quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Evento: Otakontro - 11/09/2016

Fotos do post tiradas e cedidas pelo fotógrafo Diego Nogueira.

Olá, gente!

Vim escrever esse post parcialmente para falar sobre o motivo do meu sumiço! No último domingo, dia 11 de setembro, ocorreu o aniversário de 15 anos do atentado terrorista que pode ou não ter interrompido Dragon Ball e blabla, sim, mas ocorreu também um evento de anime aqui na minha cidade. Esse evento por acaso ficou popular nas redes sociais por se promover como um "evento sem youtuber", mas também por ter uma proposta de ser oldschool. Obviamente, como eu sou velha frequentadora de eventos de anime (e velha no geral, mesmo) eu fiquei empolgada com a ideia assim que soube e me voluntariei para ajudar no evento.

O que significa que eu não consegui fazer nenhuma cobertura nem tirar fotos porque eu estava ocupadíssima, mas acho que eu consigo pelo menos fazer um post falando sobre como foi para quem não foi, certo?~ ^_-



O evento aconteceu no Centro Cultural Espanhol de Santos, lugar onde acontecem várias atividades culturais e eventos, de cursos a casamentos. O local possui dois andares, cada um com um salão e duas salinhas na parte de trás. A decoração do lugar estava com as cores tema do evento, laranja e azul, com direito a faixas e balõezinhos, e o evento começaria às 11h. Como tinham várias promoções para quem chegasse primeiro na fila, a fila já estava bem cheia a essa hora; tinha inclusive gente achando que o evento abriria às 10h um tanto revoltada, mas a entrada realmente estava marcada para as 11h. O lado bom é que eles não tiveram que esperar 2h mesmo chegando pontualm... enfim, o evento começou pouco depois das 11h. Tinham várias pessoas na fila, incluindo mães e pais com crianças, vários adolescentes, mas também vários jovens e adultos da galera mais "nostalgia".

Vale mencionar também a segurança e acessibilidade do local. O local possui um elevador, que cosplayers com props e pessoas acidentadas ou com necessidades especiais podiam usar. As escadas, confortáveis, possuem corrimãos. Além disso, tem saídas de emergência e os equipamentos de segurança padrões (e para quem se pergunta, sim, os staffs foram treinados para orientarem as pessoas para as saídas caso acontecesse qualquer coisa ^_^). Em todo caso, havia uma equipe de segurança especificamente para o evento, além de policiais. Não sei dizer se houve alguma reclamação ao longo do evento justamente por não ter andado muito pelo evento, mas sei que os cuidados básicos foram tomados nesse sentido.

O salão do térreo ficou basicamente com a parte de games, e o salão do andar de cima com a parte de anime e cosplay, dentre outras atividades. Para começar, vamos falar do salão de baixo. Foi onde eu passei a menor parte do tempo (pra minha infelicidade, porque era onde eu mais queria fazer coisas sigh), então não sei como as coisas realmente se deram lá de uma perspectiva mais subjetiva, mas sei que foi dividido em basicamente três áreas. À direita do salão, havia uma extensa área de retrogaming (♡). Se atendo à sua proposta de ser oldschool, o evento contou com a participação da Museu Games com uma seção inteira voltada só para retrogaming, com jogos como Sonic 2 que eu queria muito jogar e não deu (╥_╥)Super Smash Bros e vários outros em consoles, além de estar vendendo vários produtos de games, inclusive jogos e consoles retrôs, e realizando consertos. Eu pessoalmente achei essa parte um verdadeiro diferencial, e como fã de retrogaming, penso que nada mais justo para um evento que se propõe a ser nostálgico do que ter uma área assim.

No meio do salão haviam mesas com duas modalidades de jogos: card games, de Magic a Pokémon, com Gwent disponível para os visitantes. Não sei bem como foi porque não falei com ninguém dos card games minha implicância deve cheirar longe. Já a parte esquerda do salão se dividiu entre uma área para a equipe da PSParty, com os jogos como Project Diva [resenha] e Rock Band (e sim, eu joguei Project Diva no finalzinho! (´・ω・`) ) e uma outra área da Arquivo Pixel, com jogos como Overwatch, jogos de corrida e a demo de Final Fantasy XV.  Essas duas áreas estavam sempre bem cheias, pelo que eu pude perceber. Por fim, no palco do salão do térreo havia uma máquina com Just Dance. Tinha ainda uma área onde as pessoas podiam se encontrar para jogar portáteis (bless). Do que sei, tudo nessas áreas correu bem e sem nenhum grande problema.

No térreo à direita haviam portas para os banheiros, e à esquerda havia ainda uma porta para a pequena sala com a lanchonete, que foi certamente o que mais deu problema ao longo do evento. Como eu fiquei nessa parte, acho que posso falar com mais propriedade sobre! Basicamente, a área onde ficou a tal lanchonete é realmente pequena; resume-se a uma sala, onde tinham não mais que dez cadeiras dispostas ao longo das paredes para as pessoas se sentarem e comerem, além da cozinha em si (que ficava visível, o que é algo legal, aliás!) e uma lixeira. A área tinha uma espécie de bilheteria, com uma única pessoa sendo atendida por vez, onde você comprava sua ficha e então pedia o lanche diretamente para os cozinheiros. O lugar do evento era relativamente perto de um hipermercado Extra sim, o mesmo do Anime Summer, lol, então quem quisesse almoçar calma e confortavelmente podia ir até lá.

A alimentação no evento estava resumida a essa lanchonete, um quiosque de batata espiral, mais alguns estandes com snacks japoneses e afins, e o maid café da Chest of Wonders. Se por um lado não concentrar tudo em um só lugar foi uma boa ideia (justamente para... não lotar um só lugar), por outro muita gente nem sabia de tudo que estava disponível - eu mesma vi um pessoal que só foi descobrir sobre o maid café no final do evento, isso porque o maid café tinha um banner na escadaria. Realmente não tinha muita sinalização a respeito da alimentação, e acho que a gente subestimou a fome do público. Como resultado, muita gente começou a se aglomerar na área de alimentação na hora do almoço. Sucede que para toda a área da lanchonete (toda, tipo: pessoas para fazerem as fichas e o pagamento, para entregarem os alimentos, buscarem ingredientes e bebidas, prepararem os lanches na hora e etc) não tinham mais que 5 pessoas trabalhando em qualquer dado momento, então no horário de almoço a fila ficou imensa e demorada - eu devo ter ficado bem meia hora na fila, no pico do horário de almoço. Para completar, por conta de problemas contratuais a equipe de limpeza não apareceu, o que significa que não tinha ninguém sequer para trocar os sacos de lixo.

O que significa que rolou aquele momento "The litter here is really bad".

Mas ok, mais lixeiras foram colocadas depois e essas coisas foram mais ou menos contornadas. É algo que deve ser revisto em uma edição futura. Quanto à comida em si, eu pessoalmente adorei o cachorro-quente e o refresco de Pokémon! *^_^* O menu também contava com refrigerantes, doces (como brigadeiro, bolo e geladinho) e pasteis, então foi tudo bem simples, mas satisfatório.



Depois, indo para o andar de cima, havia mais um salão com um palco e diversas atividades. À direita, havia uma área com algumas mesas para os artistas independentes. Havia ainda estandes de variedades, e mais para o fundo, uma mesa com as inscrições para o animekê e o concurso cosplay, e a porta para a sala do fundo à direita, que tinha banheiros e a área cosplay. A área cosplay era uma sala grande com um espelho, daquelas salas de academia mesmo. Os cosplayers podiam se arrumar ali, deixar suas mochilas em um guarda-volumes, tirar fotos com a equipe do Cosplay Brasil, e ainda fazerem reparos em seus cosplays por uma taxa única de R$3. Tudo que ouvi em relação ao espaço amplo da parte dos cosplayers foram elogios, de verdade.

Voltando ao salão, no centro haviam obviamente cadeiras para os espectadores do palco, e mais distante do palco, uma área de desenho livre e ainda a área de RPG tradicional da Toca de Wyvern. Sobre isso, o pessoal me pareceu simpático mas vi uma pessoa reclamando de panelinhas no RPG. Realmente não sei como foi, mas vi várias pessoas falando do RPG, então acho que esse público foi ao evento. *^_^* Enfim, no canto esquerdo do salão havia ainda uma área para o pessoal da Tattoomics, que esteve fazendo tatuagens no local, e ao longo do corredor do lado esquerdo mais vários estandes de variedades, especialmente de anime mas também da House of Cards e da An Encore, por exemplo. No final do corredor, tinha ainda a cozinha do maid café e o quiosque de batatas. Enfim, havia no segundo andar também um terraço com mais opções de alimentação, além da área de Swordplay da Berserk, que pelo que ouvi também foi bem frequentada.

No fim das contas, os dois salões quase não foram suficientes para comportar todos os visitantes. Apesar de ter achado o espaço apertado, confesso que fiquei rindo sozinha com o quanto isso me lembrou os eventos antigos, que sempre aconteciam em escolas (quase sempre cheias!) ao invés de campos abertos, com escadarias e tudo mais. ^_^ Talvez eu só tenha achado apertado porque volta e meia precisava correr para pegar ou levar algo, e acabava esbarrando nas pessoas por acidente, o que é bem chato. O bom: tinham banheiros nos dois andares, e cada um com várias cabines. Todas as vezes que eu precisei usar o banheiro, não havia fila nem lotação, então esse foi um ponto forte.

Voltando ao palco do segundo salão, então, foi lá que aconteceram a maior parte das atividades no dia. Apresentações importantes, como a apresentação de encerramento da Banda Gattai e o desfile de cosplay, aconteceram lá. O animekê também aconteceu no palco por boa parte do tempo, e pelo que eu ouvi de pessoas que participaram e vi no pouco tempo que fiquei por lá, foi super divertido. ^_^ Mesmo que você cantasse errado, o público acabava cantando junto e se divertindo. O clima era mesmo muito mais de descontração que de julgamento, o que provavelmente tem a ver também com o fato de não terem jovens desesperados para verem os youtubers que não viriam em seguida. Do que eu vi, também teve o "Otatinder" (leia-se: correio elegante. Foi: hilário.) e algumas outras apresentações no palco, além do show de ilusionismo. Acabou não tendo apresentação de cosplays por conta do cronograma apertado, apenas o desfile, e quanto ao anúncio do vencedor, percebi que muita gente ficou perdida no cronograma e algumas pessoas acabaram indo embora, achando que o resultado já tinha sido entregue.

Talvez o único problema do palco tenha sido esse desencontro de horários, causado pelo fato de que tinha muita gente e muitas atrações envolvidas, e um atraso pequeno acabava encavalando toda a programação. Sei que também teve apresentação de k-pop do grupo Datenshi, por exemplo, e outras atrações no cronograma. Para um evento de um único dia, foi interessante como os interesses de tantos grupos distintos foram atendidos, e mesmo com os contratempos deu para se divertir. Devo parabenizar (de novo, porque eu já parabenizei lá) o trabalho do pessoal do som, que divertiu demais o pessoal.

Outro ponto que considerei muito positivo foram os preços do evento, no geral bastante acessíveis. Tanto o preço da comida (Mupy! A! R$1,50!) quanto dos jogos, como também o da maioria dos estandes; não tenho reclamações quanto ao preço de nada que quis comprar. Enfim, outro ponto de obvio destaque foi a questão dos convidados; uma vez que muitos criticaram o fato de terem cosplayers no evento, ninguém de fora do círculo de anime, games e k-pop foi convidado. Devo dizer em uma nota mais pessoal que a Yuffie do Moogle's Cave, um portal adorável só sobre Final Fantasy, foi convidada, e eu fiquei tão feliz. ( ´ω` ) (Yuffie, se um dia você ler isso aqui: eu sou a garota da staff que ficou te olhando de um jeito estranho porque não sabia como dizer "ADORO SEU CANAL!!" sem parecer esquisitona, desculpa.) Então, bem, quero dizer que não é como se o evento fosse anti! Youtubers!! (ela é tecnicamente youtuber, sim?) mas sim que youtubers de qualidade questionável e relação desconhecida com temas de eventos de cultura pop japonesa não foram convidados oficialmente.

Então, no fim das contas, não é mesmo querer puxar saco *cof* apesar de que a gente sempre quer, né *cof* mas eu achei mesmo o evento muito divertido e a única coisa que eu realmente não gostei no dia é que eu passei a maior parte do tempo ocupada e sem tempo para curtir tudo que eu queria! Foi um evento que, se eu tivesse ido como visitante, certamente não teria ficado sem o que fazer. Como eu tinha comentado aqui na ocasião do AniSantos no ano passado, acho que eu acabo gostando mais de eventos pequenos do que grandes, porque existe realmente um esforço dos envolvidos em... trazer coisas que o pessoal realmente gosta. Porque, bem, os envolvidos tendem a ser desse pessoal. Eu acho que isso é super positivo e espero mesmo, de verdade, que esses eventos sejam capazes de crescer muito em proporção.

Para falar um pouquinho de como foi ser staff pela primeira vez: foi trabalhoso, sim, mas bem recompensador. Achei o pessoal muito gente boa desde a primeira reunião e acho que todo mundo trabalhou bastante, sem deixar os outros na mão. Pelo menos a mim não chegou nenhuma reclamação do tipo "Fulano não fez!" er, a equipe de limpeza não fez, mas eles eram do local... então nesse sentido o pessoal estava realmente de parabéns. Felizmente também não ouvi muitas reclamações das pessoas, além do fato de que muitos de nós estávamos na correria. ^_^;; Quase inevitável, né? Mas eu me diverti, e fico feliz porque o pessoal parecia estar se divertindo também, no geral.

Então, acho que é isso que eu tinha para falar sobre o evento. Na realidade, apesar de toda a repercussão nas redes sociais (e sério: parabéns, social media? Eu não sei que magia você fez? Parabéns de verdade??) foi um evento bastante voltado para o pessoal aqui da região, e uma mudança de datas forçada acabou fazendo com que menos gente pudesse ir. Apesar disso, e da dimensão relativamente pequena dos salões, o evento em si foi daquele jeito que eu já falei que gosto: tranquilo, com bastante segurança, atenção àquilo que é essencial, com várias atividades interessantes e diversificadas planejadas de quem gosta para quem gosta, bem família, sem preços abusivos nem outros tipos de abuso. *^_^* Com isso, eu fiquei super feliz de ter participado desse evento, e que venham outras edições!~

... E por favor finjam que Handa-kun não está totalmente atrasado de novo. Obrigada!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom, chefe!! HAHAH
      Foi muito legal participar do evento! Obrigada pelo comentário!! *^_^*

      Excluir
  2. Hahah, que matéria legal!
    Eu tive o prazer de cuidar do social media dessa edição do Otakontro e fico bem feliz de ver tanto feedback positivo sobre o evento! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, André! ^_^ Eu sei, mas não tive a oportunidade de falar contigo pessoalmente, rs! Parabéns mesmo pelo alcance do evento! (Eu quis participar porque né... referência a Hibike! Euphonium é TOP.)
      O feedback é merecido!
      Obrigada pela visita e pelo comentário! ♡

      Excluir
  3. Também adorei a matéria *--* ❤ (Yu aqui Q).
    E muito obrigada pela citação haha ~ Numa próxima, não se preocupe e venha falar comigo sim !! Eu sou meio pomba e não me toquei de ninguém me olhando (muito menos olhando estranho kkkk).
    E o máximo que acontece qndo as pessoas vem flr cmgo ... é assim como elas eu não sei o que dizer kkkk (da tela azul).
    Mas não precisa se preocupar não :v haha
    E parabéns pela matéria ! Ficou ótima *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, YU! :O AHEUSHFGUJH eu te respondi umas duas vezes com delay pensando "será que eu falo que adoro o canal dela ou só soa estranho?", DESCULPA! Eu também vivo nesse estado de tela azul então achei melhor não falar nada porque né? Nada sai q
      Espero te encontrar de novo em algum evento pra falar direito HAHAH =w=
      Muito obrigada pelo comentário, fico feliz que tenha gostado da matéria!! ♡

      Excluir