quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Aplicativos pra Android: Utilitários gerais

Gif do anime Black Rock Shooter. (Fonte)

Olá!~

Enfim, chegamos na segunda parte da série de posts sobre aplicativos pra Android! Nessa segunda parte, eu vou falar de alguns aplicativos utilitários, como messengers, aplicativos de edição de imagem, e assim por diante. Esse primeiro post servirá para falar de utilitários de uso geral. O segundo post da série será voltado para os aplicativos "femininos", de maquiagem, moda e afins, e o terceiro post será voltado para os aplicativos de anime, mangá e fandoms em geral, como comunidades, leitores de mangá. Essa divisão, já aviso de antemão, é meramente para não deixar muitos aplicativos em um único post e ter mais tempo de elaborar os posts, mas um determinado aplicativo pode facilmente se encaixar em mais de uma categoria (na verdade, todos os aplicativos se encaixam em todas as categorias porque são os que eu gosto, então;;).

Espero que gostem de mais esse post, e deixem aí nos comentários suas próprias recomendações, por favor!~



1. Messengers:
1.1. Line
O Line é, basicamente o Whatsapp do Japão; exceto que ele é muito melhor que o Whatsapp. Alguns motivos: o uso é gratuito (ao contrário do Whatsapp, que tem uma pequena taxa anual); você pode optar por comprar "stickers", que são espécies de emoticons, e tem uma variedade imensa de stickers de anime, dos mais antigos aos mais recentes, dos mais conhecidos aos menos; e existe um Line para PC, oficial, ou seja, quando você não está com o celular, ainda pode conversar com seus amigos do Line pelo computador. Ah, e claro, as correntes do WPP não chegam até aqui nunca... Tem várias vantagens que me fazem preferir usar o Line ao WPP, pessoalmente, então eu recomendo a quem está procurando um novo messenger!

1.2. Kakao Talk
Se o Line é o WPP do Japão, o Kakao Talk (ou KKT) é o WPP da Coréia do Sul, basicamente. Quer dizer que o pessoal das bandinhas de k-pop conversam por ele, e foi assim que esse aplicativo também acabou ficando popular no mundo todo. Ao contrário do que se pode pensar, apesar de ser muito parecido com o Line, eles não são da mesma empresa. Também tem uma versão pra PC, o que é uma mão na roda. Eu confesso que não uso muito Kakao Talk, mas gostei do pouco que usei e recomendaria, também, a todos.

1.3. Cord
Esse é um messenger cujo único defeito é realmente o fato de que ninguém usa ele, mas se você conseguir convencer seus amigos a usarem, é ótimo. Através dele, você pode mandar mensagens de voz com um toque, e é igualmente simples pra ouvir suas mensagens, que ficam com uma notificação em cima do avatar da pessoa. O design dele também é ótimo e prático. Eu usei pouco, mas atesto que é ótimo pra passar mensagens curtas, como avisos de que está chegando em determinado lugar, por exemplo.


2. Ferramentas de estudo:

2.1. Memrise
O Memrise é um aplicativo (o qual é baseado em um website) que serve para ajudar no aprendizado de diversos temas, de linguagens, passando por programação, até matérias escolares. Usuários do próprio website podem criar cursos de diferentes matérias, o que faz com que o Memrise tenha também uma comunidade bem ativa! O aprendizado é feito em "cursos" com duração rápida, e logo em seguida é aplicada uma "prova" em formato de quiz. Você pode ainda configurar uma rotina de estudo diária, de determinado número de pontos por dia pra cada curso. Eu costumava usar o Memrise pra aprender Japonês - os cursos da língua que estão divididos nos diferentes níveis do JLPT são bem didáticos e interessantes pra iniciantes! - e também Javascript, por exemplo. Como é super prático e até divertido, eu recomendo!

2.2. Casa das Questões
Pra quem está estudando outras coisas - entre elas, para o vestibular e/ou concursos - esse aplicativo é mesmo uma mão na roda. Sei que ele distoa um pouco de todos os outros dessa lista, porque ele é voltado pra um propósito bem específico, mas como eu o adoro, tive que colocar aqui, e mesmo pra conhecimentos gerais acho que o sistema dele é muito bom. Funciona assim: abrindo o aplicativo, você pode fazer uma prova ou simulado, e incluir questões das categorias que você quiser. São até 200 questões em um simulado, o que é bem pouco - tem categoria que sozinha tem mais que isso, o banco de dados de questões é mesmo muito grande, e os temas vão desde atualidades até direito penal e civil. O lado ruim é que precisa de Internet pra usar. De resto, é muito bom mesmo, recomendo!

2.3. Aprendizado de japonês
Pra aprender japonês, além do Memrise, eu gosto também do Learn Japanese Phrasebook, que é exatamente o que o nome diz - um guia pra aprender japonês com frases simples, com escrita no alfabeto japonês, em romanji, e áudio pra cada uma das frases. É muito bom pra aprender aquele japonês "turístico", de frases prontas - é voltado especificamente pra isso. Eu também gosto desse aplicativo (em chinês) pra aprender japonês com frases de anime. É bonitinho, apesar de, bem, ser em chinês, então se você (como eu) não entende chinês, só serve pra fazer revisões de frases comuns, mesmo. ^_^;


3. Ferramentas de trabalho:

3.1. Petaco Kawaii Shared Notebook
Esse aplicativo é simplesmente incrível. É o seguinte: Com ele, você pode ter um "caderno de anotações" compartilhado. Ele funciona meio que nem os calendários que eu mencionei no post anterior - pra quem não viu, aliás, vale dar uma olhada naquela seção, pois esses calendários são muito úteis! - mas com o diferencial de que o Petaco serve pra ser compartilhado. Se você está fazendo, por exemplo, um trabalho em grupo, tem um blog ou algum outro tipo de projeto em grupo, você provavelmente costuma organizar suas atividades, por exemplo, pelo Facebook. No Facebook, no entanto, você não tem a opção de organizar um calendário, e muito menos de colocar stickers e outras coisas pra identificar facilmente a divisão de tarefas, por exemplo. A proposta do Petaco é exatamente de ser um caderno virtual e compartilhado, e nesse sentido é um aplicativo super original e útil. Eu usei pouco, até por não ter com quem compartilhar, mas mesmo apenas como calendário/bloco e notas é um aplicativo que eu recomendo!

3.2. Pocket Money Saving
Você tem dificuldades para controlar o dinheiro que você gasta? (Eu confesso que tenho um pouquinho, sim! (´・ω・`) ) Então esse aplicativo pode ser super útil para você. Existem vários aplicativos fofos desse tipo, no entanto, a maioria é em japonês. Esse aqui, apesar de ser em japonês, é bem simples de navegar e pode ser instalado em celulares de várias línguas. Serve para fazer um balanço do seu dinheiro e das suas contas. Certamente é mais útil pra quem sabe um pouquinho de japonês, mas fica aqui minha recomendação!

3.3. Calculadoras
Pra quem não gosta da calculadora padrão do Android, aqui vão algumas alternativas bonitinhas pra você fazer suas contas! Tem essa calculadora do Ren da Kaoron - mesma empresa do Tea Timer Ren, que vou comentar mais abaixo - e essa aqui do Kyubey, para os fãs de Madoka Magica, por exemplo. Pra quem gosta do celular com um visual "kogal", tem essa aqui também. Pra quem gosta de bichinhos, tem essa do Komachi, e essa da Miku pra quem gosta de Vocaloid, por exemplo. Existem várias calculadoras gratuitas muito bonitinhas disponíveis pra download, que você pode achar facilmente procurando por "calculator" ou "電卓" na Play Store, se quiser algo que combine mais com o seu tema de celular do que a calculadora padrão!


4. Outros aplicativos:

4.1. DecoPic
Pra quem gosta de tirar fotos no celular, mas já cansou do Instagram, o Decopic pode ser uma ótima opção. O Decopic é um aplicativo japonês (disponível em inglês, porém, pra nossa alegria!)  que permite que você acrescente efeitos em fotos; como é feito também pensando nas máquinas de purikura japonesas, mais do que isso, o Decopic permite também que você acrescente stickers às fotos, como molduras, balões de fala, corações, brilhos e outras coisas muito fofas. Pra quem gosta de tirar fotos com os amigos, ou fotos de cosplay/kogal, por exemplo, dá pra tirar umas fotos muito bonitinhas com esse aplicativo! ^_- Eu pessoalmente sou apaixonada, então recomendo a todos!

4.2. Timers de cozinha
Timers de cozinha como o Tea Timer Ren e o Taimu na "No" desu são aplicativos fofinhos bastante úteis pra quem precisa de contadores, por exemplo, pra fazer um chá ou pão. Os timers servem pra tempos curtinhos - por exemplo, o Tea Timer Ren pode ser programado para até 5 minutos - e eles tocam um alarme quando aquele tempo pré-determinado passa. Pra quem, que nem eu, gosta de ficar olhando o celular enquanto deixa a torrada ou pão esquentando no forno pela manhã, por exemplo, mas não quer ter o trabalho de programar um alarme só pra isso (o que é trabalhoso e demorado) esses contadores de tempo curtinhos podem ser uma mão na roda!

4.3. QR Code Reader
O código QR é muito usado hoje em dia em vários campos - embalagens de produtos, pontos de ônibus (aqui na minha cidade tem! ^_^;), banners informativos e toda sorte de lugares e situações, então é uma mão na roda ter um desses leitores instalado no seu celular. Dentre os leitores, acredito que o QR Code Reader seja o melhor deles, então se você ainda não tem um, super recomendo este! E pra quem quiser uma alternativa fofa, recomendo o Cute QR Code Reader.

4.4. Calm
O Calm é um aplicativo de meditação maravilhoso pra todos nós que temos dificuldade em manter a saúde mental no meio da correria do dia-a-dia. Eu andei sofrendo com insônia durante um período nesse ano, e esse aplicativo me ajudou muito. É bem simples, na verdade: você coloca os fones, e ele vai passar instruções pra você respirar de tal maneira ou sentir o corpo de tal maneira, de modo a entrar em um estado meditativo. Tem uma rotina de uma semana de "exercícios", que duram cerca de dez minutos cada. Ele só tem um problema: é em inglês, então se você não consegue escutar bem inglês, ainda que seja gostoso ouvir o barulho do aplicativo (é um barulho de passarinhos cantando!), não vai dar pra entender as instruções. ^_^;



Por hoje, era isso que eu tinha pra mostrar. Espero que gostem de mais esses aplicativos! Pra quem baixou algum, deixe aí nos comentários o que acharam, e deixem também sugestões de outros aplicativos que vocês usam! Eu devo ir acrescentando mais alguns nomes aqui nesse mesmo post, então sintam-se livres pra fazerem quaisquer recomendações. ♡

Muito obrigada àqueles que visitaram e leram, e aguardem o próximo post dessa seção, com sugestões de aplicativos de moda e beleza! Até mais!~

4 comentários:

  1. Oi~
    Gostava muito do LINE e do KakaoTalk, mas quase ninguém com quem eu costumo conversar usava, daí fuen :( Quando comprei meu novo cel, não fiz questão de baixar.
    Procurei o Pocket Money Saving, mas não achei (agora, clicando no link, vi que o nome é Pocket Money MEMO orz) e fui procurar outro aplicativo com as mesmas funções. Acabei baixando o MONEFY. Parece bem legal, mas não sei quanto dinheiro tenho e ainda não usei direito siuhgdsdusfd (tenho tão pouco dinheiro que dá tristeza contar)
    Você indicou uns apps bem legais que gostaria de baixar pra deixar tudo mais cauai desu, mas meu cel é um cooooisa... 8gb e 4 deles já vêm sendo utilizados pelo sistema e apps do google. -___-
    Ah, o link do 3.1 não leva à página do app ;---; queria testaaaar~
    iufshfsuhdfsui
    Muito bom o post! AHAZOU
    Abraços~

    Nankin Dust

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi Saddy, tudo bem? Quanto tempo! ♡

      Eu gosto muito do Line e do KKT, mais ainda do Line, pra ser sincera, pela variedade dos stickers e tal. Cheguei a convencer uns amigos meus a migrarem pro Line só pra isso, haha. ^_^; (mas também porque ele é muito melhor que o WPP, na minha humilde opinião; a única dificuldade mesmo na migração é que muitas empresas de telefonia brasileiras oferecem planos de WPP, mas nenhuma de Line. :\)
      Ahh, que legal! ♡ Eu confesso que não uso esse app por não achar muito prático justamente por ser em japonês, mas vou dar uma olhada no Monefy, obrigada! (...e não ter dinheiro é um outro motivo pra não usar apps de administrar dinheiro aqui também, então eu sei como se sente;; ;_;)
      E sobre o Petaco, bem... ele foi descontinuado, e pelo jeito tiraram ele da Play Store por algum motivo. Confesso que não sei se tem algum substituto, vou dar uma procurada! Muito obrigada por avisar!

      E muito obrigada pela visita e pelo comentário!! Fico feliz que tenha gostado do post~ Até mais! ♡

      Excluir
  2. As conversas no wpp poderiam ser mais legais se eles colocassem novos meios de customização, tipo o msn tinha a opção de nos criarmos os próprios emoticons, o que deixava tudo muito engraçado. Tem um app desenvolvido na índia que na minha opinião é muito mais legal que o WPP, o nome é Hike. Tem memes muito legais e opções bem interessantes.
    Abraço Chell

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego, tudo bem?~
      Verdade! As pessoas costumam mandar fotos no WPP pra fazer de emoticon, né? A opção de fazer emoticon do Line é mesmo bem melhor. Não conheço esse Hike, mas vou dar uma olhada!
      Muito obrigada pela visita e pelo comentário, Diego, até mais!~♡

      Excluir