Bem vindo ao Blog Not Loli!

Siga-nos nas redes sociais!

Pesquise algum tópico: search
Parceiros parceiros

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Aplicativos para Android: Aplicativos de personalização, dos ícones ao teclado!

Gif do anime Tsuritama.

Olá, gente! E aí, como estão?~ (◠‿◠✿) Depois de oito meses (!), finalmente estou postando aqui a terceira parte da primeira parte ("que?" "é") da série de posts sobre aplicativos de Android! Aqui, venho trazer alguns aplicativos para personalização e decoração que eu gosto.

No primeiro post dessa série, eu postei alguns aplicativos de temas, ou "launchers". Abro um parênteses pra divulgar que, depois daquela época, foi lançado o Cocoppa Launcher, que eu também uso atualmente e é da ótima empresa desenvolvedora United, que faz uma série de aplicativos de decoração e aparência para Android, como o Cocoppa, que eu vou descrever aqui nesse post. Pois bem. E no segundo post dessa série, eu tratei dos aplicativos de kaomoji, ou emoticons japoneses.

Neste terceiro post, eu vou tratar de mais uma série de aplicativos e widgets para personalizar o visual do seu Android, e deixá-lo super bonitinho! (。◕‿◕。) Apresento aqui aplicativos para mudar os ícones, a lock screen, a search bar, mudar o relógio, criar pastas, Cut-Ins, e outros aplicativos e widgets diversos para modificar e decorar a tela inicial do seu Android, divididos em sub-categorias. Vamos lá ver essa lista?~

(Nota: Eu deixei de fora os aplicativos que só funcionam - em teoria - em celulares japoneses, mas caso seu celular seja japonês, ou rooteado, tem muitos outros que você pode usar além desses aqui, em especial aplicativos de anime - eu babo nos temas e search bars de Love Stage!! [resenha], por exemplo, mas como nem sequer tenho como usar, deixei essas recomendações de fora. Peço desculpas aos que sentirem falta de variedade por conta disso!)




1. Ícones:
Aplicativos para personalizar os ícones dos aplicativos que ficam na tela principal do seu celular.

1.1. Cocoppa
O Cocoppa é com certeza o aplicativo mais amado de muita gente, mas especialmente de quem usa launchers ou temas sem ícones personalizados, porque com ele você pode customizar literalmente todo ícone. Como funciona isso? Você entra nele, seleciona os ícones que quer usar e pra que aplicativo você quer que eles redirecionem, confirma, e pronto, eles já estão na sua página principal. O melhor de tudo é que a coleção é vasta, e você pode, inclusive, fazer seus próprios ícones! Aliás, a comunidade do Cocoppa é um amor, (e eu vou falar um pouco mais dela no próximo post, por conta do aplicativo Cocoppa Play, que eu também adoro) tem bastante variedade de ícones e o uso é gratuito e ilimitado. Você pode também baixar wallpapers, widgets de clima, relógio, bateria e search bar através desse aplicativo, dos quais vou falar mais pra frente no post. Enfim, esse aplicativo é realmente muito bom pra quem curte customizar seus celulares, especialmente pra quem gosta de deixá-lo com um visual mais jovial e feminino, e eu recomendo a todos! ^_-

1.2. Icoron
O Icoron é o aplicativo que serve de alternativa ao Cocoppa, distribuído pela Yahoo! Japão, a mesma que também distribui o launcher Homee, que eu já comentei no post sobre temas e launchers. A princípio, o Icoron é um aplicativo muito bom - talvez até melhor que o Cocoppa pra quem usa o Homee, já que ele tem vários atalhos para o Icoron! - no entanto, você só pode baixar os primeiros dez ícones gratuitamente, então ele se torna uma alternativa meio falha.

1.3. Sets de ícones
Você pode baixar também, ao invés de aplicativos, temas de launchers que já vem com ícones - o Dodol, launcher que eu uso e já comentei no post sobre temas e launchers, é um deles; como eu não tenho paciência pra ficar customizando esses ícones, costumo optar por launchers cujos temas já vem com ícones prontos. No entanto, se você não quiser fazer isso mas ainda assim quiser ícones personalizados, uma alternativa é baixar sets específicos de ícones na Play Store. Por exemplo, o Crayon Icon Set é um set bonitinho pra usar com vários temas coloridos. Tem ainda esse aqui de Evangelion, que vai bem com o tema de Evangelion que mostrei no post anterior. Como estes, tem vários outros na Play Store, basta procurar por "icon" ou "icon set", ou olhar nos aplicativos relacionados.


2. Pastas:
Aplicativos para fazer pastas com ícones específicos e customizados, e uma série de opções extras que as pastas nativas do Android não possuem.

2.1. Pastas da Sweet Style
A Sweet Style é uma empresa que tem 4 aplicativos de pastas  muito semelhantes - o Cute & Girly folder, o Happy folder, o Lovely folder e o Retro Girly folder. Os quatro são bem fofinhos e combinam com temas cor-de-rosa. Eu gosto dessas pastas, o problema é que o aplicativo tem propagandas e, pra ter a versão completa, você tem que pagar, então não é tão gratuito assim.

O Cocoppa Pot é um aplicativo da mesma empresa do Cocoppa de ícones, obviamente; trata-se de uma pasta que você mantém sempre na sua tela - que nem, por exemplo, o Facebook Messenger, sabe? - pra acessar rapidamente seus aplicativos favoritos seja lá o que você estiver fazendo no seu celular. Como ideia isso é bem interessante, o problema é que o ícone da pasta do Cocoppa Pot é um pouco grandinho, o que pode atrapalhar quem joga jogos e afins, e apesar de até dar pra remover da tela principal facilmente (tem uma opção pra isso no "menu rápido" de aplicativos rodando no seu Android), bem, não faz muito sentido instalar pra tirar da tela toda hora. Então esse aplicativo pode ser muito ou nada útil, dependendo de que tipo de usuário você é. Pra mim, não serve pra muita coisa, mas eu ainda acho uma boa ideia e recomendo!


3. Search Bar:
Vulgo "barra de pesquisa customizada". Sabe aquele widget que é uma barra de pesquisa do Google? Tem alguns themes que a customizam automaticamente, mas outros não. Para aqueles que não o fazem, tem uma solução pra manter essa barra sem fazê-la destoar do tema: colocando barras customizadas. O aplicativo que eu uso para isso é o DRESSAPPS; eu simplesmente adoro esse aplicativo. Pra mim, ele só tem um defeito: é relativamente pesado - ocupada cerca de 16MB no meu celular, e se você não tem um celular com muita memória, isso pode não valer a pena para o que ele faz, que na verdade é bem simples. Mas ele tem muitas, muitas opções de barras de pesquisa customizadas, e todas muito fofinhas. Tem muitas gratuitas, mas algumas são pagas. Mesmo assim, a variedade de barras gratuitas é tão grande que você provavelmente nem vai querer uma paga. Eu adoro esse aplicativo e recomendo até para os temas que tem barra customizada, porque essas aqui são muito mais bonitinhas!
Pra quem não quer baixar o DRESSAPPS, porém, dá sim pra baixar individualmente barras customizadas na Play Store, que tendem a ser mais leves; por exemplo, essa aqui de panda, ou essa de pinguim.


4. Bateria e Otimizadores:
Widgets de bateria e otimização do celular, pra você colocar na sua tela. Esses aqui são os primeiros aplicativos realmente úteis desse post, eu diria, porque apesar de alguns serem só decorativos, outros - como o Kawaii Battery, que eu pessoalmente uso e adoro - servem também pra otimizar o uso de memória do seu celular, fechando rapidamente aplicativos e desligando funções. Nesse sentido, tem alguns muito úteis nessa lista, e outros nem tanto!

4.1. Otimizadores
Existem diversos aplicativos "otimizadores" que, além de te permitirem deixar widgets bonitinhos pra ver quanto de bateria resta na página principal do seu Android, também permitem, por exemplo, que você "mate aplicativos" com um simples toque do dedo ou desative funções como WiFi e Bluetooth facilmente. Pra quem (como eu *cof*) tem tendência a baixar vários aplicativos de personalização e afins, é bastante útil ter um otimizador, e por que não um que faz tudo aquilo que os outros fazem e ainda é bonitinho? (^_-) (fufufu...) Sério agora, nessa linha, eu recomendo três, do que eu gostei menos ao que eu gostei mais: o Otimizador pra garotas, que tem um nome esdrúxulo e é em japonês, pra falar dos seus defeitos, mas também tem muitas funções e realmente deixa seu celular muito mais leve; o Kawaii Battery Saver & Widget, que apesar de também ter um nome esdrúxulo, tem um visual clean e rosa que combina com muitos temas fofinhos, é relativamente leve, é em português, e funciona muito bem (e "vem com" o Homee, pra quem usa!); e o que eu uso atualmente, o Kawaii Battery Widget (que nomes originais, não?), que é um tanto mais simples em relação aos outros otimizadores, mas, na minha experiência, foi uma grata surpresa. Ele fica sempre aberto no celular; com um clique, você abre a tela principal, a qual tem opções de matar os aplicativos, calculadora, alarme, volume, luminosidade, conexões, verificar a recepção, mudar o wallpaper e widgets (tem widgets de bateria muito fofinhos!), além de joguinhos pra desbloquear outros widgets. E ele realmente melhora muito a velocidade do celular, é muito bonitinho e muito simples também. É em inglês. Ficam aí minhas recomendações!

4.2. Widgets de bateria e task killers
 Enquanto os otimizadores são aplicativos mais completos e que, por consequência, tendem a ser mais pesados, existem outros aplicativos mais simples que servem de widget pra tela principal do seu celular; pra matar aplicativos em um clique, por exemplo, eu posso recomendar o One Touch RAM Booster e o Panda Smoother. Alguns outros aplicativos de bateria - isto é, que você deixa um widget de bateria na tela principal, e abre pra matar aplicativos e acessar outras funções - que eu recomendo são: o Axolotl Battery e o Cat Collection, pros fãs de animais fofinhos; o milésimo Kawaii Battery, que é de bolo; o Girly Style Battery Free, que tem algumas opções de personalização mais diversas; e esse de Shingeki no Kyojin, para os fãs do anime. Tem ainda essa da Miku de Vocaloid. Divirtam-se! ^_-


5. Relógios e Alarmes:
Existe uma variedade de relógios e alarmes bonitinhos disponíveis para Android. Eu, pessoalmente, não sou fã de usar o celular como despertador, então não posso falar com muita propriedade sobre esses aplicativos; o único que eu cheguei a usar realmente foi o Ursinho Despertador, mas ele às vezes travava o celular e, por esse motivo, não era muito confiável pra acordar de manhã, digamos;; (eu usava pra fazer bolo, então...).
Quanto a widgets de relógio, aí é outra história. Alguns launchers, como o Dodol, tem em seus temas os widgets de relógio já customizados, mas para os (poucos) que não tem, ou ainda pra quem prefere relógios analógicos, eu recomendo baixar um widget de relógio. Minhas recomendações são: O Crayon Clock Widget, que combina com o Crayon Icon Set que eu coloquei ali em cima (ótimo pra usar junto de algum live wallpaper que tenha um apelo infantil, portanto!); o Digital Clock Widget Xperia, um widget de relógio inspirado nos modelos Sony Xperia - que eu pessoalmente adoro e recomendo pra quem também fez essa transição de Xperia pra outra marca, e sente falta do relógio; o Cute Zodiac Clock, pros fãs de horóscopo e coisas fofinhas, e o Junko Tokei, para os amantes de garotinhas 2D fofinhas. ^_- Existem ainda relógios analógicos, como o Heart no Analogue Watch e o Cat Clock, pra quem prefere esse estilo. Escrever "Clock Widget" na Play Store tende a trazer muitos outros resultados.


6. Calendários e Agendas:
Aplicativos para te lembrar dos seus afazeres, assim como a agenda do Google, mas mais esteticamente atraentes e também mais completos; com direito a stickers bonitinhos, opção de codificar as tarefas por cor e tipo para uma associação mais fácil e uma organização melhor, e de inserir um widget na sua tela inicial com seu calendário. Super útil, super fácil, super fofo!

Um de meus amores em termos de aplicativos, que eu usei por muito tempo, mas parei por não achar conveniente o bastante - hoje eu uso como agenda um simples documento no Google Docs por ser muito mais fácil de abrir. Pra quem, como eu, tem memória de peixinho e não guarda na cabeça seus mil afazeres, talvez essa alternativa seja mais prática, mas eu confesso que adorei usar o Coletto Calendar enquanto pude. Pros fãs de Listography e afins, que lamentam não ter Listography pra Android como eu lamentava, talvez essa seja uma solução. O Coletto Calendar é um calendário que te permite incluir várias tarefas em um mesmo dia, codificá-las por cor, codificar determinados tipos de tarefas por cor, te lembrar das tarefas que você escolher com um alarme e uma notificação no celular - e ele pode te lembrar um dia antes, no começo do dia, horas antes, ou até mesmo na hora... você escolhe! - tem como adicionar notas gerais (pras tarefas diárias), configurar uma mesma tarefa pra vários dias, e tem várias outras funções; tem que fuçar um pouquinho pra aprender a usar, mas eu garanto que ele é bastante completo, e ainda permite sincronização com outras agendas! O que eu sinto falta nele são stickers, que o Garukare (que comento abaixo) tem, mas isso é o de menos; esse aplicativo é realmente muito útil, e o widget dele (cujas cores são personalizáveis, e que pode ser de vários tamanhos!) combina com vários temas fofinhos. Além disso, ele é um pouquinho pesado, mas vale cada megabyte. ^_-

6.2. Garukare
O Garukare é uma alternativa muito bonitinha ao Coletto Calendar; ele chega a ter algumas funções a mais - por exemplo, vários, vários stickers, uma infinidade de stickers - e eu gostei de usá-lo por um tempo, mas o problema é que é em japonês. Ou seja, se o Coletto Calendar já não é prático como uma agenda, pra quem não é fluente em japonês, esse aqui é menos ainda. Eu usei por pouco tempo com meu japonês muito básico, e não é difícil de usar, não, mas talvez valha mais a pena, pra quem não fala japonês, ficar com o Coletto Calendar, pois eles tem praticamente as mesmas funções. (^_^;;)
  

7. Cut-In:
Um Cut In é um tipo de aplicativo completamente inútil que serve pra nada aparecer um(a) bonequinh@ na sua tela quando você usa determinadas funções do celular, como ligar a tela, ligar o fone de ouvido, ou ligar o carregador. Quando isso acontece, aparece um "cut in" - literalmente, uma imagem que surge na tela, "cortando" a tela - pra avisar que você usou essa função; meramente decorativo, mas é uma coisa muito fofa, que deixa seu celular com uma cara nova e chama a atenção de quem vê, então, ei, eu confesso que uso e gosto. Obviamente deixa seu celular mais lento; é vagamente útil pra você não pagar aquele micão quando não pluga o fone direito no ônibus, ou se certificar de que ligou o carregador direito, por exemplo, mas é só. 
Pra usar, você precisa baixar o aplicativo Cut In Manager, e depois baixar os Cut-Ins que você desejar - por exemplo, eu uso o Jewel Savior Boys, que é fofo e relativamente leve. Ah, dica: na página da empresa são poucos os Cut-Ins disponíveis, e nenhum de personagem famoso, mas tem esse aqui da Hatsune Miku na Play Store! ;)


8. Anotações ("Memo pads"):
"Memo pads" são espécies de aplicativos que servem pra deixar "folhinhas de anotação" na página principal do Android. O próprio Android vem com widgets nesse estilo, mas pra quem não quer, como sempre, usar o padrão do Android e quer deixar sua tela principal um pouco mais fofinha, eu recomendo estes aplicativos de anotações personalizadas. Uma empresa que tem diversos aplicativos desse gênero, muito fofinhos, é a Peso Apps, que tem, por exemplo, esse de guaxinim e esse de pinguim; tem ainda vários outros de animaizinhos, como gato, urso e afins. Pra quem usa tema de animaizinhos, tende a ser uma boa pedida; ou, pra quem usa temas fofinhos mais genéricos, em tons pastéis, tem esse aqui da Sweet Style, "girly memo", que oferece opções de anotações em fundos pastéis, e um que eu gosto bastante é o "Cute Sticky", que oferece fundos de polkadot, barrinhas de cores diferentes e uma variedade boa, mas é em japonês. Esses aplicativos são bem simples e levinhos, não tem nenhum mistério pra usar, mas pra quem tem esse vício em aplicativos fofinhos, vale muito a pena!


9. Teclados
Aplicativos de teclado servem, simultaneamente, pra mudar o visual do teclado do seu Android, mas também, muitas vezes, pra oferecerem opções extras no teclado, como, por exemplo, kaomojis (pra quem não quer instalar um teclado só pra isso, ver o post de aplicativos de kaomoji!) ou ainda linguagens diferentes - por exemplo, o Simeji, que eu uso, serve pra customizar a cor do seu teclado, mas também e principalmente pra permitir trocar rapidamente a linguagem entre inglês e japonês. O Simeji também oferece uma boa variedade de kaomojis e emojis, tanto que eu acabei aposentando os aplicativos de kaomojis no meu celular. O problema é que, nisso, o teclado fica sem os acentos do português.
Tem ainda outras variedades de aplicativo de teclado meramente estéticos, como esse teclado da Hello Kitty, que servem pra combinar com o tema (pra quem usa um tema da Hello Kitty ou da Sanrio, por exemplo, esse teclado pode ser interessante!).
O problema desses aplicativos é que, primeiramente: a menos que ele seja multi-linguagem, é muito provável que ele não tenha os acentos da língua portuguesa; além disso eles também tendem a ter um autocorretor próprio, o que pode ser incômodo pra quem faz uso de um bom aplicativo de autocorretor. Então, esse tipo de aplicativo não é útil nem desejável pra todo mundo, mas pra quem curte, estão aí minhas sugestões! (^_-)


10. Tela de bloqueio:
Por fim, menciono os aplicativos pra personalizar a tela de bloqueio, vulga lock screen, do celular. Vou avisar que eu não uso nada disso porque lock screen é uma coisa que me irrita, então isso aqui é recomendação de segunda-mão, mas como é um tipo de aplicativo que muita gente tem, usa e curte, eu vou deixar aqui as alternativas que eu conheço e recomendo. O GO Locker - do mesmo GO Launcher, muito bem falado e que eu comentei no outro post - é uma alternativa popular pra customizar a lock screen, com várias opções de temas pra download na Play Store. Outro que eu acho bastante interessante é o Semper, que trava a sua tela e, pra destravar, você precisa responder uma pergunta; pra quem, como eu, é fanático por aplicativos de aprendizado, parece ser uma forma bastante conveniente de aprender, e, simultaneamente, se sentir reforçado pelas suas respostas certas. ^_- E um outro que eu penso em instalar é o da BrainPub, empresa do Dodol Launcher, que é esse aqui. Tem uma variedade de temas muito bonitinhos, mas as resenhas são mistas, e confesso que não sei afirmar se funciona bem ou não. (Também não me perguntem qual é o nome; posso até gostar de K-pop, mas não faço ideia do que está escrito aí!!;;)



Pois bem!~ Por hoje, é isso. Espero que tenham gostado mais esse post da série de aplicativos (e widgets) de Android, a qual ficou parada por um bom tempo!;; Como eu comecei a escrever esse post já há alguns meses, tem vários aplicativos aqui que foram atualizados e eu não soube explicar devidamente as novidades, então, mesmo que eu tenha criticado um determinado aplicativo ou widget, vale você mesmo baixar pra ver se ele foi atualizado e melhorou nesse meio tempo. De qualquer forma, espero que tenham gostado, e que essas minhas recomendações possam ao menos ajudar na busca de outros aplicativos semelhantes na Play Store!

E assim se encerra a primeira parte dessa coleção de posts sobre aplicativos e widgets para Android! Yay! (*^o^*) ♡ Nos vemos na segunda parte, com minhas recomendações de joguinhos de anime e afins, e na terceira parte, com utilitários fofinhos, certo? Então, até o próximo post!~

Nenhum comentário:

Postar um comentário