sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Jogo: Wither


Aqui vai mais uma recomendação de um jogo feito em RPG Maker 2k3; Aparentemente não tenho feito muitas dessas, apesar de estar jogando algumas coisas interessantes, mas aceito sugestões de jogos pra postar! ♥
Enfim. O nome do jogo da vez é Wither, e é mais um jogo com não mais que uma hora de duração. (Ou duas, se você for tonta como eu.) A jogabilidade... consiste em explorar, e coletar flores para o seu irmão.

A propósito, o seu irmão está morto.

Não é só o seu irmão que está morto.

Apesar disso, Wither tem um visual muito simpático, geralmente descrito como "retrô". Gráficos originais claramente baseados em outros jogos, como A Link to The Past e Pokémon; Há até uma alusão no jogo ao fato de os personagens terem sido feitos em cima dos gráficos de Pokémon Red & Blue.
E para um jogo com uma aparência tão simpática, Wither definitivamente não é muito fofo ou simpático. Na verdade, Wither é uma pequena história de tragédia; Lida com mortes, brigas de família, entre outras temáticas interessantes e até filosóficas.

Ética profissional também.

Antes disso, porém, eu diria que Wither é um jogo de mistério. A parte realmente legal - ou bem desenvolvida, ou mais precisamente, aquilo que fez o jogo brilhar - é que a história nunca é dada, mas também não é simplesmente ignorada ou obscurecida. É sim um daqueles jogos que você tem que pensar e discutir e juntar fatos para entender - e de fato há uma história, e as pistas estão lá, mas não é jogando uma vez que você vai perceber todas. Então, apesar de ser um jogo de exploração, a história tende mais para o mistério, e o mistério é que você, jogador, deve descobrir o que aconteceu na vida do protagonista.

Eu gosto bastante de jogos de mistério, mas devo dizer que o mistério em Wither é... bem complicado. Eu precisei jogar duas vezes pra entender um pouco, e só o que me consola é saber que não fui a única. O lado bom é que um segundo playthrough demora quinze minutos, então vale muito a pena tentar entender o que aconteceu, pois a história é boa. Altamente recomendado pra quem gosta de jogos nesse estilo. ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário