sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Jogo: Love Live! School Idol Festival - Festival de moe e j-pop chiclete!


[Nota: as screenshots nesse post foram tiradas do meu celular!~]

Olá!~ Conforme prometido, esse post aqui é pra falar um pouco sobre o jogo Love Live! School Idol Festival, meu vício de vida atual. Também chamado de Love Live! SIF, ou LLSIF - como irei me referir a ele nesse post - este é um jogo de ritmo online para plataformas Android e iOS, baseado na "franquia de idols bidimensionais" (ou: de CDs, shows, anime e afins) Love Live!, da qual já falei um pouco nesse post aqui, centrado no anime.

Esse jogo saiu no Japão em Abril de 2013, e finalmente, em Maio de 2014, saiu sua versão em inglês. Há ainda uma versão em coreano que foi lançada em Julho de 2014, uma cópia Chinesa, e planos para outros lançamentos desse jogo - o qual atingiu a marca de 200,000 jogadores na sua versão em inglês ainda em Junho, pouco mais de um mês depois do seu lançamento.
Naquela época eu já conhecia o jogo, através de amigos que jogavam, mas não pude jogar por conta do meu celular.( ;´Д`) Recentemente troquei de celular, e uma das primeiras coisas que eu fiz (estava ansiosíssima!) foi baixar esse jogo, já que não dispenso um bom rhythm game. Foi assim que acabei me surpreendendo positivamente com essas idols que mal conheço e já considero tanto, e venho aqui fazer essa propaganda pra quem tiver um iPhone ou celular com Android e puder jogar! ♡

O que acontece quando você soma um jogo de ritmo (com j-pop realmente grudento) com um jogo de cartas colecionáveis, com elementos de visual novel, prêmios diários, eventos e atualizações frequentes, tudo isso baseado em uma franquia de garotas-idols-moe sucessinho da Sunrise, e por fim lança esse produto pra celulares, no Japão? Dificilmente que essa fórmula não daria em sucesso? Pois bem. LLSIF, além de uma ideia ótima, é um jogo bem feito por si só, e o marketing pesado é só a cereja no topo desse jogo que, por conta de tudo isso, tem conseguido realizar algumas proezas - tipo aumentar a venda de uma loja do Pizza Hut em 200%, e claro, impulsionar ainda mais a fama dessa franquia da qual já falei um pouco anteriormente.

Love Live SIF é, em essência, um jogo muito simples. Sua mecânica básica se constitui em uma mistura de jogo de ritmo com cartas colecionáveis. Jogando as músicas, você obtém cartas, as quais você pode treinar ("practice") para subirem de level ("rank") até o máximo que elas podem atingir, e/ou idolizá-las ("special practice") - isto é, juntar duas cartas iguais para formar uma outra versão daquela carta, a qual, em geral, tem um nível máximo mais alto. Além de níveis, as cartas também tem "bond" - isto é, um laço com você, que aumenta conforme você joga músicas utilizando estas cartas.

A utilidade dessas cartas é a de formar equipes de 9 membros para jogar as músicas do jogo com elas. Você começa com um time de 8 cartas básicas (ou Normals) para jogar a sua primeira música, mais 1 Rare de uma das nove protagonistas de Love Live, à sua escolha. Ao completar uma música, você ganha mais cartas de garotinhas moe, que podem ser Normals ou (muito raramente) Rares. Colecionar estas cartas e maximizar seus bonds e ranks geralmente te dá prêmios em love gems, ou lovecas ("love cash"), que é a moeda premium do jogo. Essa moeda é cobiçadíssima, e usada para conseguir as cartas mais raras do jogo, que em geral são das protagonistas de Love Live.


Acho que já deu pra entender o esquema: O jogo tem uma moeda premium, que você consegue mesmo sem gastar dinheiro real - ainda que num ritmo muito lento - e que você usa pra conseguir cartas das protagonistas da série (vulgo: suas waifus), além de outras coisas como restaurar a energia para poder jogar mais - sim, o quanto você pode jogar num determinado período de tempo é limitado por uma barra de energia, à la Candy Crush. Assim, dá pra imaginar o quanto essas moedas são cobiçadas, e o quanto os jogadores mais obcecados costumam gastar de dinheiro real nelas. O jogo tem um ranking geral, e todas as suas pontuações - em eventos e afins - são determinadas muito mais pela qualidade das suas cartas que pelo seu desempenho nas músicas, então ter cartas raras (além de Rares, também há as Super Rares e Ultra Rares) é desejável tanto para "ganhar o jogo", digamos assim, quanto, claro, para os fãs da série que geralmente querem colecionar cartas das suas school idols favoritas.

E foi assim que o Pizza Hut aumentou suas vendas em 200%: dando tickets para compradores obterem cartas raras no jogo. Explicado?


A mecânica da parte efetivamente jogável (leia-se: a parte de "ritmo"), em si, é muito bem-feita, na minha opinião. O jogo é feito pra ser jogado com duas mãos, e as notas formam um semi-círculo em volta da tela de modo a acomodar confortavelmente as mãos do jogador ao mesmo tempo em que mantém um design bonito. De resto, é tudo muito típico: Você bate o dedo nas notas, segura em notas longas, algumas cartas tem efeitos especiais pra facilitar a vida, e é basicamente isso. Simples, porém divertido. Uma ou outra música tem um "beatmap" mais escroto pra criar uma dificuldade, admito, mas em geral as batidinhas são gostosas e as músicas são fáceis de acompanhar.

Então, a jogabilidade do jogo é realmente boa. A curva de dificuldade é boa, de modo que o jogo não parece muito "pay to win" porque até você aprender a jogar de fato, já deu para acumular bastante lovecas e conseguir cartas boas o bastante para prosseguir. Pra quem gosta de jogos de ritmo, é um jogo ótimo, então não dá pra reclamar; Você consegue o necessário pra ter uma conta decente sem gastar um centavo. Mas, se resolver gastar, não dá pra negar que é caro: R$68,00 por um pacote de 50 lovecas (R$1,36/loveca - sendo que você precisa de 5 pra conseguir uma carta rara), pra ter ideia.

E essa é a boa do jogo: colecionar cartas e ir melhorando os times como for possível, de modo a conseguir melhores pontuações nas músicas e eventos, e alimentar esse ciclo vicioso. Pode parecer chato, mas não dá pra negar que é viciante, especialmente pelo fato de que eles estão sempre lançando coisas novas e que o jogo passa um sentido de progressão a todo momento. Além disso tudo, claro, é super fofinho, então todos os pontos aí.

A parte da história em si é bem pobre, e funciona a menos em princípio como um apêndice do anime, seja pra recordar os fãs do anime da sua história, ou para atrair os fãs do jogo e convencê-los a ver o anime para entender melhor o que acontece (que, de fato, foi o que eu fiz). Além disso a história, em ranks mais altos, vai tomando outros rumos, que tem sido interessantes. O que mais interessa nessa parte talvez não seja a história principal, mas sim as side stories - que são historinhas curtas envolvendo as personagens de Love Live, tanto as principais quanto as secundárias do jogo, que você desbloqueia quando "idoliza" e atinge o máximo de "bond" com elas. São todas bem curtinhas e simples, mas tem algumas divertidinhas. E, claro, os prêmios que você ganha por completá-las - 1 loveca por história.

Além dessas funcionalidades, o jogo também conta com um "álbum" com as cartas que você já obteve, idolizou e maximizou de nível, através do qual você também costuma ganhar alguns brindes e lovecas; Um sistema de recrutar novos membros, através do qual se usa, além de lovecas e tickets, friend points - literalmente, pontos que você ganha por jogar com sua lista de amigos ou completar músicas - para conseguir cartas em diversas modalidades de recrutamento; Além de eventos quinzenais, com o objetivo de juntar pontos para conseguir prêmios como friend points, lovecas e cartas raras - claro, isso se você gastar um tempo absurdo jogando durante estes eventos.



Por alto, assim é Love Live SIF: Um jogo centrado em garotinhas moe, tão fofo (e sutilmente apelativo) quanto o anime, demasiadamente viciante, e no fundo, um bom jogo. Para quem estiver interessado em jogar: É necessário ter um dispositivo com Android ou iOS (celular, tablet ou afins), ou conseguir rodar Android no seu computador (dica: Bluestacks, se você for muito sortudo e/ou tiver um computador ótimo), e ter um tanto de memória disponível, já que o jogo costuma ocupar bastante memória vez que os dados ficam no dispositivo. Alguns links úteis para começar são os fóruns de LLSIF no Reddit, para todas as últimas atualizações; A Wiki de Love Live, para consultas de cartas e afins do jogo; Tutoriais como este, este, este, este e este, pra linkar alguns dos melhores que encontrei nas minhas andanças, além de vários outros por toda a Internet.

Uma das coisas cativantes - e que fazem com que o jogo, mais do que "viciar por uma semana e cansar", realmente prenda o jogador - é o fato de que há toda uma cultura em volta do fandom de Love Live, que naturalmente inclui o jogo e faz com que você se divirta mais ainda com as piadas internas, os edits e afins. Então, eu digo: Se interessou e você puder jogar, jogue! Mas se viciar, não diga que eu não avisei. Palavra de quem tá presa nessa.

20 comentários:

  1. Esse jogo é muito viciante! Estou jogando ele desde julho e participei de todos os eventos e ainda não cansei. Ainda estou batalhando para economizar lovecas e conseguir uma UR honoka (minha waifu (≧▽≦)
    Gosto muito de todas as musicas, nada mais diverdido do que jogar no busão enquanto o transito ta foda.
    Espero um grande evento agora no fim de ano!!!
    Ah, voce esqueceu de mencionar os + de 5 milhoes de players no jap

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é?! Eu só estou jogando há um mês, mas já me sinto totalmente capturada ∑(゜Д゜;) Ahh, e boa sorte com a UR!! Adoro a Honoka (apesar de ainda gostar mais da Kayochin, da Nozomi, da Kotori e da Rin (▰˘ε˘▰) mas não vou mentir, são poucas as garotas de Love Live que eu não adoro, elas são tão doces, né?).
      Nossa, é mesmo, será que vai ter algo especial de natal? Eu ouvi dizer que no server jp já teve, e como é o primeiro natal, bem, to torcendo aqui...
      Confesso que nem sabia quantos players já tinham no server jp e estou chocada. Esses números são bem altos, ainda mais levando em conta que, teoricamente, cada pessoa só pode jogar em uma conta por vez, ou pelo menos uma conta em cada dispositivo que possuir (quer dizer, então não tem login, não é como se você pudesse ficar logando e deslogando e criando mil contas).
      Muito obrigada pelo comentário, e volte sempre!~

      Excluir
  2. Realmente, eu gosto muito da honoka, mas recentemente maki x nico estão mexendo com meu kokoro (ΦωΦ)フフフ…
    A proposito, gostei muito do seu blog! Cheguei aqui via o corrente de reviews e gostei do que vi.
    "Alem do obvio ulululante que pupula nas mentes humanas" cara eu tenho esse gibi!
    Gostei tambem do review de tamako love story, assisti recentemente e foi tão bom quanto voce descreveu (tambem queria um epilogo!)
    Voce viu e gostou de samumenco e glasslip!? Me arrependo ate de ter visto ate o final (╬▔^▔)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh, mesmo? Eu liberei hoje mesmo, por coincidência, um capítulo da main story envolvendo a Maki e a Nico. Achei divertido. Tem muitos 'shippers' delas, também, né. Eu não gosto tanto das duas, mas sei que tem muitos fãs também!
      Ah sim! ヽ(゜∇゜)ノ Fico feliz que a Corrente tenha ajudado nessa divulgação! É sempre bom conhecer mais gente do LLSIF. ♡
      HAHAH eu me perguntei quantas pessoas iam sacar a referência daquele título, e quantas iam achar que eu só tinha me drogado. Enquanto eu estava escrevendo, um colega passou atrás e não entendeu. Foi bastante decepcionante. (╥_╥)
      E que bom que concorda quanto a Tamako Love Story! Eu não estava só sendo puxa-saco, então, hahah. Dá pra perceber pelo layout que eu curto Tamako Market, né. Sempre fica o medo de estar sendo enviesada demais. (´・ω・`)
      E acho que Samumenco e Glasslip tem em comum o fato de serem trainwrecks de proporções épicas. Eu confesso que me atraem essas narrativas meio "sem pé nem cabeça", aparentemente sem sentido ou direção, enfim, que quebrem um pouco uma lógica tradicional... Acho que a indústria de anime vem cada vez mais estagnada e menos inovativa, pelo motivo óbvio de que se produz demais, então quando surge algo imprevisível, mesmo que pelos motivos "errados", eu fico interessada. Mas reconheço que esse é um gosto bastante pessoal!
      Obrigada pela resposta, e até mais! ♡

      Excluir
  3. Parece ser muito fofo e divertido, mas você avisou tanto que é viciante que tô com medo de baixar e não fazer mais nada da vida ajhsahsajhsuwj Quem sabe nas férias >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adália! (´∇`)ノ Esse jogo é realmente divertido, mas viciante. Eu recomendo começar agora pra desencantar, porque se pegar nas férias é vício na certeza, HAHA. Como sempre tem eventos e você perde coisas se passar tempos fora, é um jogo que realmente prende! Obrigada pela visita e pelo comentário, e volte sempre!~

      Excluir
  4. Olá!!

    Fiquei interessada no jogo, e tenho o sistema Android em meu celular. Mas cadê o espaço? Ç_Ç
    Pelo jeito, terei que esperar até ano que vem, quando comprarei meu novo celular.
    Acho legal o modo que as empresas japonesas trabalham em parceria com outras para a felicidade dos otakus sobre a questão das pizzas hut. Invejinha....

    Até mais

    ps: obrigada pela visita! Vamos manter contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natália! Tudo bem? (*^∇^*)
      Primeiramente, desculpa pela demora em responder! Tenho estado um pouco ausente dos blogs, confesso, mas fico muito feliz de ver seu comentário! ♡
      Sei exatamente como é esse sentimento. (;Д;) O jogo é mesmo legal, mas também é muito pesado, e pra piorar, uma atualização que saiu semana passada quase que dobrou o tamanho do jogo. Agora até no meu celular está bastante lento e com um lag que atrapalha para jogar. Esse é um dos principais defeitos dele.

      Não é?! Quem dera fizessem isso aqui! (Eu ia jantar pizza todo dia... orz é, melhor não!)
      A verdade é que anime vende, e vende porque otaku compra, então é super sábio da parte delas usar isso. Pois é, invejo.

      Até mais, e obrigada você pela visita e o comentário! Mais uma vez, seu blog é muito legal, espero que tenha gostado do meu também~ (´∇`)ノ

      Excluir
  5. como aumenta o nivel das raras ? Depois que fica 60/60

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Acredito que não dê pra aumentar o nível de uma rara, mesmo idolizada, depois do 60. As únicas cartas que podem passar do nível 60 são SRs idolizadas (vão até o 80) e URs idolizadas (100) ou não (80).
      Obrigada pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  6. Sabe como faço pra transferir minha conta para outro celular?

    ResponderExcluir
  7. E como subir o nível das skills das cartas

    ResponderExcluir
  8. E como subir o nível das skills das cartas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabella, tudo bem? :) Primeiramente, obrigada pela visita e pelo comentário!

      Para transferir sua conta de um celular pra outro, é bem simples se o celular usar o mesmo sistema operacional (p.ex., de um celular com Android para outro celular com Android, ou de um celular com iOS para outro com iOS). No menu principal do jogo, você deve ir no "Other" (o último ícone, em azul claro) e ir em "Transfer Code". Vai aparecer um código de uso único. Copie-o com muito cuidado, desinstale o jogo naquele dispositivo e instale no outro dispositivo no qual você quer jogar. Em um determinado momento ele vai perguntar se você tem um Transfer Code, se bem me lembro, e aí você insere. Desculpa não saber explicar muito bem, pois faz tempo que eu mesma parei de jogar, mas é mais ou menos isso. Agora, se o sistema operacional for diferente, você usa o mesmo código mas perde todas as love gems na sua conta na transferência, então é melhor gastá-las antes!~

      Pra subir o nível das skills das cartas, você tem que praticar com uma carta com skill igual. Não precisa ser a mesma carta, apenas a mesma skill! Use a carta com a mesma skill num Practice e o nível da skill PODE subir (nem sempre sobe, isso é meio aleatório que eu saiba).

      Espero que ajude! Desculpa não poder dizer com mais clareza também, pois eu mesma parei de jogar há muito tempo. Bom SIF pra você! ^_^

      Excluir
  9. Adoro esse jogo! O comecei a jogar desde o ano passado e não paro mais hahaha mas acho tão difícil achar um br lá ;-; aliás, adorei o blog! Passarei a o visitar <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Estela! <3 HAHAH mesmo? Mas não é só porque você não tem como saber quem é BR? Se você for em um evento aqui no Brasil que tiver sala PSParty, vai lá e pergunta sobre o pessoal, sempre tem muitos jogadores nas salas PSParty dos eventos. <3 Eles também vendem buttons e às vezes fazem até promoções. Mas acho que já teve mais jogadores, sim... eu mesma parei de jogar, e como eu muita gente que eu conheço, simplesmente porque isso parece droga de tanto que vicia. :P Espero que você consiga manter um nível saudável e não enjoar tão rápido!! Muito obrigada pela visita, o comentário e os elogios, e até mais! ♡

      Excluir
  10. Faz três anos que tô nessa vida ��������

    ResponderExcluir
  11. Olá! Primeiramente, obrigada pela visita e pelo comentário, e desculpa minha resposta para responder!! OTL
    Eu saí dessa vida faz um tempinho! Foi bom enquanto durou mas muuuito desgastante, não aguentava mais os eventos HAHAH. Super grata, e até mais!

    ResponderExcluir
  12. Oi, gostei muito mas como eu consigo maximizar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ~ Então depende se o seu dispositivo maximiza o jogo automaticamente ou não. Se não é porque como o jogo é antigo ele foi projetado pra dispositivos com resoluções menores. Aí tem que ver se tem alguma opção nativa pra maximizar. Espero ter ajudado! Obrigada por sua visita e seu comentário e até ❤

      Excluir