Bem vindo ao Blog Not Loli! Estamos em construção no momento! Siga-nos nas redes sociais!icones redesPesquise algum tópico: search
Parceiros parceiros

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Ship Manifesto: Free! - MakoHaru (alternativamente: "Aquele Post de Dia dos Namorados")


Imagem gentilmente cedida pelo Leonardo Bonkoski do Portal Tanaka, grande fã de MakoHaru. *gasp!*

Olá! Como vão vocês?

Meu nome é Chell, e esta é minha humilde contribuição para a proposta de post de Dia dos Namorados feita pelo Portal Tanaka.

Quando eu li a proposta, me veio logo à mente um casal; um casal het (*gasp* Chell) que já me fez ficar acordada pensando em ship manifesto (!). Vejam bem, mexer comigo desse jeito... isso não é algo que qualquer casal/personagem/série consegue fazer. No entanto, eu acabei optando por tratar nesse post de um outro ship - no caso, um casal não-canon, isto é, que não existe na história real - pra falar sobre. O ship, no caso, é Makoto/Haruka, da série de anime Free!, que eu já postei incansavelmente sobre aqui. No entanto, deixo aqui minha menção honrosa a Zack/Aerith, que fizeram em muito minha alegria em alguns tempos passados, e que eu quase resolvi escrever sobre aqui. Quase.

...Mas bem! Makoto/Haruka venceu essa. Ou, para os íntimos, MakoHaru.
Já aviso que esse post terá spoilers de Free! e a sua sequência. Estejam avisados.



Fanart feito por mim pro MakoHaru festival 2015!



Vamos começar traçando ambos os perfis, nessa espécie de ship manifesto que escrevo aqui.

Haruka Nanase, 17 anos de idade, cursa o terceiro ano do colegial no começo da série. Conforme é dito na própria série: gênio aos 10, prodígio aos 15, e apenas uma pessoa comum aos 20; sim, é assim que ele se apresenta a nós, espectadores, e isso diz muito como Haruka se vê: fadado ao não-reconhecimento e à mediocridade. De outro lado, temos Makoto Tachibana; também com 17 anos de idade, Makoto Tachibana é um raro exemplar de adolescente tranquilo, sem revoltas com a vida, com amor aos animais - podemos fazer "awwnnn" agora? - e às criancas. Sim, Makoto é tudo de bom, sim, ele é o husbando dos sonhos, como as pesquisas indicam - eu mencionei que ele é solteiro? - e não tenho frases deprês pra colocar aqui, portanto. Seu lema de vida, se ele tiver um, é mais algo como: "faça o Haruka ser alguém na vida, cuide dos seus irmãos e, por fim, cuide de si no tempo que sobrar". Pera. Que? Exatamente, e é nesse sentido que vai a minha defesa do ship Makoto/Haruka.

Os dois são amigos de infância - os famosos 幼なじみ (osananajimi), tão comuns em anime de harém! - e, desde a mais tenra idade, Makoto é uma pessoa admiravelmente leal para com o seu amigo. Em uma das cenas mais clássicas da infância de ambos, Makoto estende a mão para que Haruka saia da piscina, e Haruka, por sua vez, segura a mão dele muito tsundere emburrado, pedindo pra que o amigo pare de chamá-lo de "Haru" - um apelido ainda mais afeminado do que seu nome "Haruka", que, assim como "Makoto", é um nome próprio tipicamente feminino. Essa cena tem como paralelo a cena em que eles, agora com 17 anos, vivenciam todas as manhãs, nas quais Makoto estende a mão para que Haruka saia da banheira. "Pera. Que?" De novo. Ok, pra quem não conhece o anime, essa frase tende a soar no mínimo bizarra. Sim, Makoto sempre dá a mão para Haruka sair da banheira -  ( ͡° ͜ʖ ͡°) - e Haruka, por sua vez, está sempre usando sunga... Provavelmente esperando essa atitude do seu incrivelmente vergonhoso amigo.

E é assim que Makoto e Haruka vivem as suas vidas: praticamente grudados um ao outro, desde a infância, até a adolescência, quando as coisas começam a ficar confusas...   ( ͡° ͜ʖ ͡°)   ( ͡° ͜ʖ ͡°)-- não

Como já venho contando desde 2013 aqui nesse blog - e com Free! Eternal Summer, em 2014 - quando eles estão no segundo colegial, surge - ou re-surge? - Rin, uma figura quase-misteriosa do passado. Pra ser precisa, os três eram amigos de infância, mas Rin foi para a Austrália, um belo dia, e demorou vários anos até aparecer de novo, com jeitinho de adolescente revoltado. Essa figura começa a mexer com os coraçõezinhos de seus velhos amigos, Haruka, Makoto e Nagisa - e sobretudo com o primeiro, de jeitos... pouco legais.

Por que eu estou mencionando isso? Porque eu admito a importância do Rin pra história do Haruka. Admito, sobretudo, a importância dele como "contraponto" do Makoto. Sim, Rin/Haruka e Makoto/Haruka são praticamente "ships rivais", ainda que nenhum dos dois seja propriamente canon, e são praticamente opostos. Se Rin é o fogo do Haruka, Makoto é a água e todos sabemos como o Haruka ama água e   ( ͡° ͜ʖ ͡°). Se Rin é quem faz a história do Haruka seguir para a frente, de alguma forma, Makoto é o porto seguro, é com quem Haruka resolve dividir o apartamento, os planos, enfim, a vida. Dividir, não competir; Partilhar, não batalhar. É por isso que eu prefiro Makoto/Haruka a Rin/Haruka, mas, bem... Prossigamos.

Então, Makoto e Haruka tinham essa relação de ligados pelo umbigo, até que uma série de eventos começou a mexer com isso. Um deles, por sinal, foi o ocorrido do episódio 6 da primeira temporada, no qual Haruka salva Makoto de um quase-afogamento. Makoto, que desde pequeno tem medo de água - por conta de eventos traumáticos e coisa e tal - é salvo por Haruka, que se mostra realmente apreensivo pela experiência de quase-afogamento do amigo. E aí, o que sucede a essa cena (uma quase-respiração-boca-a-boca, que não rolou por motivos de: KyoAni cockblock) é um diálogo em que ambos tem um heart-to-heart, e Makoto agradece Haruka por tê-lo salvado, o que o faz ficar com olhinhos brilhando. Haruka só fica com olhos brilhando quando tem água ou piscina envolvida, entendam; Haruka com olhos brilhando é sempre um momento no anime, e isso acontece nessa cena quase-romântica dos dois, sentados na praia, a noite...


Bem. Independentemente dessa cena, não é preciso falar mais nada sobre como Makoto e Haruka tem esse significado todo importante um para o outro; além de serem amigos de infância, um salva o outro de enrascadas - Makoto, frequentemente, salva Haruka dele mesmo, e Haruka, como nessa situação, salva Makoto de seus medos frequentemente bobos. Além dessa relação de cumplicidade, no entanto, a relação deles tem outro nível mais profundo - o nível de parceria no qual o Makoto é a âncora à realidade de Haruka. Haruka é o tipo de pessoa que, se deixar, passa a manhã inteira na banheira; o significado de Makoto estender a mão para Haruka todas as manhãs mais do que, erm, taradisse das animadoras é que, realmente, Haruka por Haruka ficaria lá a manhã toda. Não que ele não tenha uma escola, um clube, e até mesmo um talento, mas é assim que ele é, e as piadinhas de "Haruka autista" não são à toa. Essa é apenas a ponta de um iceberg que se evidencia durante a série inteira, e que meio que derrete lá pelo episódio 11 da segunda temporada, no qual Makoto declara, no meio da turbulência do terceiro ano pela qual todos os personagens estão passando, que ele já sabe o que vai fazer da vida depois de se formar. Isso não é pouca coisa; significa que, mesmo não tendo o dom especial do Haruka, ou qualquer coisa ou talento significativo, ele pensa em fazer coisas incríveis. E esse é o maior tapa no cara da realidade que o Haruka poderia levar, porque ele, com todo o talento dele, não pensou em nada. Ele pensou em água, e crises existenciais. E aí, quando ele começa a pensar, vem a crise, a fuga pra Austrália e coisa e tal; e é claro que, no seu retorno, Makoto estava lá pra dizer: seja bem vindo de volta à casa, Haruka.

E se isso não é quase um relacionamento de casal, eu não sei o que é.

Então é isso, e é por isso que eu adoro esses dois, basicamente: eles são um casal, sem ser. Isso, claro, graças ao compromisso do Makoto, mas não é como se o Haruka também não tivesse sentimentos; ele não sabe expressar muito bem, mas, bem, olhos brilhando significa que ele se importa muito. Tem ainda o fato de ambos serem solteiros, o que é sempre uma ótima justificativa pros ships que você quer defender, e, bem, o fato de eles serem bishounen é outro fator a ser levado em consideração a favor do ship. (Honestamente, quem tem algo contra esse ship? Eu não tenho. E repito: meu blog, minhas regras.)




Com isso, encerro aqui minhas colocações sobre o porquê de eu gostar tanto desse ship acima de qualquer outro de Free!. É claro que o que eu escrevi aqui nem mesmo começa a descrever meus sentimentos reais; meus sentimentos reais são mais como uma mistura de "alsjgfsd;" e "ai meu Deus, quanto afeto, que coisa linda."

E pra concluir, deixo aqui essa cantada que me mandaram: "Are you Haru 'cause I'm 60% water". É isso que Makoto diria. É isso que acontece na minha mente.

Até mais, nadadores.

4 comentários:

  1. YOOOOOO CHELL \O/ belezura!?
    Gente, MakoHaru é tão amorzinho >////////////////<, principalmente por causa dessa perfeição do Makoto! É como você mesma disse, o Makoto é o husband dos sonhos <3
    Enfim, eu também prefiro MakoHaru do que RinHaru, principalmente pelo fato de que o Makoto e o Haru possuem uma parceria e um entendimento muito profundos. Ambos se entendem perfeitamente, não precisam de longas conversas ou explicações para saberem o que cada um está pensando e é por isso que amo tanto esse shipp em Free, pela forma natural deles.
    Eles são aquele típico casal que não precisam ser um casal oficial para estarem numa relação amorosa. O cotidiano e a forma como eles se tratam é exatamente de marido e mulher (não, pera....Não seira uma relação marido e marido!? '-' Enfim...).
    AHHHHH! NEM ME FALE DA CENA DO AFOGAMENTO! QUE CENINHA TROLL AQUELA! Velho, o que custava ter colocado a respiração boca a boca!? O anime já é virado nas viadagens uma a mais não faria diferença mesmo! u.u
    "E se isso não é quase um relacionamento de casal, eu não sei o que é" <======THISSSSSSS SUPREMO! Sério, se essa relação deles não é a de um casal, então não existem casais nesse mundo!
    Enfim, só acho que a KyoAni deveria criar umas ovas yaois para cada shipp de Free! Imagina, uma ova MakoHaru, outra RinHaru, outra ReiGisa e assim por diante <33333333333333333333
    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa Hinata-chan! o/ Tudo bem? Como vai você?~ :3
      Sim, é verdade, Makoto é o husband dos sonhos, hoho. Especialmente dos sonhos do Haruka, eu também gosto de acreditar~ hohohoh. Eu também amo demais esse ship por causa dessa relação profunda que eles tem, e sim, eles são praticamente um casal, ainda que sem ser. <3
      HAHAHA e a cena do afogamento é o trauma maior de todo fã de MakoHaru, não é?? Também acho que não custava nada ter colocado a respiração boca-a-boca, masss enfim, KyoAni cheia das sacanagens e cockblock, como sempre. :~ (vide: Hibike Euphonium, Haruhi Suzumiya, etc.)
      E NOSSA, eu concordo que deviam ter OVAs de yaoi pros ships de Free!. MakoHaru, RinHaru e ReiGisa, no mínimo, mas eu também não teria nada contra um Sousuke/Rin, ou um Momotarou/Nitori, etc. <3 Essa é uma ideia em que deviam investir. Muito. Uma pena que, na atual conjuntura do universo (q?), isso tem 1% de chances de acontecer. OTL
      Beijinhos e muito obrigada pela visita, Hinata-chan! (◠‿◠✿) Até mais!~

      Excluir
  2. Há quanto tempo! Ou melhor, eu venho aqui sempre que posso e estou a par de todos os seus posts, resenhas e opiniões aqui postadas, mas tenho andado tão ocupada que só agora estou a comentar. Amo MakoHaru, amo a maneira como o Makoto é paciente mas decidido e como é um autêntico porto de abrigo, a forma como é generoso, bonito e sempre apoia o Haru. Mas também adoro a química do ship HaruRin, e dependendo dos fanarts que vou encontrando por aí, o meu favorito entre esses dois pares vai alternando. Mas quem é que precisa de escolher qual ship prefere? O importante é shipar! >///< *lema de vida*

    Enfim, vim também convidá-la para participar num projeto que eu, a Hinata e a Snow criamos. O link seguinte já é da about, leia para mais informações :) http://bau-de-estrelas.blogspot.pt/p/ola-e-bem-vindo-um-blog-que-tem-um.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa, Anilyan, como anda?
      Primeiramente, muito obrigada meeeesmo pela visita e pelo comentário.♡ Eu compreenderia perfeitamente se não estivesse, pois, realmente, o tempo tem passado muito depressa. :( Eu mesma não tenho conseguido olhar o seu blog tanto quanto gostaria, sinto muito mesmo.
      Bem, também amo MakoHaru e tenho respeito por HaruRin, mas MakoHaru, pra mim, é um outro nível de ship, haha. É um nível de ship "shippando com todo amor e carinho", um nível de ship "vou dormir pensando em MakoHaru". ♡ É um nível intenso de imaginação e amor, HAHA.

      Ah, e muito obrigada pelo convite, Anilyan!~ Eu achei super interessante, vou deixar um comentário lá. Não sei muito bem como participar, mas eu topo escrever um post conjunto, se alguém tiver alguma boa ideia!!

      Enfim... muito obrigada meeesmo pela visita e pelo comentário, e até mais!~ ♡

      Excluir