sábado, 23 de abril de 2016

Cosplay: Como eu fiz meus cosplays de Mirai Kuriyama + Mikoto Yutaka!

Eu de Mikoto Yutaka! ^_^

Olá, gente! Tudo bem?~

Como eu tinha prometido ano passado que iria fazer mais posts de cosplay, mas acabei tardando a fazer, o post de hoje é sobre dois cosplays! Yay!

Bem, eu lancei em Fevereiro uma enquete no Twitter falando sobre cosplays, e perguntando qual cosplay eu deveria fazer para usar no evento Anime Summer, no qual eu iria no dia 20 de Março. Como eu acabei não indo, esse post acabou atrasando um mês, quem nunca mas o bom é que agora eu vou falar de como eu fiz dois cosplays!~

O primeiro deles é da personagem Mirai Kuriyama, do anime Kyoukai no Kanata [resenha], que ganhou a votação que eu lancei no Twitter. No entanto, quando eu me dei conta eu percebi que já tinha feito a maior parte das peças desse cosplay, e infelizmente eu não gostei tanto assim do resultado. Foi um cosplay bem econômico que eu fiz numa época em que estava com pouco dinheiro, e ficou bonitinho, mas eu não gostaria de usá-lo em um evento grande como o que eu pretendia ir.

Então, na época eu pensei em fazer outro para o evento. E aí me veio a ideia de um cosplay de Mikoto Yutaka, personagem do anime Princess Princess, que era um dos meus favoritos quando eu tinha lá uns 13 anos, e desde então eu já queria fazer cosplay deles. Detalhe que o personagem é um homem, mas ele se veste de mulher, então eu vou estar fazendo crossplay de um crossdresser. Risos! Além de super conceito, o Mikoto tem um rosto bastante feminino e usa roupas de lolita, e eu que estava querendo aprender a fazer roupas de lolita olhei pra minha peruca nova maravilhosa (desculpa a empogalção, eu adoro essa peruca) e pensei: ei, por que não realizar esse meu sonho de pré-adolescência fazendo um cosplay de Princess Princess? Além disso, uma amiga minha se interessou, então é possível que eu faça mais uma roupa idêntica. A mesma roupa serve para as três "princesas", e é uma roupa genérica de lolita, então acho que deve ser interessante para todo mundo!

Então, eu decidi relatar aqui nesse post como eu fiz esses dois cosplays. Detalhe: gastando menos de R$100 para os dois! Espero que vocês gostem desse post!~

O primeiro cosplay que eu vou mostrar aqui é o que eu fiz da Mirai Kuriyama, personagem do anime Kyoukai no Kanata. Para quem não conhece a Mirai, ela é uma moe character, meganekko, viciada em redes sociais, amigável porém extremamente negativa, pobre... ah, e amaldiçoada. O fato é que ela é uma personagem adorável, cujo character design eu adorei desde o primeiro momento em que eu a vi, afinal a paleta de cores dela é linda - rosa com azul pastel é totalmente amor. E depois de conhecê-la, eu me identifiquei com várias coisas dela: além de ter olhos castanhos e usar óculos - o que facilita bastante já que eu sou míope e não gosto de lentes, então acabo nunca enxergando nada quando estou de cosplay ^_^; - ela gosta muito de redes sociais, o que daria umas fotos hilárias, já que... né? Eu no celular, com ou sem cosplay, é algo que simplesmente acontece. No mais, eu gosto de usar peruca rosa como vocês podem ter notado já que os dois cosplays tem perucas rosa, cof então essa ideia foi win-win.

Sendo assim, a primeira coisa que me pegou nesse cosplay foi: que versão fazer? Como quem viu meu cosplay de Kumiko Oumae, de Hibike! Euphonium [resenha] sabe, eu gosto de fazer versões pouco comuns. A versão típica da Mirai é essa mesma roupa, mas com uma jaqueta. Eu optei por fazer sem a jaqueta por questões práticas, mesmo - não tinha dinheiro, nem sei fazer jaquetas direito; minha tentativa feita ano passado com um resto de tecido que eu tinha em casa ficou terrível ╥_╥ - mas confesso que gosto bastante da paleta de cores desse uniforme, também. Sucede que sem a jaqueta, sua roupa tem ainda duas versões: manga curta com gola azul e manga longa com gola branca. Eu fiz as duas golas, e pretendo depois costurar velcros para torná-las removíveis, assim posso ter ambas as versões. ^_^

Então, a segunda coisa que eu pensei foi: o óculos. Apesar de ela normalmente usar um óculos vermelho que é sua marca registrada, em algumas cenas ela usa um óculos retangular de aro cinza, que é bem parecido com o que eu uso no dia-a-dia em tamanho e formato. Como eu já tinha o óculos, as meias pretas, e essa bolsa do Domo-kun - que não é tão parecida com a da Mirai, mas combina pra eventos! - me restava então pensar no restante.

Quanto à peruca, essa foi uma das coisas que me pegaram, porque as perucas que tem para vender no site onde eu costumo importar as perucas, o AliExpress, iriam demorar um bom tempo para chegar e custavam em torno de 50 reais. A solução mais imediata e barata que eu pude encontrar, então, foi pegar uma antiga peruca chanel num tom próximo - um rosa-bebê, meio brilhoso, - pentear com pente fino e então e modelar de uma forma similar à peruca da Mirai, usando bobes e mergulhando as pontas em água fervida ao longo de uma noite. Eu já tinha enrolado peruca antes, mas nunca tentado estilizar precisamente. O resultado não ficou tão bom quanto eu gostaria, até porque a peruca já é bem velhinha e eu não conservei-a bem, e essa foi uma das coisas que eu não gostei no cosplay.

O top rosa foi um achado, literalmente. Eu frequento brechós e bazares justamente à procura de peças de cosplay, e numa dessas eu encontrei o top rosa, que foi o outro motivo que me levou a optar pela versão de verão do uniforme da Mirai. Assim, em relação à parte de cima, a blusa de uniforme também foi comprada em brechó e limpada com alvejante, e a gola foi costurada a parte, usando oxford branco. Com o fitilho de uma cor semelhante ao que eu costurei na gola, eu amarrei o lacinho embaixo.

O guia de como fazer uma gola de seifuku eu encontrei no Youtube. Está em inglês, mas como tem muitos desenhos e é muito bem feitinho, é extremamente didático e simples de entender. Se você sabe costurar, tende a ser fácil de fazer, apesar de que eu confesso que eu sempre tenho problemas com a medida da gola - essa gola ficou bem apertada para entrar na minha cabeça; por isso, para fazer a parte de baixo, ao invés de oxford, eu usei viscose, que é mais maleável. Basicamente, a ideia é fazer dois painéis no tamanho desejado, costurá-los juntos à exceção da parte de trás, e então virar do avesso por aquele buraco. Por fim, deve-se costurar as fitas na posição correta; pode-se costurar dos dois lados, como eu fiz, ou fazer só uma costura no meio para prender a fita. Eu não gostei muito do resultado com oxford, pois mesmo passando depois, o tecido não assenta muito bem. Melhor mesmo teria sido fazer de tricoline, mas como é um tecido bem mais caro, deixei pra lá e fiquei com a gola de oxford, mesmo. A outra dificuldade que eu tenho é medir no tamanho certo levando em conta o tanto que tem que sobrar para a gola não ficar apertada, mas isso é burrice minha mesmo. ^_^; Depois, eu vesti os dois, alfinetei, e vesti a gola. Não cheguei a costurá-la na camisa, porque assim poderia reaproveitá-la para o cosplay de Mikoto!

Quanto à saia, eu usei um resto do tricoline que eu tinha comprado para a saia da Kumiko - um quadrado de 1m², creio eu, - cortei na metade, emendei os dois pedaços e fiz. Sim, tem uma emenda escondida atrás de uma das pregas, ela não é tão perfeitinha! As pregas ficaram gigantes, e essa foi uma das coisas que eu não gostei, mas eu cometi esse erro por falta de pesquisa. Eu usei como referência vários cosplays ao invés das fotos oficiais, e como a maioria dos cosplays eram da China, eles tinham poucas pregas por uma questão de economizar dinheiro, mesmo. Enfim, eu acabei fazendo assim por engano, e quando vi já era tarde. A fita de cetim também foi costurada normalmente, passando a linha uma única vez pelo meio da saia.

Ficaram faltando os sapatos. Eu podia comprar sapatinhos adequados, sim, mas como já não estava fazendo um cosplay tão perfeito assim, acabei usando mesmo o mocassim marrom que eu já tinha em casa para não dar mais despesa. Eu costumo achar sapatos a parte mais difícil do cosplay, porque como não sei fazer, a única solução é comprar, o que normalmente sai caro e é difícil achar sapatos exatamente iguais aos do personagem se não for importando sapatos próprios para cosplay. A solução, então, acaba sendo comprar na Internet - se não em lojas de cosplay ou sites de importação, ao menos conferindo os catálogos de lojas de sapatos na Internet para modelos exatos a preços mais justos que um Usaflex de R$150+ - ou então comprar em brechó que sai mais barato.

Por fim, eu fiz também a espada. A espada eu fiz usando um tipo de papel paraná reforçado que eu tinha em casa, cortando-o no formato certo com a ajuda de um lápis e estilete, e pintando-as com duas tintas vermelhas, uma vermelha escura de artesanato que eu já tinha em casa, e outra vermelha mais clara, cintilante. Depois de pintá-la, eu peguei um tipo de resina de fábrica que eu tinha aqui em casa por acaso, e fui passando com um palitinho para fazer gotas que depois endureceram, formando um relevo transparente de sangue. Segue um detalhe de como ficou o relevo feito com resina!

Por fim, peguei um balde azul e meu celular, além de uma bandagem para a mão, para tirar algumas fotos legais futuramente! Pensei também em tirar uma foto com esse sangue, a bandagem voando (com a ajuda de um ventilador) e a espada. Em nota, para fazer o sangue que sai quando ela tira a bandagem e forma a espada, pensei em usar esse tutorial aqui, que é bem barato e relativamente realista. Fica a dica para quem mais quiser!



Vou falar aqui nesse interlúdio sobre a maquiagem que eu normalmente faço nos meus cosplays.
Eu sigo tutoriais de maquiagem de cosplay que eu vejo no Youtube, como esse e esse, mas com um toque pessoal. Eu não sou nenhuma maquiadora, então faço uma maquiagem bem básica: passo o corretivo e a base no rosto, depois um batom nude (o meu é da marca Quem Disse, Berenice?, e eu sou apaixonada por ele!), ou então uso a técnica de gradient lips para personagens com lábios mais femininos ou fofos. E, no olho, delineador líquido e rímel para aumentar as sobrancelhas e deixar o olho um pouco maior. Por fim, passo blush bem nas maçãs do rosto para deixar aquele aspecto moe que alguns artistas com um estilo mais "kawaii" usam (uma notável que me vem à mente é a artista de Ookiku Furikabutte). Eu também gosto de pintar as unhas de nude, quando possível (leia-se: quando tenho tempo) para ficar o mais parecido possível com as personagens.



O outro cosplay que fiz foi do Mikoto Yutaka, personagem de Princess Princess! O Mikoto é um personagem com diversas roupas, mas eu fiz o que ele usa no episódio 1, que é mais conhecido, além de ser relativamente mais simples também. Como minha intenção era principalmente aprender a fazer uma saia lolita bonitinha, e é isso que a roupa tem de mais notável, eu achei uma boa fazer esta roupa.

Eu comprei essa peruca no AliExpress por um preço bastante barato - 8 dólares, nesta loja. Não fui taxada e ela chegou em cerca de dois meses e meio. Eu comprei para fazer a Luka Megurine, e também porque eu sempre quis uma peruca rosa comprida, mas acabei tendo a ideia de fazer o Mikoto que acabou valendo ainda mais a pena. ^_^

Então a peruca eu já tinha, assim como as botas peguei emprestadas com minha tia - pra quem leu meu post de sugestões de como fazer um cosplay barato, eu costumo pegar emprestadas peças de roupa para economizar no cosplay! Como eu também já tinha uma "anágua" provisória - uma saia de tule que fiz no esquema de fazer sem costura; aqui tem o tutorial dela - restava fazer a saia e a "estola", e arrumar uma blusa para reformar.

Primeiramente, a estola (é esse o nome mesmo? Lolitas, por favor me corrijam!) foi uma dificuldade que eu tive no começo. Eu fiquei um bom tempo procurando tutoriais de como se fazia isso na Internet, até encontrar esse aqui em espanhol. Apesar de ser em espanhol, o que ela explica é tão simples que vocês não precisa nem entender o que ela diz. O fato é que eu percebi, com esse vídeo, que podia fazer uma capa ou estola exatamente da mesma forma que se faz uma circle skirt. Então, eu fiquei muito empolgada e feliz. Fiz a capa dessa forma: fazendo uma pequena bainha nas bordas,e então cortando no meio/frente e fazendo mais uma pequena bainha dos lados.

Depois, a saia. Quem me ensinou a fazer a saia de lolita foi a Vicky Lioncourt do Boutique Sweet Amoris, que é lolita, tem uma máquina de costura igual à minha!! e faz saias lindas. ♡ Ela me passou um tutorial maravilhoso do Violet Le Beaux, mas então me deu uma dica que era: costure como uma saia reta normalmente, fazendo uma barra e então costurando o tecido embaixo, mas ao invés de costurar o tecido normalmente, vá franzindo-o e costurando ponto por ponto. É um pouco trabalhoso no começo sim, mas foi bem rápido para eu pegar prática e começar a fazer franzidos bem rápido. Da primeira vez que eu tentei, tentei alfinetar tudo e depois costurar normalmente na máquina. Não façam isso, o franzido fica um lixo. O melhor esquema é ir franzindo quando o tecido chega perto do pé da máquina, ou então usar um pé próprio para franzir tecido. Existem vários para várias máquinas, mas eu acho realmente fácil fazer sem o pé atualmente. Eu podia ter feito a saia elástica, mas me sinto mais confortável (leia-se: correndo menos risco de errar) fazendo com zíper. Quanto à bainha da saia, eu fiz uma bainha dobrando as pontas no avesso e costurando uma fita de babados por cima. Também costurei uma fita de cetim branca, passando apenas uma costura no meio, mas poderia ter colado ou costurado nas duas pontas também.

Para as botas, eu peguei emprestadas da minha tia as mesmas que eu usei para o meu cosplay de Nana do Anisantos 2015. ^_^ Combinavam muito bem e eu não precisei acrescentar nada!

Para a blusa, eu ia customizá-la, e peguei alguns tutoriais para isso, como os encontrados no site F Yeah Lolita e no canal da Yumi King. No entanto, a bem da verdade, eu queria poder reutilizar a blusa no cosplay de Mirai, e ia ser difícil achar um tecido no mesmo tom da blusa de uniforme para os babados (como eu comprei uma blusa usada em brechó, estava meio encardidinha!), então eu acabei fazendo uma versão mais simples com uma blusa sem customizar, apenas puxando a manga para cima para parecer mais fofa.

Por fim, para o headdress... na realidade, eu já tinha um "pseudo-headdress" guardado nas minhas coisas. Se não me engano, também fiz utilizando um tutorial do site F Yeah Lolita. Quando estava começando a fazer artesanatos, eu achei que seria legal fazer um headdress, que não é algo muito difícil de fazer ou costurar. Eu peguei alguns retalhos pretos, costurei um retângulo, colei fitas e babados em cima. Então, o que eu fiz para esse cosplay foi costurar dois lacinhos, e então colá-los no headdress, bem como furar as extremidades, dar um nó em duas fitas de cetim para amarrar o headdress.
Como fazer um lacinho: costure um retângulo no tamanho desejado do lacinho, deixando apenas uma pequena abertura no centro/topo para virar o retângulo do avesso. Então, amarre ou costure um pedaço de pano em cima dessa costura para fazer o formato de lacinho!
O resultado final é esse que vocês vêem. (Ignorem a total falta de cuidados com detalhes, maquiagem e tudo da pessoa que só tirou foto num calor de 33ºC para mostrar a roupa para vocês e não ia em nenhum evento com ela no dia. (´・ω・`) )



Era isso que eu tinha para falar hoje!~ Espero que vocês tenham gostado desses dois tutoriais. O mais interessante é que, no total, eu gastei menos de R$100 para fazer os dois cosplays.
Para o cosplay de Mikoto, eu usei cerca de R$10 de tecido oxford (com sobra), cerca de R$30 na peruca, mais R$5 nas fitas e R$5 na blusa de uniforme. Para o cosplay de Mirai, eu já tinha a peruca, que foi cerca de R$20; gastei cerca de R$2 na blusa, cerca de R$10 nos pequenos pedaços de tecidos e nas fitas, o tecido da saia que eu já tinha não foi mais que R$10, e a espada, que seria a parte mais cara, me custou cerca de R$5 pelas tintas, porque o papel paraná eu também já tinha. Ainda que tivesse que comprar o papel paraná ou papelão endurecido, certamente não sairia mais que R$60. Sendo assim, para fazer os dois cosplays dessas personagens lindas eu gastei menos de R$100. E não é que foi super divertido?

É claro que saber costurar é uma mão na roda, mas o fato que eu queria passar é que qualquer pessoa, independentemente da sua condição financeira ou seus talentos, pode fazer um cosplay bem legal com dedicação! *^_^* Eu, como já comentei aqui no blog, demorei muito pra fazer meus primeiros cosplays porque tinha medo, mas depois de aprender, virou um vício! Eu gosto demais de cosplay desde sempre, e espero que esses posts possam incentivar outras pessoas a tentarem.

Mais uma observação: para quem se interessou, na Loja Not Loli! tem alguns produtos de cosplay. Recentemente acrescentei camisas de uniforme de manga curta por R$5 cada, para quem quiser uma camisa de uniforme nova por um preço de usada de brechó, e tem ainda outros produtos na tag de cosplay da Loja Not Loli!, então por favor confiram lá!~ Ah, mais um lembrete: está rolando um sorteio na Loja Not Loli! até amanhã, então se você ainda não se inscreveu para participar, vai lá ler as regras e se inscrever!!

Espero que tenham gostado! Tem outros dois posts de cosplay e DIY vindo aí, então se tiverem gostado deste tutorial, continuem ligados aqui no blog! Agradeço a quem leu, e até a próxima!~ ♡

Nenhum comentário:

Postar um comentário