sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Aplicativos para Android: Temas e Launchers

Gif do anime Kiniro Mosaic.

Olá, gente!~ Tudo bem? Venho aqui hoje pra lançar algo um pouco diferente e que já venho preparando há algum tempo, aproveitando a onda do post sobre Love Live SIF: Aplicativos para Android. 

É provável que vocês tenham celular. Se tiverem, não é improvável que vocês tenham um com Android, já que, segundo pesquisas, atualmente o sistema Android domina 80% do mercado de smartphones. Eu sou uma dessas pessoas que tem um celular com Android, e como vocês devem saber (ou ao menos perceber só batendo o olho nesse blog) eu gosto muito de coisas japonesas, e de coisas fofinhas, e principalmente de coisas japonesas fofinhas. (▰˘◡˘▰)
Sempre quis encher meu celular assim como minha vida com essas tranqueiras: aplicativos de purikura, de kaomoji, galerias de imagens de anime, joguinhos, temas e mais temas e aplicativos de banheirMENTIRA. Nunca fiz isso antes por dois motivos: O primeiro, porque eu não sabia nem por onde começar a procurar, e o segundo - e mais importante - porque meu celular antigo era lindo e querido, porém tinha 190MB de memória interna disponível para o usuário. Ou: só dava pra instalar o Twitter, o Facebook, e forçando um pouco o Instagram e olhe lá. Certo, nem tanto, mas realmente não dava pra instalar muita coisa, então eu nunca consegui fuçar muito.

Desde que eu troquei de celular, há alguns meses, tenho me divertido horrores explorando a Play Store e todos os aplicativos.
Feita essa introdução, acho que deu pra entender por que eu decidi fazer essa série de posts. Em primeiro lugar, porque eu tenho gasto muito tempo procurando e testando esses aplicativos, e como aqui é um blog sobre coisas japonesas fofinhas, nada mais justo do que compartilhar com vocês, leitores, coisas que podem ser de interesse! Afinal, é fácil se perder no mundo de opções, e se você não lê japonês (tipo, hm, eu) é mais fácil ainda.

Com isso, surgiu a ideia de fazer uma seleção - ou, pra ser mais exata, uma série de posts contendo seleções - de aplicativos gratuitos que podem ser de interesse pra quem quer dar um "up" e deixar seu celular bonitinho, divertido e funcional! ♡

Esse primeiro post da série vai ser pra falar sobre temas e launchers, isto é, aplicativos de customização geral. O segundo incluirá aplicativos de kaomoji, e o terceiro, aplicativos para personalizar ícones, barras de pesquisa, e widgets afins. Ao longo das semanas seguintes, eu ainda pretendo fazer ao menos mais dois posts: um para falar de utilitários - como agendas, comunidades e messengers, editores de fotos e etc. - e outro pra falar de joguinhos e outras coisas de entretenimento.  Espero que esta série seja útil!




[Nota: Aqueles aplicativos cujo tamanho marquei com um asterisco é porque o tamanho na Play Store consta como "varia de acordo com o dispositivo", então eu coloquei o tamanho que eles ocupam no meu celular (Samsung Galaxy SIII Mini), que geralmente é mais do que o número na Play Store. Eu também estou colocando se podem ser movidos pro SD Card no meu celular, que não é rooteado.
Via de regra, os aplicativos que estou recomendando estão em inglês. Se estiverem em português, ou em japonês, eu dou um toque!]


Tamanho: 14MB*
Android: 4.0.3+
Permite armazenamento externo?: Não
 Comentários: Esse é o launcher que eu estou usando desde Outubro, e com o qual eu mais me identifiquei como usuária. Primeiro, tem muitos temas fofos pra escolher. Os temas já vem com ícones personalizados para a maioria dos aplicativos importantes - desde agenda até Twitter! - além de search bar e relógio personalizados. Vem também com um ícone 1x1 que mostra quantos % da memória está sendo usada, e que você pode apertar pra liberar memória rapidamente - extremamente útil.
Quanto à "gaveta" (a tela com os ícones de todos os aplicativos), é interessante que ele memoriza a página em que você a fechou, então se fechar essa tela por acidente enquanto estiver procurando um aplicativo, não precisa ficar passando o dedo por várias páginas pra voltar onde estava. O lado ruim da gaveta é que se você arrastar um aplicativo em cima do outro, ele cria uma pasta contendo os dois. Isso é bom na tela principal, mas eu faço isso por acidente demais na gaveta, e é cansativo ficar arrumando tudo depois.
Já o menu do launcher é muito prático, e dá todas as opções principais: permite trocar o o tema, trocar o conjunto de ícones para o de algum outro tema do dodol (ou seja, dá pra personalizar um tema colocando os ícones de outro), mudar a fonte do sistema (e tem muitas opções de fonte), mudar o ringtone, colocar alarme, colocar senha, verificar o nível da bateria (ou seja, você não precisa de um aplicativo a parte pra isso!) e muito mais.
Além disso, o launcher é muito leve - além de ser rápido de navegar, os temas ocupam pouco espaço, em geral. Além de belo, é prático, simples e intuitivo, tenho muito a elogiar.


Tamanho: 5MB
Android: 4.0+
Permite armazenamento externo?: Não
 Comentários:  Esse é outro launcher que eu gosto bastante, e que compensa pelo seu tamanho. Com meros 5MB, conforme consta na Play Store (na verdade, ocupa uns 8MB no meu celular, o que ainda é pouco) ele personaliza o wallpaper, a search bar, o relógio, a lock screen e os 5 ícones na parte de baixo da tela. A loja de temas tem muita variedade e promove vários temas sazonais, uma boa pra quem gosta de trocar de tema de acordo com as festividades. Arrastando um aplicativo sobre o outro, ele cria uma pasta, mas somente na página principal. Além disso, pra quem usa Icoron: quando você pressiona um app localizado na sua tela principal, tem a opção de mudar o ícone dele através do Icoron. Você vai precisar usar, já que os temas não vem com a maioria dos ícones. Fora isso, ele é bem completo. Quando você baixa, ele já vem com uma prévia do Kawaii Battery Saver e do Coletto Calendar na tela, que são dois aplicativos ótimos que eu também recomendo. Ou seja, ele também é bem prático e outro que recomendo demais!


Tamanho: 18,01MB*
Android: A Play Store não dá essa informação, mas ele rodava normalmente no meu Xperia Mini Pro com Android 4.0.4!
Permite armazenamento externo?: Não
Comentários: Eu usei esse aqui por um pouco mais de tempo que os outros, enquanto ainda usava o outro celular, então acho que posso falar melhor. Ele troca o wallpaper, relógio, search bar, alguns ícones principais. Eu acho que esse aqui pode ser a melhor opção pra quem gosta de customizar. Pressionando um ícone na tela principal, você tem as opções de editar seu título, mudar o ícone (se você tiver um app que faça isso), apagar o ícone e desinstalar o aplicativo. Um ponto ruim é que o ícone da pasta, que é personalizado de acordo com o tema, não mostra quais aplicativos ela contém. Além disso, ele permite o uso de stickers (imagenzinhas que você baixa em pacotes e posiciona como quiser na tela principal), o que eu acho o máximo!
Outro ponto forte é a "gaveta", que você pode personalizar completamente: além do número de linhas e colunas, você escolhe se deve exibir os títulos dos aplicativos embaixo dos ícones ou não, se os ícones devem ter fundos transparentes ou não, se os ícones devem ser temáticos ou não, e até escolher quais ícones vão aparecer na gaveta - ótimo pra ocultar aqueles apps nativos indesejáveis.
O que eu não gosto muito é que eu acho ele um pouco menos funcional do que os outros. Tudo é bonitinho, e customizar é facílimo, mas os ícones do menu dele não são os mais úteis, e isso não é personalizável. Apesar disso, também é um ótimo launcher.



Tamanho: 3,4MB
Android: 2.1+
Permite armazenamento externo?: Não
Comentários: Ocupando 3,4MB (no meu celular, um pouco mais de 5MB), e sem requisitos de Android 4+, o Kira-hime é a solução de launcher pra quem tem um celular com uma versão mais antiga do Android. A loja de temas é bem mais limitada - só tem uns 4 ou 5 temas gratuitos - e são poucos os ícones personalizados, o que não impede que você use um outro app para personalizá-los. Da mesma forma, não vem com search bar nem relógio, mas estes também podem ser baixados a parte. O grande problema é que ele é em japonês. Ele não é tão bonitinho nem tão completo quanto os outros citados, mas certamente é bem prático. Tem ainda o seu "irmão", girly change, que funciona exatamente da mesma forma mas com temas diferentes - o Kira-hime tem temas mais "hime gal", enquanto o girly change tem temas mais diversos - de Alice, docinhos, etc. Eu usei bem pouco esse aqui, mas curti e recomendo pra quem tem essas limitações.



 5. Kisekae
Tamanho: 2,2MB
Android: 2.1+
Permite armazenamento externo?: Não
Comentários: Esse eu usei pouquíssimo, mas achei válido deixar aqui por algumas características importantes: tem uma grande variedade de temas gratuitos para ele na Play Store; seu tamanho é relativamente pequeno, e também não requer muito espaço. O problema é que, assim como o Kira-hime, ele não tem um menu personalizado, nem tampouco ícones, as opções de customização são poucas, e, ao menos no meu celular, apresenta um bug que ele fica sem um pedaço do wallpaper ao trocar de tela. Por esse motivo, não usei muito, mas o fato de ser em inglês pode ser uma vantagem em relação ao Kira-hime.



Tamanho: 24MB*
Android: "Varia de acordo com o dispositivo". Funciona no meu celular com Android 4.2.2, é tudo que sei.
Permite armazenamento externo?: Não
 
Esta aqui é a versão com extras de um launcher extremamente popular, comumente considerado o melhor dos launchers. Este post no blog Reino Kawaii foi o que me deixou empolgada em relação a ele, por parecer altamente customizável, além de ter uma variedade de temas grande; Está disponível em português, tem um widget de horário com clima, entre outros. Usei-o muito pouco, porém, porque me pareceu pouco prático e pesado demais em comparação aos outros; Como eu luto com memória, a lentidão é um problema. Em compensação, as resenhas são ótimas, então é outro que eu acredito que valha a pena dar uma conferida.


Tamanho: 12MB
Android: 4.0.3+
Este mês saiu a versão em inglês deste outro launcher que eu ainda não tive tempo de conhecer direito, da empresa Buzzpia. Pra quem não conhece, é atualmente uma gigante dos celulares na Ásia (ou seja: gigante) sendo que este aplicativo foi o número um em downloads na Play Store japonesa na época do seu lançamento. Neste site você pode conferir os temas disponíveis para ele no momento. Ele ganhou o prêmio de melhor aplicativo de customização, e parece que não é pra pouco. Ainda não tenho opinião formada, mas acredito que valha a pena também!


8. Outros temas e aplicativos
Procurando na Play Store, é possível achar uma grande variedade de outros temas e aplicativos, certamente; pra quem quer customizar seu celular e deixá-lo bem personalizado sem ter que instalar um launcher, por exemplo, uma boa alternativa é instalar um tema customizado - como, por exemplo, esse de Evangelion ou esse de Neptunia, ambos gratuitos! - que tendem a ser mais leves e deixarem a aparência do Android mais próxima à nativa, pra quem não quer se perder em novas funções. Outra opção ainda é usar um Live Wallpaper, isto é, um wallpaper que se mexe; dou como exemplo esse de um panda dançando em meio a flores de sakura, muito fofinho, ou também o Antique Room Live Wallpaper, que é uma sala cor-de-rosa, estilo retrô, cuja mobília você pode customizar! Estes tendem a gastar um pouco mais da memória do celular, naturalmente, mas também são uma boa opção para deixar o celular com um aspecto diferente, mas ainda bastante "reconhecível" e fácil de navegar. (^_-)



Por hoje, é isso. Espero que tenham gostado do post, e que se divirtam com estes aplicativos. ♡ Conhece mais algum aplicativo que acha que eu deveria ter colocado aqui e não coloquei? Sinta-se livre para colocar nos comentários e compartilhar com os outros!
Ao longo dos próximos dias, vou estar postando aqui mais aplicativos que encontrei durante minhas fuxicações na Play Store. Se gostaram destas recomendações, por favor confiram os próximos posts! Até a próxima!~

Nenhum comentário:

Postar um comentário