sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Video: J-vloggers

Vídeo do Hikosaemon, que não está na minha lista mas vale conferir para quem curte o estilo! ^_-

Olá, gente! Eu estou fazendo esse post hoje para falar sobre um dos meus (quase incontáveis) hobbies: J-vloggers, ou, em outras palavras, vloggers do Japão.

Como muita gente, eu sou weeabtenho várias curiosidades a respeito da cultura que inspira os animes e outros produtos de cultura pop japonesa que eu gosto, e por isso eu sempre gostei de ler relatos sobre a vida no Japão - como o famoso Gaijin Smash na época em que era ativo e coisa e tal. Em anos recentes, com a popularização do youtube pelo mundo, começou a surgir uma categoria de vloggers ou youtubers que retratam a vida no Japão, os j-vloggers. Você já deve ter ouvido falar de alguns deles, provavelmente: Sharla in Japan, Rachel and Jun e, no Brasil, Japão Nosso de Cada Dia são alguns dos mais populares. Além desses, porém, existem inúmeros outros j-vloggers. Mesmo que você não goste de nenhum desses três, pode ser que você tenha curiosidades a respeito da vida no Japão; coisas desde os costumes e hábitos, passando por eventos e produtos da cultura pop, até a língua, curiosidades históricas e afins, e só não tenha encontrado um que você goste ainda...

Foi por isso que eu quis fazer esse post!... Ok, na verdade eu quis fazer esse post porque j-vloggers tem consumido meu tempo desde 1º de janeiro desse ano, e eu acabei achando alguns canais muito legais naturalmente. Como eu ando meio chateada por não usar mais meu blog para postar coisas que eu gosto (é sério... ;; alguém explica como a gente cai no marasmo de fazer dez mil resenhas do mesmo anime com tanta coisa legal para compartilhar?) eu resolvi compartilhar com vocês meus 20 j-vloggers favoritos - 10 em inglês, mais 10 em português, em ordem de preferência pessoal. Cada canal tem uma proposta e um estilo diferentes, mas eu gosto muito de todos esses e espero que vocês gostem também. *^_^* Sem mais delongas, vamos às recomendações!


Canais em português



Essa é a j-vlogger que eu acompanho há mais tempo dessa lista, bem uns 4 ou 5 anos. Japonessica é o canal da Jéssica, uma brasileira que se mudou para o Japão no ensino fundamental. No canal, que tem um estilo "vlog", ela fala sobre a vida no Japão e os interesses dela, que envolvem moda, maquiagem, produtos de beleza e eventualmente doramas, músicas, tutoriais e memes afins. Ela é bem "Harajuku girl" e muito bem adaptada, então se você tem interesse nessa parte de moda japonesa, deve se interessar pelo canal dela! *^_^* Ela ainda faz muitas collabs com outros j-vloggers brasileiros, além de ser uma fofa, então recomendo!




A Camila é uma brasileira que se mudou para o Japão ainda bebê, e que trabalha como modelo. Ela ficou mais popular com um vídeo no qual ela falava sobre ser modelo com vitiligo, e assim é a maioria dos videos dela: ela fala muito sobre a vida, trabalho, cotidiano, hábitos e costumes curiosos, mas também variedades como músicas que estão populares no Japão, algumas aulas de japonês e afins. Eu gosto muito, muito mesmo do canal dela porque a considero uma moça inteligente, cabeça aberta e simpática que conversa com a câmera como se estivesse conversando com amigos, e alguns videos me fazem rir muito. Recomendo demais se você quer videos divertidos sobre curiosidades da vida de uma modelo no Japão!




Esse é um canal relativamente novo, mas que cresceu em uma velocidade meteórica, de dois rapazes, Josué e Bruno, que fazem basicamente videos de reação de japoneses à cultura brasileira (leia-se "memes") e vice-versa. Tem videos de japoneses reagindo desde caipirinha, passando por pão de queijo, até Inês Brasil. É tão hilário quanto soa. Claro que também tem mais alguns videos de variedades, como entrevistas e respostas a comentários. Eu confesso que desses canais em português, esse é o único que eu cheguei a ver todos os videos, até porque eles não postam tanto assim. É realmente muito engraçado e os dois são talentosíssimos. Recomendo muito assistir se você quer dar gargalhadas com o jeito que eles escancaram o abismo que separa o Brasil do Japão.




Esse é o canal do Hiro, que trabalhava (trabalhava? Trabalha? Fica a questão) como tradutor em uma escola no Japão. O canal dele é um dos mais populares em termos de j-vloggers brasileiros e ele fala muito sobre os assuntos mais diversos, mas especialmente aqueles referentes à cultura pop japonesa. É interessante para quem gosta especificamente de anime e mangá, e tem um apelo bem mainstream, então acho que todo mundo que tem interesse em cultura pop japonesa - seja mais otaku hardcore!1 ou mais casual - pode se interessar por esse canal!




Esse é o canal de uma estudante do ensino médio muito fofa que mora no Japão. Eu conheci o canal dela por conta do irmão dela, Naoki Tsukazaki, que tem videos populares experimentando doces japoneses. Eu não sou muito fã de canais de doces e tal, mas acabei descobrindo o canal da Priscila e adorei as informações de anime e mangá que ela traz, coisas kawaii em geral, comidas, passeios e afins. O canal dela lembra um pouco o da Japonessica, mas com menos foco em moda. Ela também tem uma voz muito tranquila, e faz sorteios no canal. *^_^* Recomendadíssimo!




Esse é um vlog por enquanto ainda bem pouco popular, mas que eu queria recomendar aqui por dois motivos. O primeiro, porque a MaYu é uma garota nascida no Japão que gosta muito de maquiagem (como deve dar para deduzir pelo nome do canal?), então ela faz recomendações de produtos japoneses de maquiagem, tutoriais de maquiagem estilo japonesa e tudo mais em português. Eu pessoalmente adoro ver uns canais tipo Kawaii Pateen e Risa Sekine (rainha, resto nadinha) mas nem sempre entendo tudo que elas falam, por isso adorei a descoberta. As maquiagens dela são bonitas, e os produtos que ela resenha são todos bem acessíveis, tipo compráveis na Daiso brasileira. No mais, acho super legal como ela é uma moça japonesa gordinha mas bastante confiante. Seria inspiradora em qualquer língua, então fica a recomendação para quem gosta de maquiagem japonesa!




O que dizer dessa moça cujo canal eu mal conheço e já considero pacas? Além de ser muito estilosa e carismática, a Lika conta o dia-a-dia do Japão com tanta naturalidade que eu acabei descobrindo vários detalhes curiosos que eu não fazia ideia mesmo depois de anos assistindo videos de vida no Japão. Ela mostra a realidade e os desafios reais da vida no Japão com uma empolgação rara e que me fez virar fã rapidamente! Eu recomendaria o canal dela para quem tem interesse em saber algumas curiosidades mais incomuns, para quem quer conhecer melhor a realidade no Japão seja para se preparar para estudar ou morar lá e coisas do tipo.




Esse é outro canal que eu conheço pouco, mas me interessou pelos poucos videos que eu vi. O Ed é um otaku nascido no Brasil e que mora no Japão há cerca de dez anos. E com otaku, quero dizer que ele é o tipo de pessoa que faz comentários sobre figures e waifus. Para quem quer saber sobre a realidade de um otaku no Japão por um otaku no Japão que fala português, o canal dele foi o melhor que eu encontrei até agora - nesse estilo, o único outro que eu encontrei até agora foi o Otaku no Japão, que ainda está no começo! - então recomendadíssimo para quem quer saber só de anime, mangá e games que estão na moda no Japão.




O Velberan é mais conhecido pelo seu canal de games, mas ele também tem um canal de vlog e vida no Japão para quem tem esse tipo de curiosidade. Como tem a ver com seus interesses pessoais, ele fala sobre algumas coisas da cultura pop japonesa menos mainstream - desde idols, passando por eventos de anime japoneses, até os youtubers japoneses. Eu precisei esbarrar em muitos videos dele até segui-lo, porque os videos não tem lá uma edição soberba e costumam ter mais de 10 minutos, mas tenho que admitir que o conteúdo que ele traz é muito bom e recomendo.




Para terminar, queria recomendar o canal das irmãs Matsura para quem tem interesse nesse tipo de conteúdo! Elas são duas irmãs que tem um canal bem no estilo das vloggers de moda brasileiras, mas moram no Japão e por isso também fazem alguns videos sobre comida e maquiagem japonesas e assim por diante. Eu não assisto muito os videos delas porque pessoalmente não fazem meu tipo, mas os poucos que eu vi tem um conteúdo muito legal, são bem produzidos e tem de bônus as curiosidades do Japão, além de elas uma vibe muito boa. Recomendo demais para quem curte!




Extra: Queria deixar aqui as recomendações de dois canais de moças que se mudaram recentemente para o Japão: a Keita (KeitaLoveKoi) e a Victoria Emi. Como elas se mudaram recentemente, elas ainda não tem muitos videos sobre a vida no Japão, então se você tem interesse em acompanhar esse processo de mudança desde o começo eu recomendo os canais delas. ^_^

(E sim, nas últimas recomendações eu comecei a procurar uns canais que pudessem ser interessantes para vocês mas que não fazem 100% meu estilo, sim.)



Canais em inglês



O Einshine foi o primeiro j-vlogger que eu conheci esse ano, e eu o culpo pelo excesso de j-vloggers na minha vida recentemente. É sério, eu fiquei procurando canais porque eu me apaixonei pelo dele. Ele é um rapaz japonês com descendência alemã, que fala inglês fluente e começou fazendo videos de Minecraft, mudou para videos mais "vlog" e hoje faz principalmente esquetes e videos falando mal de panimações. Ele tem uma coisa de Filthy Frank se fosse um garoto japonês de 18 anos que é bem YMMV, mas eu confesso que me divirto - e grande parte da diversão com o canal dele tem a ver, sim, com o fato de que eu assisti tantos vídeos que já entendo todas as piadas internas. Eu recomendaria esse canal para quem tem interesse em assistir um jvlogger retardado a la Hajime, mas que fala inglês, acho... ;




Eu conheci esse rapaz, um australiano-japonês que se mudou para o Japão recentemente, por conta do Einshine; eles moraram juntos por um tempo e fizeram algumas collabs. Eu não sou muito de curtir "youtubers de anime" porque eles raramente falam sobre coisas interessantes, mas esse aqui é uma exceção, provavelmente porque ele fala pouco sobre anime em si e mais sobre: piadas internas, "qual é o problema dos otakus?", games pouco populares tipo eu e outros assuntos interessantes de uma forma totalmente casual e descontraída, tipo "senta aí na mesa e vamos bater um papo sobre os prejuízos da indústria de anime por conta da pirataria". Realmente super divertido e relaxante, recomendo demais! (Em nota, o video acima tem a Mimei, que eu não assisto tanto quanto os outros vloggers que recomendo aqui mas também posso recomendar! ^_^)




No mesmo estilo do canal da Rachel e do Jun, tem o canal da Grace e do Ryosuke, um casal - advinha! - formado por uma americana e um japonês. Eles formam um casal belo, bem pé no chão e simpático, que parece dar o melhor para entender as diferenças culturais que existem entre eles e viver bem. Eles levam um estilo de vida um tanto mais pacato que a Rachel e o Jun, e minha preferência é totalmente pessoal, porque ambos parecem ser pessoas bem, digamos, culturalmente definidas? A Rachel e o Jun são pessoas que já tinham alguma noção de diferenças culturais (e inclusive estudavam essas diferenças) antes de se conhecerem, mas a Grace e o Ryosuke são aquele tipo de criatura rara no mundo globalizado que não nega de onde veio, e dá para sentir o quanto eles se divertem descobrindo essas diferenças assistindo aos vídeos deles. *^_^* Eu recomendo para quem gosta desse tipo de canal sobre diferenças culturais e casais de culturas diferentes.




O Yuta é um japonês bilingue muito carismático, que sai nas ruas entrevistando pessoas e fazendo as perguntas que os "gaijins" do YouTube querem saber sobre os japoneses. O que significa que ele faz desde perguntas bestas como "de que anime você gosta?", passando por hentai, até perguntas realmente relevantes sobre questões sociais problemáticas do Japão que se popularizaram na internet. Basicamente um rocketnews24 em versão de youtuber jornalista amador, eu recomendaria demais para quem tem interesse em saber mais sobre questões populares sobre a realidade do Japão através de um homem nascido e criado no Japão.





No mesmo estilo que o canal do Yuta tem também o canal da seção de japonês do Ask.com, que tem várias entrevistas com pessoas nas ruas de Tóquio, mas com perguntas feitas por uma lolita inglesa (se não me engano? ^_^;) que mora no Japão e fala fluentemente as inglês e japonês. Ela é simplesmente adorável e tem muitas questões no sentido de namoro e meninices, então eu recomendo para quem tem interesse em conhecer mais de perto o pensamento das mulheres japonesas!




Falando em mulheres muito legais, conheçam Reina Scully. Que waifu. A Reina é uma otaku japonesa de 42 27 anos que mora nos Estados Unidos desde os 3, e traduzia anime até ser descoberta por um canal popular e virar essa espécie de webcelebridade; atualmente ela trabalha como tradutora no Crunchyroll, além de ter esse canal. Eu faço muitas ressalvas ao recomendá-la aqui porque ela não é propriamente uma j-vlogger, mas ela volta e meia vai para o Japão e grava videos muito interessantes - o video acima no qual ela explora um motel japonês é um deles. Além de ser muito talentosa, ela é realmente divertida e carismática. Gosto muito do seu canal, e espero que ele cresça muito! *^_^*




A Tomoko é uma mulher adulta divertidíssima, que ficou popular por algumas aulas de japonês, mas tem muitas outras coisas e temas no seu canal. Ela posta sobre estudo de línguas, mas também yoga e outros interesses dela. Diferentemente dos outros canais que eu posto aqui, ela fala muito em japonês nos videos, então é muito bom para quem quer estudar língua japonesa; tem até alguns videos em que ela fala sobre dialetos regionais e coisas do tipo. O canal dela é muito organizado, então recomendo 100% para quem tem interesse em um canal de estudos com conteúdo muito bom!



8. PDR e Mimei

Esses aqui são provavelmente os j-vloggers que eu acompanho há mais tempo. PDR e Mimei formam um casal e por isso eles sempre estão juntos nos vídeos estou colocando-os juntos aqui. O PDR é amigo do PDS, mais famoso, e se mudou para o Japão se não me engano em 2011, conheceu a Mimei que também fazia vlogs sobre a vida no Japão e começaram a namorar, sendo que hoje ele vive de youtube. A Mimei continua fazendo basciamente videos de vlog desde aquela época, inclusive dicas de como aprender japonês e coisas do tipo, e o PDR faz mais esquetes e videos de comédia. Eu não sou nenhuma viciada nos vídeos deles, mas são até divertidinhos. Um fato interessante é que a Mimei faz entrevistas com youtubers japoneses também, então você pode conhecer alguns dos mais famosos através das entrevistas dela! ^_^





O Chris é um homem adulto de origem inglesa que fala umas coisas muito, muito na cara. O que significa que este canal é totalmente naquele estilo "homem branco acha Japão bizarro". Eu não vi mais que alguns vídeos dele por conta disso, confesso, mas o canal é muito bem produzido e se isso não lhe incomodar, o conteúdo do canal em si é bem interessante, especialmente para turistas, com dicas de lugares para visitar no Japão, algumas aulas rápidas de japonês, choques culturais e coisas do tipo. É portanto bem diferente da maioria dos que eu recomendo aqui, e se o seu estilo é mais "adoro comerciais japoneses bizarros", você provavelmente vai rir com este canal!



10. Akasan

O Akasan é um youtuber que tem esse apelido porque ele tem um cabelo vermelho, haha /sacou. Ele é um homem negro que tem residência definitiva no Japão há alguns anos, e um tipo de conteúdo bastante definido pela sua honestidade. Ele fazia principalmente videos sobre anime no passado, mas atualmente faz mais videos sobre a cultura no Japão, com uma ou outra curiosidade sobre cultura pop aqui e ali. Ele também conversa muito com outras pessoas desse meio e faz collabs, então se você quer conhecer outras pessoas além daquelas listadas aqui, pode ser um canal interessante! Eu o descobri através de um vídeo com a Sharla, e esses dias ele gravou o video acima e eu acabei descobrindo o canal do AJ Jchyan, que achei interessante. ^_^ Enfim, recomendo!




Extra: Beckii Cruel

Essa é uma recomendação extra porque essa garota não vive no Japão, mas eu achei que seria pertinente recomendar aqui porque, bem... quem estava nesse lado da Internet em 2009 sabe qual é a dessa garota. Para os demais: Beckii Cruel, ou Rebecca Flint, é uma garota inglesa que postava uns videos de dança japonesa no YouTube lá em 2008, quando ela tinha não mais que 13 anos de idade. Uns japoneses viram, gostaram e... ela foi contratada como idol no Japão. Invejada por muitas garotinhas no ocidente e admirada por muitos pedófilos assustadores no Japão, ela aparentemente não deu certo como idol, mas agora voltou ao seu país, tem uma marca, e hoje compartilha no seu canal coisas que aprendeu. 90% do que ela posta é j-fashion, o que é muito legal, mas aquele 10% são curiosidades sobre ser uma idol no Japão, o que você não deve achar em mais nenhum canal em inglês, então... fica a dica!



Enfim, era isso que eu queria compartilhar hoje! Espero que tenham gostado das minhas recomendações de j-vloggers (em nota, 10 was a mistake porque eu enchi linguiça nas duas listas) e que dêem uma conferida nos canais com curiosidades sobre a cultura japonesa que mais os interessarem. ^_^ Por favor, deixem aí nos comentários o que acharam, e compartilhem se tiverem outras recomendações! Até mais!~

2 comentários:

  1. Oiii, olha eu aqui de novo atrasadinha pra comentar~
    Eu amooo vloggers que moram fora do Brasil!!! Deve ser pq sempre tem algo diferente pra mostrar e etc. Mas eu amo muito mesmo os j-vloggers, pois sou uma otaquinha de carteirinha e amo tudo que envolve Japão~~ hehe. Apesar de amar vlogs do Japão eu só conhecia os brasileiros mesmo hahah, mas eu dei um olhadinha nos dois primeiros em inglês que você recomendou e eu me diverti muito com o conteúdo deles, e isso também vai servir pra mim treinar mais o meu Inglês :3. Assistindo esses vídeo eu só fico com mais vontade de visitar o Japão e esses vlogs serviram pra saciar um pouquinho o meu desejo hehe~
    Recomendo também o canal da Day Koto, ela é brasileira e grava diversos vlogs com o marido dela, apesar de ser um canal menor ela fala muito bem e grava diversas coisas aleatórias sobre a vida dela, tipo visitar um exposição de Gundam ou gravar um vlog andando de bicicleta haha~♡
    Quando eu tiver mais tempo eu volto aqui pra assistir suas outras recomendações ><
    Beijinhos e até mais ☆

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nana! E aí, tudo bem?~ ☆
      Eu penso a mesma coisa. Eu gosto de alguns vloggers e youtubers brasileiros, mas volta e meia gosto de assistir canais de pessoas que moram fora do Brasil e que tem coisas diferentes e interessantes para compartilhar, e gosto mais ainda se essas pessoas morarem no Japão porque é muito legal entender melhor a realidade do lugar que, queira ou não, é a ambientação de 90% dos animes que a gente assiste. *^_^* Fico super feliz quando acho canais de j-vloggers com interesses similares aos meus, então muito obrigada pela recomendação do Day Koto!! (◠‿◠✿)
      Assiste sim! :D Super obrigada pela visita e pelo comentário, e até mais! ~

      Excluir