segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Relato: Show da banda FLOW - Anime Friends 2014

Fotos do post retiradas do blog do FLOW.

...Com umas duas semanas de atraso, o que é de praxe.

Uns nove meses atrás, eu escrevi esse post para falar sobre o primeiro show da banda de j-rock FLOW no Brasil, que iria ocorrer no Ressaca Friends de 2013. E que eu estava morrendo de ansiedade pra ir, mas infelizmente não pude ir ao show no último minuto. Fiquei super frustrada e tal, até circular uma notícia de confirmação de show deles no evento Super-Con, em Recife, no dia 20 de Julho - e eu já estava comprando minhas passagens até sair a confirmação de que eles também fariam um show no Anime Friends 2014. Eu sou de SP, então, bem... facilita as coisas.

Então, resumo da história: Teve um segundo show do FLOW em São Paulo!! E um terceiro em Recife também. O show aconteceu no dia 18 de Julho de 2014, e esse post está atrasado mas foi, em uma palavra: Maravilhoso. Sério, eu não esperava um show tão legal.

Vamos falar também dos pontos ruins, claro. Principal ponto ruim: A organização, para variar. Quando eu soube que eles iam fazer aquele primeiro show no Ressaca Friends, fiquei aterrorizada: artista bom e recente de anisongs vem pro Brasil (e, sejamos sinceros, apesar de 2014 estar sendo um bom ano: isso não acontece todo dia) e vai tocar num evento que acontece em uma faculdade, um espaço provavelmente bem limitado...
Ou assim eu pensei. Não tenho propriedade pra afirmar, mas não ouvi muita gente reclamando na época, e aparentemente o espaço era coberto, apesar de limitado sim. Dessa vez, o espaço era aberto, e vale dizer que o céu estava bastante escuro e chegou a chover um pouco no fim da tarde. Fiquei seriamente preocupada. Não tenho certeza se tinha algum tipo de cobertura móvel, lona ou algo do tipo, mas como é difícil achar informações a esse respeito, rendeu uma certa preocupação.

Ademais, staff era escasso, e eu tive que rodar bastante pra encontrar o tal palco principal. Me incomodou que eu acabei ficando no "fundo" da tal da "Hotzone", que na real é só um espaço mais próximo ao palco, separado do restante por umas grades móveis, sem assentos nem nada do tipo - e que por isso não dá garantia nenhuma pra ninguém que comprou de que dá pra assistir ao show (nenhuma elevação, etc).
"Felizmente", eu tenho 1,59m, então provavelmente não sou a pessoa mais baixinha que vocês já viram e dei meu jeito, mas não tinha santo no mundo que permitisse uma pessoa de 1,50m enxergar a banda direito a menos que ela tivesse comprado a tal da Hotzone e tido muita sorte de ficar bem na frente do palco e não ser empurrada no processo e etc.

Eu fiquei revoltada com isso (como o pessoal do Twitter bem sabe!) porque comprei só Hotzone (sem o M&G, porque não tenho dinheiro pra ostentar, haha...) na hora em que saiu, exatamente porque imaginei que não haveria garantia nenhuma de que quem não comprou teria como assistir o show, mas no fim das contas, eu também não tive! Tinha subido em um degrau e já ia arranjar barraco com um pessoal de trás, quando um guarda chegou em defesa deles e tal. Segurança é sempre um ponto positivo, mas terra sem lei é isso: O povo faz a lei.


Enfim, fim da sessão Reclame Aqui. O lado ruim foi exatamente esse: Falta de regras claras, orientações, direções. Muito a esse respeito foi ruim. Acho um desperdício um show tão legal acontecer num ambiente tão pobre, mas enquanto não sou nem rica, nem organizadora de evento de anime... Fazer o que, né?

O show, que estava agendado para as 19h, teve um atraso insignificante, de não mais que 10 minutos. O bastante para algumas pessoas reclamarem, mas nada que comprometesse. Li que a mesma coisa aconteceu no show do ano passado. Mas bastou os membros subirem ao palco e começarem a tocar Sign, abertura de Naruto Shippuuden, para levantar o pessoal.

Segue aqui o setlist, retirado do post do show no blog oficial da banda, com as observações feitas por mim:




- Sign (6ª abertura de Naruto Shippuuden)
- Days (1ª abertura de Eureka Seven)
- Calling (1º encerramento de Heroman)
- Glory Days (original - álbum 26 a Go Go!!!)
- Hero ~Kibou no Uta~ (abertura do filme DBZ Kami to Kami)
- Colors (1ª abertura de Code Geass)
- Black & White (original - álbum Black & White)
- Band Instrumental
- Ai Ai Ai ni Utarete Bye Bye Bye (2ª abertura de Samurai Flamenco)
- Ryuusei (original - 3º single)
- Cha-La-Head-Cha-La (tema do filme DBZ Kami to Kami)
- Tokonatsu Endless (original - 26º single, presente no álbum 26 a Go Go!!!)
- Apresentação dos membros
- World End (2ª abertura de Code Geass R2)
- Re:member (8ª abertura de Naruto)
- Go!!! (4ª abertura de Naruto)
Encore:
- Zankoku na Tenshi no Teese (Cover) (abertura de Neon Genesis Evangelion)
- Garden (original - 8º single)
Conforme relatos, a banda tocou proporcionalmente mais de suas músicas de anime nesse show, sem deixar de lado as músicas originais para os fãs da banda - inclusive, achei interessante que, das quatro músicas originais, duas (Glory Days e Tokonatsu Endless) estavam no álbum mais recente, 26 a Go Go!!!, lançado nesse ano, pra alegria de quem se tornou fã depois do show do ano passado.

Em relação às músicas de anime, só ficaram de lado Hey!!!, terceira abertura de Beelzebub, que foi tocada no show do ano passado, e Word of the Voice, segunda abertura de Persona: Trinity Soul. Eu preciso dizer que, apesar de saber que não tinha muitas chances, lá no fundo eu queria ouvir Word of the Voice ao vivo. RIP Persona Trinity Soul, aliás, cuja música eles não tocaram nem uma vezinha em nenhum dos shows no Brasil, mas que eu considero uma música boa de verdade.

Independentemente disso, pra minha alegria - e de mais uma meia dúzia de pessoas - teve Ai Ai Ai ni Utarete Bye Bye Bye, do queridíssimo Samurai Flamenco (que eu resenhei semanalmente, a propósito! -- ok, quase semanalmente). Além disso, pra alegria do pessoal do Naruto de plantão - e com certeza tinha muito, considerando que a banda fez nada menos que 3 aberturas do anime, e que, bem, estávamos no Anime Friends - a banda deu a devida relevância para as músicas de Naruto, tocando-as na abertura e no encerramento. Eu fiquei meio com cara de bolinha no meio dos FIGHTING DREAMERS no local, mas no geral, sinto que foi uma boa escolha de setlist, que empolgou a galera literalmente do começo ao fim.

E por falar em empolgação, a energia deles é coisa de outro mundo. Agora eu posso comentar de um lado mais "fangirl": Eu confesso que, até então, só conhecia a banda pelos PVs; Apesar de Code Geass ser meu anime favorito, e eu ter muitos sentimentos pelas músicas do anime... eu cheguei a pesquisar coisas sobre a banda na época, mas era um tanto difícil de achar coisas em inglês ou português. Então, eu realmente não sabia muito sobre a banda em si, apesar de conhecer diversas músicas e tal - e diria que é impossível não conhecer! Uma amiga minha (que sempre visita o blog, abraços de novo, Larissa!) que ficou do lado de fora da Hotzone foi meio por acaso e ficou surpresa com o tanto de músicas que ela conhecia.

Enfim, eu só fui ler mais sobre eles recentemente, e mesmo com as expectativas lá no alto, eu não esperava que eles fossem tão gente boa e cheios de energia. Não tô puxando saco - aparentemente, o segredo da energia pra cantar, tocar e pular ridiculamente alto do começo ao fim é tequila (lol), mas o segredo do carisma... bom, nessa entrevista, eles dizem que é porque as personalidades se complementam. De fato - tanto o piadista Take, que fez a multidão se abaixar, levantar, e cair na pegadinha do "vivo ou morto", quanto o charmoso ("lindo, tesão, bonito e gostosão!", nas palavras da platéia) Keigo tentando falar frases em português e se comunicar com a multidão, ou a emoção genuína do LINDO(´▽`)♡ Kohshi, o Got's ensurdecendo a galera e provavelmente matando mais alguns ao tentar pegarem sua baqueta, e o sempre-cool Iwasaki... todos eles tão diferentes mas também talentosíssimos, talvez seja mesmo esse o segredo pra sacodir a galera. Se eu já gostava deles, agora então virei muito fã. (minha timeline do Twitter lotada de tweets deles que o diga!)


Esses 5 realmente agitaram a galera - e que galera, aliás. As estimadas 5 mil pessoas presentes no local gritavam (e ouvir os comentários hilários dos camrips foi minha diversão do dia 19 HAHA) e cantavam aquelas músicas cheias de emoção e energia. Desde o "Can you hear me..." pra dar aquela empolgada do começo, passando pelo coro absoluto de "Cha-la head cha-la" até fechar com "We are fighting dreamers", sem qualquer incidente que pudesse atrapalhar, o show teve uma energia maravilhosa, e apesar das duas músicas depois do encore - Zankoku na Tenshi no Teese, que me fez enlouquecer como fã de Evangelion, e Garden, com a qual eles convidaram toda a galera para cantar junto, e deu muito certo! - ainda deixou um gostinho de "quero mais". No show passado, eles tinham tocado um cover de Guren no Yumiya, de Shingeki no Kyojin, e alguns parecem ter ficado decepcionados por não ter sido tocado de novo, mas eu só posso dizer que fiquei muito feliz com a escolha. ♡ Ademais,  acho que, no fim das contas, gostando ou não gostando de Evangelion, é difícil não conhecer e não gostar um pouco de Zankoku na Tenshi no Teese, e como além de shounen de luta eles também fizeram diversas músicas para séries de mecha - Code Geass e Eureka Seven - acho que foi uma boa escolha.

A quem não foi, recomendo dar uma olhada nos camrips do YouTube, pra matar a curiosidade, que já tem diversos. Vai ver só assim pra entender o encantamento absoluto em que eu estou nesse momento. Em síntese, só tenho elogios a tecer à banda e ao show que promoveram, e agradecer ao Anime Friends 2014 pela oportunidade. Divertidíssimo, animado do começo ao fim, com poucas interrupções, muitas músicas que todo mundo conhecia e pôde cantar junto, e certamente pretendo ir de novo se tiver um próximo. Muito obrigada, FLOW! お疲れ様でした!

4 comentários:

  1. Yooo beleza!?
    Cara queria ter ido nesse show,nesse evento mas eu moro no Rio Grande do Sul e para piorar nem é na capital e sim no interior do estado (nem cinema tem aqui TT^TT),então essas novidades,shows,e eventos eu não posso ir e a informação só chega via net mesmo T-T
    Vou pesquisar agora sobre a banda e o show,fiquei mais curiosa ainda com o seu post *u*
    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa Hinata-chan! E aí?~
      Aww, eu entendo!! SP não é nenhum paraíso, tampouco a cidade onde eu moro - que não tem muita coisa também, na verdade - mas se tem uma coisa boa, é que tem muitos eventos/shows e tal. Eu agradeço, porque também não tenho como viajar para outro estado, então...
      Dê uma olhada sim! Eles são divertidíssimos, e as músicas são muito legais! (^▽^)
      Até mais! o/

      Excluir
  2. Ohayou ~ Muito prazer Chell-chan~Quem me dera ter ido, mas eu vivo no fim do mundo *na madeira* nunca nada de jeito vem para aqui, o show parece ter sido altamente *~~~*
    Omo você tem 1,59??Kawaii~~Eu também tenho que admitir eu também sou baixinha TT~TT tenho 1,61 ...Mudando de assunto por acaso não conhecia a banda, conheço algumas músicas por causa dos animes mas por acaso a banda eu não conhecia, vou dar uma olhada*~~*
    Gostei bastante do post estou seguindo!!!

    Xau kisses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa! (゜∇゜)ノ Muito prazer Umi-chan! (Posso chamar assim? Prefere algum outro nome?)
      Awww entendo! Que dó!! ;_; Também tenho amigos que queriam ir, mas não puderam por causa da distância... O show foi divertido, e eles são mesmo muito legais!! Recomendo dar uma olhada também!
      Hahah eu tenho por aí, ou 1,60m... (´Д`)Acho tão chato, queria ser alta! (o que me consola é que meus amigos tem minha altura, ou são mais baixos, e eu uso muito sapatos com salto... mawahha \( `∀´)/)
      Muito obrigada pelo comentário, fico muito feliz que tenha gostado do conteúdo!! Até mais! ♡

      Excluir