domingo, 3 de abril de 2016

Artigos da semana da Blogosfera Otaku #1

Gif do anime Tamako Market [resenha]

Olá, pessoal!

Quem não é da blogosfera de anime talvez não saiba, e quem é, talvez já saiba que alguns (vários?) blogs da blogosfera estão se juntando para formar um coletivo que contemple vários blogs que giram em torno do tema comum "anime", mas que falem de tipos - gêneros, demografias, estilos - diversos de anime, com abordagens e propostas diversas. O objetivo dessa união é, basicamente, ao mesmo tempo divulgar blogs da blogosfera que são bons e que algumas pessoas podem não conhecer, trazer conteúdos diversos para o pessoal que é fã de anime, e aumentar a divulgação destes blogs. No exterior, existem sites como o Animenano que se propõem a ser agregadores de blogs. Aqui, o mais próximo que nós temos de um coletivo de blogs é o Genkidama, que é menos um coletivo, é mais um portal especializado e institucionalizado. Por outro lado, o objetivo do grupo da "Blogosfera Otaku BR" é mais o de reunir blogs menores da blogosfera, e ajudar um na divulgação do outro. ♡ O  Fábio, do parceiro Anime21, me passou essa proposta, e assim tenho conhecido muitos blogs novos, em geral não tão famosos mas com conteúdo excelente. Por isso, só tenho a agradecer o convite, e espero que a proposta dê muito certo!

Então, os posts semanais de Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu estão acabando, mas agora aos domingos o blog vai ter um outro tipo de post semanal, que é o "Artigos da semana". Nesses posts, vou postar aqui um artigo de cada blog do coletivo que está participando dessa iniciativa que eu acho que merece ser lido. ^_^ Espero que vocês gostem dos artigos que compartilhei aqui, e aguardem que semana que vem tem mais!~



Começando pelo Animes Tebane, que é um blog que eu ainda não conhecia muito bem, mas sei que já existe há algum tempo e traz conteúdos muito diversificados, inclusive vários artigos informativos que se aprofundam em certos temas comum ao universo dos animes. Um desses artigos que eu queria recomendar hoje é o "Como É A Produção De Um Anime?", um artigo longo (muito, de verdade
que explica os pormenores da produção de um anime no Japão. Traz algumas coisas que eu já sabia, como os valores exorbitantes, mas também novidades até para mim, que já sou fã desse universo e escrevo sobre ele há muito tempo, como, por exemplo, o conceito de genga. Achei incrível e super vale a leitura!

O Nave Bebop é um blog que eu já conhecia há algum tempo, que também está na blogosfera há alguns anos e é bem respeitado, e eu pessoalmente gosto muito da forma pela qual a Thais escreve. O blog tem um conteúdo bastante diversificado, que apesar de complexo não é nada cansativo de ler. Um dos posts recentes, que eu ainda não tinha lido mas que achei muito interessante, chama-se "O conhecimento é uma xícara de chá" e trata de filosofia zen-budista. Quem lê esse blog sabe que sou apreciadora da cultura japonesa e gosto de descobrir frases e perspectivas novas sempre, e essa do conhecimento como uma xícara de chá é uma filosofia nova que eu ainda não conhecia. ^_^ Para quem está procurando uma resolução ou inspiração, por que não dar uma lida nessa curiosidade?

O Otaku Pós-Moderno é outro blog que só fui conhecer há pouco tempo, porque, para falar a verdade, os temas que eles tratam (em geral anime shounen, como de ação ou esportes) são... meio que o contrário da minha praia, mas os artigos são muito bem escritos e engajantes, então eu fiquei positivamente surpresa e triste ao mesmo tempo por descobrir mais hahah! Então, um post que eu queria selecionar para esse primeiro dia é o "“Por que essas obras são as minhas favoritas”, por VG", que é, dos 4 integrantes, o que tem um gosto mais parecido com o meu - por exemplo, a obra escolhida por ele para ser #1 é Solanin, que eu já resenhei - e falei muito bem - aqui. Então, vou procurar prestar atenção nos seus posts! No mais, é um blog bem escrito e que eu recomendaria para quem gosta desses estilos!

Esse blog é do Diego, que eu já conhecia e já tinha lido vagamente o blog, mas só fui ler mesmo agora graças a essa iniciativa, e como eu agradeço, porque o blog tem posts maravilhosos de ricos e informativos. O "Vamos Falar Sobre Representatividade" é um deles. É gigante, é. Mas por favor leiam, ele é incrível. Volta e meia eu falo de representatividade aqui no blog, mas eu nunca teria feito um masterpost informativo desses, então leiam. Grata!

O Code Keikaku é um blog relativamente novo, nascido em Janeiro desse ano, que me ganhou logo no nome porque né, quem não sabe ainda que meu anime favorito é Code Geass (ou: quem não me conhece), agora sabe. E aí eu fui ver o conteúdo, e tem muita coisa que eu não conheço, mas tem um post sobre o OVA Midori Shoujo Tsubaki, que eu já tinha ouvido falar e que me deixou muito intrigada para ver esse OVA algum dia. Pareceu sinceramente interessante! Então por hora é esse o post que eu gostaria de compartilhar do blog.

Por fim, o Anime21, que já é parceiro de button aqui do blog, também está participando dessa empreitada! O "Guia Definitivo Para Escolher Um Anime Para Assistir" é o post (para ser mais exata, página) que eu queria recomendar essa semana. Achei simplesmente genial o esqueminha Akinator-like que o Fábio fez para recomendar um anime, e apesar de no geral não serem minhas séries favoritas, são recomendações muito válidas para quem está querendo uma recomendação de anime novo no seu estilo para assistir em tipo, 2 minutos. Sério. Se vocês quiserem uma recomendação, vão lá!~

Por hoje, era isso. ^_^ Espero que tenham gostado dessa iniciativa, e para quem mais tem blog de anime, deixe aqui nos comentários se quiser participar dessa empreitada também! Muito obrigada pela visita, e deixem comentários nesses blogs! Até mais!~

2 comentários:

  1. Saudações


    Nossa... Eu podia jurar que seria citado ao menos por ti, nobre Chell...
    Puxa...

    Mas ok, tendo em vista que só adentrei hoje à proposta...

    De toda a forma, a ideia é boa. Anteriormente já existiram trabalhos de foco similar, mas foram diminuindo de intensidade com o tempo.
    Espero que a proposta atual caminhe sempre adiante, pois a intenção da mesma é uma das melhores possíveis.

    Seguindo.


    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlílio!
      Você também está participando dessa iniciativa?? A comunidade tem várias iniciativas, essa é apenas uma delas. Eu postei os nomes de quem mais postou, mas fiz na pressa porque não sabia nem se teria como participar ontem já. ^_^; Espero que você peça para entrar nessa iniciativa também, pois também frequento seu blog há bastante tempo e teria o que recomendar!

      Entendi. É uma pena, não? Eu sempre quis poder participar de um Animenano da vida, mas infelizmente nunca tivemos algo do tipo aqui. Acho que, se esse grupo conseguir se organizar para criar algo assim, vai ser muito legal! :)

      Abraços, muito obrigada pela visita e pelo comentário, e até mais!~

      Excluir