domingo, 10 de abril de 2016

Artigos da semana da Blogosfera Otaku #2


Olá, pessoal! Venho hoje trazer aquele "feed semanal" dos blogs que estão participando da iniciativa Artigos Semanais da Blogosfera Otaku. Para quem não leu o objetivo da proposta no primeiro post:

Assim, para quem tem interesse de conhecer alguns dos melhores posts na minha opinião de outros blogs da blogosfera, fiquem ligados nessa série de posts semanais, que tem valido muito a pena! <3
 Espero que gostem da seleção dessa semana, e continuem de olho nessa série de posts!~


Animes Tebane

O artigo que recomendo essa semana do blog Animes Tebane é o "O prejuízo anual por causa da pirataria de animes é absurdo!". Esse post realmente abriu meus olhos para uma questão que é a seguinte: Se, como já vi no post "Como é a produção de um anime?" no mesmo blog, os custos de produção das séries animadas são um absurdo, e os funcionários responsáveis são muito mal pagos, como fica a remuneração, o lucro desses estúdios de anime? E pior, como eles são afetados pela pirataria? - da qual eu admito que sou também responsável, já que não faço uso de serviços como o Crunchyroll ou o Daisuki, ainda que faça uso de serviços como o Netflix e eventualmente adquira alguns DVDs do escasso mercado brasileiro de DVDs de anime, por exemplo. Então, foi uma coisa para botar a mão na consciência, mesmo, e começar a considerar fazer uso de um serviço como o CR ou o Daisuki, que eu não faço justificadamente pela facilidade de tirar screencaps para os posts do blog, mas na real mesmo, por puro hábito, e é um péssimo hábito. Então, com certeza me mudou e com certeza recomendo esse post!

Anime21

Tem jabá sim! Brincadeira, gente. Para quem acompanha os posts de Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu aqui, já leu meu post sobre o episódio 12, e quer mais enquanto não sai o post do episódio 13, final de temporada, fica aí a dica para conferir todos os posts dessa série no blog parceiro Anime21, que também trouxe posts semanais muito bons sobre Rakugo Shinjuu. O autor, Fábio, tem vários posts muito interessantes que trazem uma perspectiva da série bem diferente da minha, mas igualmente interessada e envolvida, então recomendo de coração! E, claro, recomendo que leia esse post escrito num formato inovador chamado "artigo-comentário"; trata-se de um post escrito em cima de um comentário (no caso, um post meu) de outra pessoa sobre uma determinada série. Fábio teve essa ideia pois seus comentários aqui começaram a ficar muito longos, e então pareceu uma boa escrever de uma vez um post ao invés de um comentário. :P Funciona como uma espécie de réplica, um debate entre perspectivas diferentes da série, o que é sempre muito legal. Nossas discussões são sempre muito produtivas, também, então eu recomendo esse post!

AnimaXForce

O post que eu trago essa semana do blog AnimaXForce é o "5 animes da temporada de Primavera- Crítica", que se trata de uma análise de 5 das séries que estão estreando nessa temporada, a maioria das quais eu pretendo assistir também. Como o post daqui ainda vai demorar um pouquinho para sair, achei legal compartilhar esse post do AnimaXForce, que traz comentários muito completos de cada um dos primeiros episódios da série; eu nem preciso assistir agora para saber o "clima" da série. É um post útil para quem ainda não sabe o que assistir nessa temporada, então recomendo!

Otaku BFX

Um blog novo na iniciativa é o Otaku BFX, O Otaku BFX é um anime voltado em geral para posts informativos sobre tópicos populares de anime e cultura japonesa, para introduzir os iniciantes ao universo de anime e mangá, às suas terminologias e peculiaridades. Um post recente que eu achei muito fofo foi o "Personagens Tsundere e seus animes", que traz uma lista de algumas das personagens tsundere mais populares das séries de anime, e também sinopses das séries de que elas fazem parte, para apresentar o estereótipo e ao mesmo tempo mostrar onde as pessoas podem encontrá-las, apresentando algumas séries. Eu gostei bastante da ideia, e espero que façam para outros estereótipos de personagens futuramente!~ ^_^

Dissidência Pop

Um outro blog que eu ainda não conhecia, mas gostei bastante, é o Dissidência Pop, que é um blog que traz posts sobre uma infinidade de temas que divergem um pouco daquilo que é "pop"; acredito que daí o nome "Dissidência Pop". É um blog, portanto, bastante informativo e ótimo para conhecer séries de anime e outras coisas relativas à "cultura pop" e à indústria do entretenimento que não são tão mainstream assim. É o tipo de blog que eu gosto de ficar só rolando a página e vendo por puro deleite, acúmulo de informações e conhecimento. Então, tem essa série de posts chamada "Gnósticos Sonham Com Robôs Gigantes? O crescimento do crescimento do gnosticismo nos animes japoneses.", que traz uma tradução de um artigo científico sobre o crescimento do gnosticismo em séries de anime. Eu pessoalmente tenho ressalvas com o gnosticismo, mas eu acho interessante demais posts que se aprofundam em determinados temas "de fora" e trazem um certo embasamento científico para esse universo, então acho que essa série de posts vale muito a pena ser lida por quem se interessa pelo assunto.



Por hoje, era isso! Espero que vocês tenham gostado da seleção que fiz para essa semana, e aguardem ansiosamente as das próximas semanas! Até mais!~

2 comentários:

  1. Saudações


    Tive algumas considerações à fazer, nobre, sobre a campanha. Mas já escrevi no lugar apropriado, de toda a forma. Então, tranquilize-se.

    No mais... Ainda verei meu blog sendo citado por aqui, nesta série... Eu acho... hehe...

    Bom, tanto o Crunchyroll quanto o Daisuki são ótimas plataformas nas quais indico o uso, mesmo com o pesar dos pontos de melhora que ambas possuem, de fato. No entanto, tirar print screens nelas é ótimo, graças à opção natural que elas possuem de remover as legendas. Muito bom mesmo.

    Agora, uma cosia é séria. O Japão vai intensificar ainda mais os estímulos contar a pirataria de seus produtos áudio-visuais pelo mundo. Claro que, em si, a prática não findará, mas eles almejarão diminuir drasticamente isto. Basta citar como está sendo feito o trabalho contra cidadãos japoneses que fazem uploads de mangás e animes, especialmente os residentes na região de Tóquio.

    São, de fato, todas elas considerações muito importantes à serem feitas. Por todos, uma vez que o hobbie está na prerrogativa da questão.

    Ótimo trabalho, nobre.


    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlílio! Tudo bem?

      Eu vi... Não acho que seja um problema organizarmos bem um grupo que queira participar. Não como uma panelinha, afinal é aberto, mas como um coletivo disposto a se ajudar, mesmo que não tenha parceria oficializada. :) E sim, com certeza verá!

      Ah, entendo! Isso é realmente ótimo, espero poder fazer bom uso! E bem, é bom que eles tentem reduzir a pirataria; penso que iniciativas como o Daisuki são realmente ótimas. Já vi sobre isso também, e bem, com certeza é ruim para nós que temos o costume de baixar anime ilegal e etc., mas se tiverem iniciativas como o CR e o Daisuki, não acho que vai mudar algo para nós. No entanto, acho que isso pode sim afastar novos fãs...

      Muito obrigada pela visita e o comentário, como sempre, Carlílio! Até mais!~

      Excluir