quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Cosplay: Como fazer um cosplay barato?

Olá, gente! Como vão?~

O post de hoje, um pouco mais descontraído e descompromissado, é para compartilhar dicas que eu pessoalmente uso de como fazer um cosplay sem gastar muito. Como eu tinha prometido anteriormente que faria mais posts sobre cosplay, mas atualmente deixei meus projetos um pouco parados, pensei que isso seria algo legal de compartilhar. E também por um outro motivo: Muita gente (meu eu do passado incluso ^_^;) acha que cosplay é coisa de gente que tem muito dinheiro, e acredita que "se não é caro, é cospobre!", mas realmente não é. Se você tiver tempo livre e vontade de se dedicar a esse hobby, você pode!

Cosplay de Raku Ichijou por @prince.senpaii

Como? É aí que você precisa pensar um pouquinho nas suas possibilidades e limitações, mas a minha intenção aqui é dar algumas dicas úteis de como você pode fazer um cosplay sem gastar muito dinheiro.


Algumas regras gerais de ouro que eu dou são: planeje com antecedência, para se permitir "perder tempo" procurando os melhores preços e produtos; e saiba que personagem você quer fazer, e qual é o seu nível de dificuldade - por exemplo, alguns personagens usam roupas que encontramos facilmente no dia-a-dia e que podemos adquirir por um bom preço, mas alguns outros usam roupas nada casuais, e nesse caso você vai precisar de um pouco mais de criatividade ou habilidade.
Para pesquisar personagens, recomendo o Anime Characters Database. Lá você pode procurar personagens por características como cor e comprimento do cabelo e cor dos olhos, que podem ser iguais aos seus e então você já economiza na peruca ou nas lentes. Para quem só quer fazer um "cosplay de armário" para ir em um evento ou tirar fotos, essa pode ser uma boa opção, mas para quem quer fazer um personagem específico, confira as dicas abaixo!~ ♡

1. Compre cosplays usados!
Uma coisa que muita gente não sabe é que existem comunidades no Facebook especializadas em trocas, compras e vendas de cosplays, algumas regionais, outras nacionais. Nessas comunidades, muitas pessoas vendem seus cosplays "aposentados" por um preço até mais barato do que pagaram para fazê-los. Você pode buscar na barra de busca (a barra em que está escrito "Procurar neste grupo", logo abaixo do banner da página!) o nome do personagem ou série que você quer. Seguem abaixo links de algumas das comunidades que eu frequento:
Entre outras comunidades, basta procurar "cosplay" na barra de pesquisa do Facebook. Vale a pena procurar se tem uma na sua cidade ou alguma cidade que você visite regularmente, também, para economizar no frete! Por exemplo, o Brechó Cosplay RS é só para moradores do estado do RS, e assim por diante.
P.S.: A própria loja aqui do blog, Loja Not Loli!, eventualmente também vende cosplays usados e a precinho, então confiram lá se quiserem! ^_-

2. Pesquise preços sempre!
E com antecedência. Isso parece óbvio, mas muitas vezes as pessoas acabam encarecendo seus cosplays por não terem tempo para pesquisar preços, porque planejam em cima da hora. Pesquise em lojas físicas, mas também em lojas virtuais; dependendo do produto, pode compensar mais comprar na Internet, mesmo pagando frete, do que comprando em uma loja. Pesquise especialmente aquilo que está encarecendo o cosplay. A peruca tende a ser cara, mas pesquisando, é possível encontrar lojas de importação que vendem perucas sintéticas de kanekalon, um tipo de fibra realista e durável, que tende a ser melhor que nylon e mais barata que fios naturais. Para quem topa arriscar, importar da China (através de sites como Aliexpress) costuma ser uma boa pedida, mas você deve lembrar que demora um tempo indefinido e existem riscos, como ficar com o produto preso na alfândega! Comunidades como "Aliexpress para cosplayers" podem te ajudar a encontrar os produtos com melhor custo-benefício. Enfim, as possibilidades são várias, e quando a grana está curta, pesquisar bem é importante!

3. Peça roupas emprestadas!
Caso você tenha amigos cosplayers, essa parte é mais fácil e óbvia, mas mesmo se não tiver, sempre vale lembrar que é possível pedir roupas para os seus parentes e amigos ao invés de comprar! Algumas pessoas guardam perucas coloridas para o carnaval e coisas assim nos seus armários. Uma roupa de uniforme, por exemplo, pode estar jogada no guarda-roupa de alguém, ou um casaco. Eu já fiz um cosplay de Nana Osaki com botas pretas emprestadas, e deu muito certo! Além do que, vocês podem fazer uma troca de roupas e acabar sendo divertido, né?~

4. Faça peças artesanais!
Essa é a sugestão mais óbvia, mas também mais importante. O quanto você pode economizar fazendo peças artesanais é absurdo. Eu já falei aqui que gosto de DIY, e já fiz um "30 dias de DIY", para quem gosta de fazer artesanatos mas não tem muita criatividade na hora de bolar as ideias do que fazer. Eu, por exemplo, estou atualmente trabalhando num cosplay da personagem Aerith Gainsborough - cujo making-of vou mostrar direitinho em um post! - no qual utilizo um cabo de vassoura velho para fazer o cetro, e duas garrafas de iogurte líquido para os braceletes, com pedaços de EVA e tinta prata. Para fazer a espada do meu cosplay de Mirai Kuriyama, eu utilizei papel paraná, tinta guache vermelha e uma resina velha, tudo coisas que eu tinha em casa. E assim por diante. Quando se trata de fazer coisas que não são roupas ou não requerem costura, muitas vezes é possível usar embalagens recicladas ou até mesmo coisas que você tem guardadas em casa para fazer coisas incríveis. Quando não, as próximas dicas podem ajudar!

5. Compre roupas de bazares e brechós!
Em bazares e brechós, você pode fazer grandes achados, especialmente se você tiver a habilidade de modificar roupas usando ferramentas como cola quente ou costurando. Como exemplifiquei, ainda vou fazer um post falando só sobre o meu cosplay de Aerith, mas para o colete vermelho - que eu não fazia ideia de como ia fazer inicialmente! Como costurar algo tão difícil? Quanto será que vai custar todo esse brim?! - eu comprei em um brechó uma jaqueta vermelha bem estragada por 5 reais, e modifiquei. Já para o cosplay de Mirai Kuriyama, a blusinha de lã rosa também foi um achado de brechó. Outra dica: ao invés de costurar uma roupa de uniforme completa, por exemplo, você pode comprar a blusa branca em um brechó e passar um alvejante, e então fazer só a gola - certamente sairá mais barato que comprar o tecido e fazer a blusa. Para fazer uma saia de lolita, muitas vezes também compensa modificar uma saia evasê normal. E assim por diante. Se você frequentar bazares e brechós, com certeza achará peças interessantes para os seus cosplays, para usar ou modificar. É uma ótima dica, e ainda uma oportunidade de ajudar os bazares beneficientes.

6. Costure e/ou modifique suas próprias roupas!
Bem, isso aqui é óbvio, mas: se você souber costurar, com certeza vai economizar fazendo cosplay. Se você não souber, há muitas formas de aprender hoje em dia! Se você tiver uma máquina de costura, não tenha medo de fuçá-la; procure seu manual na Internet, pegue alguns retalhos, e siga em frente. Eu mesma aprendi a mexer na minha máquina fuçando, e até muito não sei grandes coisas, mas sei o bastante para costurar alguns cosplays e roupas mais simples. ^_^ Mas, ainda que você não tenha uma máquina de costura, tendo uma linha e uma agulha já é possível aprender! YouTube está aí para ajudar. Tem inúmeros tutoriais, basta procurar "como costurar..." e afins.
Ao invés de comprá-lo pronto, basta comprar o tecido para fazer. Às vezes dá para economizar ainda mais modificando roupas velhas cujos tecidos estejam em bom estado. Isso, claro, também vale para roupas de brechó, roupas usadas de outras pessoas, e assim por diante. Saber costurar é uma mão na roda quando se trata de cosplays, mas mesmo que você não saiba, é possível fazer algumas coisas sem costura. Por exemplo, para o meu cosplay de Touko, de Pokémon, eu fiz o colete pegando uma blusa preta larga, cortando no formato certo e colando os bolsos, e rasgando e desfiando um shorts velho. O resultado ficou surpreendentemente legal, e não precisei costurar nada. :) Assim, modificar roupas velhas (até mesmo peças inusitadas, como maiôs!) pode ser uma ótima ideia na hora de fazer cosplay.



Por hoje, era isso! Para quem não frequenta o blog, minha conta no Cosplay.com é Rahzel, para vocês conferirem lá os cosplays que fiz aos quais me referi ao longo desse post.

Minha dica de ouro é: se divirta! Eu não quero ser rude aqui, pois cada um pode fazer cosplay pelos motivos que quiser, mas como já comentei aqui, o que estraga o meio desse hobby maravilhoso é que é muitas vezes um meio competitivo e hostil. Por isso, faça bem para si e para os outros com os seus cosplays, e tenha sempre em mente que o importante é a diversão!

Espero que vocês tenham gostado do post e das dicas simples! ♡ Deixem aí nos comentários o que acharam, se curtiram e se querem mais posts assim! Muito obrigada, e até mais!~ (◠‿◠✿)

5 comentários:

  1. Uuuuuaaau que postagem incrível, disse quase tudo, adorei!
    Participo de todas essas comunidades de cosplays no facebook, já me ajudaram bastante.
    Vc vai ajudar bastante gente linda :D continue, por mais postagens assim ;)

    http://meublog.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssy! Primeiramente, muito obrigada pela visita e pelo comentário!
      Depois, muito obrigada pelo elogio também! ♡ Se tiver mais alguma dica que queira compartilhar, ou algum post no seu blog que queira divulgar, sinta-se livre! Eu agradeceria e acho que muita gente também. *^_^* E pode deixar que farei mais postagens sim!
      Beijos e obrigada pela visita e pelo comentário!~

      Excluir
  2. Rsrs foi um prazer comentar aqui, e sempre que der, passarei por aqui!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada justo o que eu estava procurando,
    Continue com os posts (°^°)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba, fico feliz que tenha gostado! ♡ Pode deixar, logo teremos mais posts sobre cosmaking! Muito obrigada pela visita e pelo comentário, e até mais~

      Excluir