria tudo a mão também, YouTube ta aí pra isso não é mesmo?
    Enfim, eu amei o seu cosplay, acho você bem parecida com a Rahzel por tudo que você citou sobre ela e por favor faça mais posts/vídeos de making of dos seus cosplays, eu adoro ler gente falando sobre isso hehe~
    Beijos e até mais~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana! :D Tudo bem sim, e você, como vai? ~
      HAHAH, super obrigada por isso!! Não é só paciência não, é necessidade. -w-;; Antigamente eu ficava triste porque queria fazer cosplays e não poder por falta de dinheiro, então um dia resolvi aprender a costurar sozinha. É por isso que até hoje eu costuro tecnicamente muito mal, mas eu me divirto muito fazendo os cosplays e fico feliz em poder usá-los, então recomendo! :D Eu fiz uns tutoriais aqui no blog com dicas de como fazer um cosplay barato que eu recomendo demais dar uma olhada já que você está planejando seu primeiro cosplay, e essa semana vou fazer um post com dicas de j-fashion que também tem alguns dos meus canais de costura favoritos!!
      Espero que goste da sugestão!! *^__^* Eu sou realmente muito fã, mas sei que o mangá e o anime tem problemas técnicos (arte/animação questionáveis, etc) que afastam muita gente. Se você conseguir superar isso, o enredo vale a pena!
      Awww, super obrigada, senti isso como um verdadeiro elogio HAHAH! *-* ♡ Super obrigada pela sua opinião também, com certeza vou fazer mais videos! Gravar e compartilhar dicas é sempre motivador!! :)
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário como sempre, e até mais! ~

      Excluir