quarta-feira, 19 de agosto de 2015

"DIY", ou Do It Yourself + Challenge "30 Dias de DIY"!


Foto do meu artesanato mais recente.

Olá, gente! ♡ Como vão?

O post de hoje é pra falar, como sempre, sobre uma de minhas paixões: DIY, ou Do It Yourself. Do inglês "Faça você mesmo", mais do que apenas o popular "artesanato", o DIY é todo um conceito que surgiu nos Estados Unidos, em meados dos anos 1950, ápice do desenvolvimento da indústria e das novas tecnologias, como o televisor, do surgimento do consumismo e do american way of life. Nessa época, investia-se pesadamente em marketing e os produtos começavam a ser "recicláveis", e na contramão dessa tendência - ou, como forma de contracultura, para ser mais exata - surgia o movimento Do It Yourself, sobretudo entre as tribos de roqueiros e grunges, que produziam seus próprios adereços, jaquetas customizadas e afins. Na atualidade, graças à internet e websites voltados para a produção de artesanatos, e a busca de formas alternativas de obter uma renda extra, muitas pessoas - sobretudo de blogs femininos - tem revivido essa cultura de "artesanato" e produção dos seus próprios potes, artigos de decoração, roupas e assim por diante.

Eu já comentei esse prática aqui no blog, brevemente, no post sobre Fairy Kei, e na época provavelmente comentei alguns dos meus próprios DIYs. Também comentei aqui sobre alguns dos meus planos; atualmente, estou planejando vender alguns DIYs meus no website Etsy, e fiz um challenge para eu mesma seguir - isto é, um cronograma de coisas que eu quero fazer até o fim do mês, incluindo, por exemplo, galaxy skirt e um vestido jeans. Como eu já comentei aqui, tenho um pequeno Tumblr onde posto ideias de DIY que eu vejo na Internet e quero tentar fazer.

Muitas pessoas vêem produtos lindos de lojas em websites como o Etsy e StorEnvy, querem começar a artesanatar, e não tem ideia de por onde começar. Pra essas pessoas, eu fiz uma listinha de sugestões, com algumas dicas, baseado no que eu vi pela Internet, achei fofinho e salvei no meu computador ao longo de anos. Esse não é o challenge que eu estou seguindo durante esse mês (talvez eu o faça no futuro, porém!) mas eu acredito que seja legal pra quem não sabe por onde começar e quer algumas boas ideias. Vai juntando aí seus materiais recicláveis, rolos de papel higiênico, papeis de presente e botões, e bora fazer arte! ♡

Espero que gostem!~ Pra quem for tentar fazer, boa sorte, e por favor postem aqui suas dúvidas, sugestões e resultados!! (*^_-*)


Dia 1: Um diário.
Pra começar os seus 30 dias de Do It Yourself, por que não começar fazendo um diário? Com algumas folhas de papel dobradas, papelão e um material - como papel de presente - pra forrar, além de um grampeador manual, e algumas habilidades artísticas pra fazer desenhos e "adesivos", é possível fazer um diário bem fofinho. É uma ótima oportunidade, também, pra fazer papel reciclado com aqueles rascunhos que você tem jogados. Ou, pra quem não quer ter o trabalho de fabricar o diário, vale apenas forrar um caderninho, e quem sabe costurar um bolso na parte de trás pra colocar os lápis e lapiseiras? Tudo vale. Mas fica a dica de começar os 30 dias com um diário, pra anotar seus projetos, ideias e resultados!

Dia 2: Algo de material reciclado.
Isso mesmo: material reciclado! Quem não produz lixo vários dias, no mundo moderno de enlatados e comida pronta? Mas sabia que uma latinha, com um forro e algum esmero, pode dar um belo porta-lápis? Ou, ainda, para os fãs da moda japonesa e lolita, uma mini-cartola, por exemplo? - basta fazer uma base de cartolina, forrar tudo, colar ou costurar algumas rendas e uma fita.
É pensando nisso que eu sugiro, no segundo dia, algo de material reciclado. Outra boa ideia é um organizador de papel higiênico. Ou mesmo um vasinho de garrafa PET, pra quem procura algo mais fácil. Pra algo mais desafiador: Que tal pegar a primeira embalagem que você iria jogar na lixeira pra fazer um artesanato?

Dia 3: Um presente pra alguém que faz aniversário.
Poucas coisas são mais prazerosas do que dar um presente para uma pessoa querida. Pense em alguém que vai fazer aniversário nesse mês, ou no próximo, que você gostaria de presentear - e que provavelmente gostaria de receber algo feito pelas suas próprias mãos. Se você não tiver ninguém assim, pense em um presente de dia dos pais ou das mães, ou do amigo, por exemplo. Pense naquela pessoa que você conhece que curte artesanato. O que será que ele gostaria? Fazer um presente pra uma pessoa querida, acredito, é muito motivador pra quem está começando a fazer DIY! ♡

Dia 4: Crie uma embalagem de presente.
Você já fez um presente; falta, agora, a embalagem. Existem diversas formas de fazer seu próprio papel de presente - com papel kraft, por exemplo, algumas tintas e um molde de papel, é possível fazer uma textura incrível e super particular para o presente que você fez. Você pode, inclusive, fazer uma sacolinha. Tudo vale aqui; apenas crie uma forma, com suas próprias mãos, de embrulhar o presente que você mesmo criou!


Dia 5: Algo de bolinhas (polkadot).
Era um biquini de bolinha amarelinha... O polkadot, isso é, aquele padrão de bolinhas geometricamente alinhadas, é um padrão super comum em artes e artesanatos - em fairy kei, por exemplo, é muito comum o uso de padrões rosa e branco em bolinhas. As bolinhas podem deixar qualquer coisa um pouco mais divertida e fofa - por exemplo, desde um lacinho, passando por uma caixinha, ou até mesmo um organizador - e nesse dia vale qualquer coisa que você quiser, contanto que tenha bolinhas! Você pode usar uma textura pronta (de papel ou tecido, por exemplo), ou pode ainda fazer sua própria textura - nesse caso, pode ser feita à mão livre, com pincéis, ou ainda sobre um molde de folha sulfite, furada com um daqueles furadores de papel de fichário, por exemplo. E viva o polkadot!

Dia 6: Um reservatório ou organizador.
A maioria de nos temos coisas que poderiamos organizar melhor: Fios e cabos, utensílios domésticos, lápis e canetas, papeis ou maquiagem, por exemplo. Certamente tem alguma baguncinha mal organizada na sua casa que lhe causa um incômodo, mesmo que você nem perceba. O desafio desse dia vai ser criar algo pra organizar melhor essa bagunça. Algumas dicas são esse organizador de batons, ou esse de cabos, ambos feitos com material reciclável e fácil de achar. Vale tudo pra deixar sua casa um pouquinho mais organizada! ♡

Dia 7: Algo com trapos e/ou tecido. 
Todo mundo tem no armário uma peça de roupa velha, que tem um furinho ou um rasgo, ou que às vezes pode até estar em bom estado, mas você enjoou dela e ela não serve mais para ser usada. Essa peça pode virar uma coisa completamente diferente com uma repaginada, e algum esforço - um tie-dye, uma amarrada diferente, um jeans rasgado e desbotado, uma pintura em offset com tinta de tecido, uma reforma na alça, algumas rendas, ou, para os que sabem costurar, por que não uma peça totalmente diferente? Além de tudo isso, tecido ainda pode ser usado pra forros e outros artesanato diversos. O desafio que proponho aqui é o de usar uma peça de roupa velha, e "reciclá-la" ou reaproveitá-la da forma que você achar mais legal, e que for mais a sua cara. Quem sabe você não ganha uma nova peça de roupa favorita?~

Dia 8: Algo de miçangas.
As miçangas são, frequentemente, as protagonistas dos nossos primeiros artesanatos - as pulseirinhas de miçanga, por exemplo, foram fiéis companheiras de infância de muitas das meninas dos anos 90. (Eu posso atestar ter feito muitas pulseirinhas pra vender na escola! ^_^;;) Pois bem; mas sabia que dá pra fazer coisas com miçangas muito mais legais que aquelas pulseirinhas de látex que você fazia na escola? Por exemplo, uma pulseira com várias voltas, ou um ear cuff. Pra quem não curte tanto adereços, vale ainda fazer, por exemplo, um bonequinho de miçanga. Qualquer coisa bonita de miçangas está valendo! Em nota, vale sim usar miçangas de coração e outras coisas bonitinhas pra fazer, por exemplo, artigos de decora e fairy kei! Pros fãs de j-fashion, fica aí uma boa dica. :)

Dia 9: Um enfeite de natal (ou outra data comemorativa!)
Eba, datas comemorativas! Você gosta delas? Se sim, ótimo, vai gostar desse desafio; se não, talvez o artesanato seja uma forma de você pegar o gosto. Se você e sua família comemoram o natal, vale fazer um enfeite de árvore de natal, ou um presépio, por exemplo. Se não, vale pensar em algo pra outra data comemorativa, como um coelhinho ou uma cesta para a Páscoa, ou uma fantasia pro carnaval, ou qualquer outra data comemorativa que esteja mais próxima. O objetivo, aqui, é o de elaborar antecipadamente uma decoração ou presente para complementar a sua data comemorativa favorita, e deixá-la um pouco mais sua cara!

Dia 10: Algo para seu banheiro. 
Por que banheiro? Porque existe uma variedade de coisas que podem ser feitas para banheiro: Saboneteira, porta-escovas-de-dente, um forro de tábua de vaso sanitário, ou ainda um tapete... Há vários jeitos de dar ao seu banheiro uma cara um pouco mais "sua"; se você não mora sozinho, claro, lembre-se de pedir para o seu colega antes! O desafio, aqui, tende a ser fazer algo que permaneça bonito mesmo estando molhado. O blog Dcoração tem algumas dicas boas nesse sentido, e você pode achar várias outras no Pinterest. Boa sorte!

Dia 11: Algo de esmalte.
Esmalte é um produto que muitas meninas tem em suas casas, mas não usam o tempo todo e acaba passando do prazo de validade. Na verdade, a maioria dos esmaltes encontrados nas farmácias não tem um prazo de validade maior que 2 anos, e acabam estragando enquanto você reveza um e outro nas suas unhas. Mas você sabia que dá pra fazer uma variedade de coisas com esses esmaltes, além de pintar suas unhas, antes que eles estraguem? Eu deixei aqui algumas dicas - como pintar grampos ou uma capa de celular - mas pode ser que vocês consigam pensar em mais alguma coisa. Dica: você pode também optar por "descansar" nesse dia, e pintar suas unhas! (*^_^*)

Dia 12: Algo de massa.
Existem vários tipos de massa, do biscuit ao fimo, passando pela argila e a massinha, até o papel machê e a massa de farinha, sendo que essas duas últimas você pode fazer em casa mesmo. Vale usar nesse dia qualquer tipo de massa, e fazer o que quiser com ela - desde um vaso de cerâmica, até um pequeno boneco feito com massa de farinha! O objetivo, aqui, é usar algum tipo de massa de sua escolha pra modelar uma peça, que pode até mesmo virar uma peça decorativa ou uma pequena escultura para a sua escrivaninha.

Dia 13: Algo de papel.
Papel é comumente utilizado para fazer origami, e como qualquer conhecedor dessa arte sabe, dá pra fazer uma infinidade de coisas com papel: caixinhas, estrelinhas, tsurus, marcadores de página. A caixinha pode guardar algo dentro, as estrelinhas podem ficar num potinho, ou os tsurus, pendurados em um móbile ou servindo de peça decorativa; qualquer artesanato que inclua um elemento central de papel está valendo. Mas, pra quem não é fã dessa arte, vale sim fazer algo mais simples, como um marcador de página mais simples, ou até um bloco de anotações com folhas de rascunho. Tudo vale!

Dia 14: Algo decorativo e/ou natural.
Para este dia, a ideia é criar algo um pouquinho mais orgânico; o objetivo, aqui, é fazer alguma coisa interessante com algum tipo de material natural, pra dar um ar um pouco mais rústico à sua casa. Por exemplo, um terrário com areia e/ou plantas, ou um porta-trecos com pedrinhas embaixo, ou ainda uma moldura de pedrinhas; pense em algum material natural - se você mora numa área rural, ótimo, provavelmente tem bastante variedade e pode até colher umas flores; se não, vale algo que você encontra na rua, como folhas e galhos secos. Preste atenção se no lugar onde você mora tem algo disponível, que pode ser reaproveitado em um artesanato. Se não, vale ir ao supermercado fazer as compras - uma tintura de beterraba, por exemplo, pode ser usada para tingir tecido, ou mesmo um óleo de citronela pode ser usado pra fazer um repelente natural.

Dia 15: Algo até dez reais.
Enfim, a metade do challenge! Pra esse dia, vale fazer qualquer coisa. Apenas um desafio: Você tem que usar materiais que custem, no total, não mais que dez reais. Libere a sua criatividade!~ ♡

Dia 16: Imite um DIY que você viu na internet.
Ahh, a Internet, esse lugar maravilhoso com lojinhas virtuais de artesanato, onde pessoas vendem coisas lindas que você nunca sonhou em fazer. Mas... por que não? Quem disse que é impossível fazer aquela gargantilha linda, ou aquele artesanato fofinho do seu estilo de j-fashion preferido? Dê uma olhada nos seus favoritos, nas suas lojas preferidas (dica: eu tenho uma!), no Tumblr, ou onde for que você costuma ver produtos de artesanato; veja um favorito que você acha que consegue copiar, e manda ver!


Nem sempre vai dar certo, mas não vale desanimar! ^_^;;

Dia 17: Uma bolsa.
O dia de hoje servirá pra você criar uma bolsa - quem sabe pra carregar suas coisas de um jeito mais agradável? É claro que pra quem sabe costurar esse desafio tende a ficar um pouco mais fácil, mas dá, sim, pra fazer bolsas incríveis sem saber segurar uma agulha - por exemplo, dá pra fazer uma bolsa com blusa velha, ou ainda um saquinho com um cordão passado por cima. Pra quem não curte mesmo nada dessa parte de confecção, no entanto, está valendo customizar uma bolsa - uma sacola ecológica (ecobag) que você tenha guardada, por exemplo, pode ser descolorida e forrada, ou ainda tingida com tinta pra tecido, e, com pedaços de fita e/ou renda, virar algo que tenha mais sua cara, e possa ser usada até mesmo em um passeio casual! Com papel transfer e ferro de passar roupa, essa ecobag pode até, por exemplo, virar uma bolsa da sua banda ou anime favoritos!


Dia 18: Crie algo realmente útil.
Aproveite o dia de hoje pra criar algo que você realmente está precisando. O organizador do dia 5 provavelmente ajudou sua vida, não? Ou talvez algum outro utensílio? Aproveite o dia de hoje pra fazer, você mesmo, algo que está precisando, ou querendo, mas sem dinheiro no momento pra comprar; por exemplo - uma capinha de celular que quebrou, ou uma necessaire que estragou e que você ainda não comprou outra. Outra ideia é customizar um chinelo para usar durante a faxina. Vale qualquer coisa que você acha que vai usar no seu dia-a-dia, mas ainda não teve o tempo ($$$) ou disposição pra comprar ou fazer!

Dia 19: Algo com cheirinho
O objetivo, pra esse dia, é fazer algum artesanato que tenha um aroma - por que não um docinho com aroma, por exemplo, pra perfumar suas roupas, ou uma pequena colônia caseira, ou ainda um sabonete artesanal? As possibilidades são diversas. Você mesmo pode fazer o aroma - esse blog em inglês tem algumas ideias de produtos caseiros incríveis! - ou comprar um aromatizante para borrifar (ou borrifar um perfume, porque quem não tem cão caça com gato, né?). A ideia aqui é fazer algo que fique por pelo menos algum tempo dando um cheirinho bom na sua casa. E nesse dia, vale "descansar" queimando um incenso, sim! :)

Dia 20: Algo com seu material favorito.
Eba, 2/3 do desafio já foram completados! Parabéns! (*^_^*) O dia de hoje é de comemoração, então a ideia é fazer alguma coisa com seu material preferido. Você provavelmente já tem um material com o qual gosta mais de trabalhar, e se nem sempre teve, pelo menos deve ter descoberto um que mais gostou nesses 19 dias que se passaram, correto? O desafio de hoje é fazer qualquer coisa que você queira, usando o seu material favorito. Divirta-se!

Dia 21: Crie algo pensando em alguém querido.
No dia 3, o desafio foi criar um presente para uma pessoa querida. O desafio de hoje é um pouco mais simples, mas requer mais criatividade: pense, primeiro, em uma pessoa querida que você queira ou não presentear, e então, crie algo pensando nessa pessoa, nos seus gostos e vontades. Vale ídolo, waifu, husbando? Vale! Vale, sim, camiseta de ídolo, por exemplo. Mas vale também, por exemplo, um presente pro seu pai ou pra sua mãe. E você ainda pode, ao final, presentear a pessoa ou não (apesar de ser um pouco difícil de presentear um ídolo, mas se você for num show ou algo do tipo, tá livre!). ;)

Dia 22: Uma bijuteria.
No dia 8, você criou algo com miçangas; o dia de hoje tem como desafio criar uma bijuteria usando qualquer tipo de material, desde o saudoso macarrãozinho colorido, passando por uma pulseira de papel alumínio, até o pingente de moeda. Vale muita coisa aqui, do mais simples ao complexo, dos brincos aos colares, e se você não curtir bijuterias, vale ainda fazer como um presente pra sua tia ou amiga. Use a criatividade! Aqui tem algumas inspirações, em geral mais complexas, mas vale do mais simples ao mais rebuscado

Dia 23: Customize um (cadarço de) tênis.
O dia de hoje, um tanto mais simples, serve também para relaxar. Você provavelmente usa tênis, ou, se não, pelo menos tem um, certo? Então, o objetivo para esse dia é customizar um tênis! Os mais artistas podem optar por fazer uma pintura com tinta ou caneta de tecido - aqui tem algumas dicas pra isso - mas se você não for desses, ou simplesmente não quiser pintar seu tênis, está valendo fazer até um cadarço de tênis! "Como", você se pergunta? Você pode pegar um cadarço pronto, desses que vendem em lojinhas, e customizar com pintura, ou alternativamente, pegar um pedaço de tecido ou de fita, por exemplo, e fazer algumas modificações pra deixar mais a sua cara. E vale, no final, passá-lo pelo tênis de algum jeito criativo e diferente, pra dar um toque ainda mais pessoal. Além de ser extremamente fashion, a pintura tem a capacidade de dar um toque todo pessoal àquele tênis já velho e desbotado.

Dia 24: Algo com botões.
Se você ou alguém da sua família costura, essa pessoa provavelmente tem uma gavetinha onde guarda todos os botões das roupas que viram trapo ou semelhante. Botões servem pra quem costura, naturalmente, mas sabia que também podem ser feitos diversos artesanatos com botões? Por exemplo: Um bracelete de botões, um colar super fashion, um pingente, um quadro decorativo, um cinto... várias coisas podem ser feitas com botões. Então, o desafio desse dia é fazer qualquer coisa usando alguns botões.

Dia 25: Comemore com comida!
O que melhor que comida pra comemorar o vigésimo quinto dia do desafio? "Ah, mas eu não sou nenhuma culinarista / não curto / não tô no MasterChef..." Não, espera; estou falando de uma cesta de comida. Pode ser uma cesta simples de café da manhã, uma cesta elaborada de dia dos namorados, ou qualquer outra data comemorativa - vai totalmente da sua vontade, criatividade e necessidade. Pra isso, você vai precisar, a princípio, de uma cesta pra decorar, e essa certa pode ser comprada ou feita artesanalmente. Depois, vai precisar de laços, papel crepom, e toda sorte de materiais para decorar a cesta de uma maneira interessante - por que não, por exemplo, flores de plástico? No final, vale colocar comida pra presentear, ou, se não quiser, até usar a cesta para guardar algumas de suas pelúcias, por exemplo!

Dia 26: Um chaveiro.
O desafio desse dia será o de fazer um chaveirinho novo para colocar suas chaves. Chaveiros podem ser feito de vários jeitos e com vários materiais, desde o papel e a cartolina, passando pelo alumínio - o fundo da latinha de alumínio é reciclável e muito bom pra fazer, por exemplo, bottons, broches e chaveiros! - ou a madeira, pela massa de biscuit, miçangas, enfim, qualquer material que você queira utilizar. Vale, ainda, customizar algum material pronto - por exemplo, comprar uma miniatura de garrafinha, e fazer uma miniatura de nebula. Aproveite a liberdade pra fazer algo que seja a sua cara!

Dia 27: Algo com embalagem de presente.
Presentes são algo que a maioria de nós recebemos, por exemplo, de aniversário, e não sabemos o que fazer com as embalagens. Alguns de nós guardamos esses papeis pra fazer artesanatos - eu certamente sou uma delas! - mas, para os que não se dão a esse trabalho, vale sim comprar um papel bem bonito ou esperar o próximo presente. Papéis de presente podem ser usados pra fazer várias coisas - por exemplo, essa bandeja, embrulhar uma esfera de isopor e fazer uma decoração de natal, um mosaico pra sua parede, pra decorar um porta-trecos, enfim, existem muitas formas de reutilizar o papel de presente. Vai da sua imaginação e do que você deseja enfeitar com esses lindos papéis decorativos!

Feito por mim com papel de presente em circa 2011 ;)

Dia 28: Algo com cabochons.
Ou cabochões, também são muito comumente usados para fazer bijuterias, assim como as miçangas; em geral, é fácil encontrá-los em lojas de artesanatos e armarinhos, mas, se no lugar onde você mora não tem, dá pra fazer alguns com resina, por exemplo, ou ainda polymer clay - fica a dica de como fazer seus próprios! Esses cabochons podem ainda serem customizados com glitter, cola, cola glitter e outros materiais. Certos tipos de cabochons são muito utilizados nos artesanatos de decoden, por exemplo - você pode usar molde pra biscoitos pra fazer alguns assim, e até mesmo pintar com esmalte de unhas ao final. É um artesanato complexo, mas compensador!

Dia 29: Algo com glitter.
Sparkle! O glitter é um material quintessencial, eu diria, assim como as miçangas do dia 8; quem nunca fez um trabalho de Artes usando glitter, que atire a primeira pedra. Nada mais justo, porque o glitter pode ser usado pra fazer uma enorme variedade de artesanatos muito legais - por exemplo, uma nebula, um quadro, ou pode ser usado também pra decorar sapatos, caixas, ou qualquer outra coisa pode ganhar uma textura e um brilho diferentes com glitter e a cola apropriada; aqui tem algumas dicas! ;)

Dia 30: Desafie-se!
Sabe aquele item que você viu em uma lojinha virtual, se apaixonou, mas não teve dinheiro pra comprar? Uma pelúcia, uma roupa (galaxy skirt, estou olhando pra você!~) ou qualquer outra coisa extremamente bonitinha, mas que você não teve confiança o bastante pra fazer? Espero que, depois desses 29 dias de DIY, você tenha. :) Como diria Shia LaBeouf: Just do it! Talvez não saia exatamente como você espera, mas, ei - vale tentar com carinho, e quem sabe da segunda ou da terceira vez não fica até melhor? Você não só vai poder economizar um dinheiro, mas vai também poder se orgulhar de ter feito um artesanato super legal!



Ufa! Enfim, terminamos o challenge 30 Dias de DIY!! (*^_^*) Por acaso você conseguiu fazer? Tudo? Ou pelo menos pegou uma ou outra ideia, quem sabe? Então, posta aqui nos comentários seus resultados!~ Ou se não, vale postar suas expectativas, também. Qual dia mais gostou, qual dia menos gostou, o que agradou e o que não agradou, o que você acha que faltou... Enfim, deixem aí seus comentários! (ノ◕ヮ◕)ノ*: ・゚✧

Muito obrigada aos que leram e curtiram o post, e aos que forem tentar, boa sorte!! Até a próxima!~ ♡

Nenhum comentário:

Postar um comentário