Chama-se Torikagosou no Kyou mo Nemutai Juunintachi, traduzido em inglês pelo grupo Turtle Paradise - cuja edição, ao menos, é ótima, devo dizer! - como "The Sleepy Residents of Birdcage Manor".
É um mangá de 21 capítulos compilados em 3 volumes, com roteiro adaptado de um romance japonês de mesmo nome, e ilustrações pela Rihito Takarai, mais conhecida pelo seu trabalho em Seven Days.
Ao contrário deste, porém, eu diria que é nesse mangá que ela realmente mostra o seu dom artístico. Eu preciso dizer que gosto demais do trabalho dela, e sempre leio opiniões muito polarizadas sobre ele; Em geral, ou as pessoas odeiam o traço, ou o amam. Eu considero isso um bom sinal; O estilo dela é bem distinto e ela toma várias liberdades artísticas, mas dá pra perceber que ela é muito cautelosa e cada painel é rico em detalhes; Sem contar as cores que ela usa - o colorido das ilustrações desse mangá é simplesmente soberbo. Enfim, parei de puxar saco, porque né.
O mangá foi serializado na revista Sylph, de 2007 a 2010, uma das grandes revistas de shoujo da atualidade, que publicou, entre outros, os mangás de Hakuouki, Uta no Prince-sama e Arcana Famiglia. Apesar disso, eu diria que a sua história é um pouco mais madura, e poderia facilmente ser adaptada pra um josei, por exemplo.
Por que? A começar, pela profundidade dos personagens. Os três personagens principais - e alguns outros também, como a Minako e a Sachi, por exemplo - são bem-desenvolvidos e bem originais, tem planos de fundo, segredos, e são realmente cativantes por todas as suas manias e trejeitos. Como não se encantar pelo jeito estourado da Kizuna, ou a visão de mundo do Yuusei? Apesar de ser um mangá bem curto, eles conseguiram criar personagens únicos, e acho que isso já é muito bom.
Para além disso, a história é empolgante. Ela se divide em arcos, cada um com um nome diferente, com 3~4 capítulos cada. A história desses arcos meio que se emendam umas nas outras, e a leitura acaba sendo muito leve. A única crítica que eu tenho a fazer quanto a isso é que o último arco, na minha opinião, foi o mais entediante.
Enfim, a história. Ela gira em torno de três moradores do Hotel Williams Child Bird, o tal "Birdcage Manor" - Kizuna, Yuusei e Yuki. Yuusei é um artista que precisa de uma modelo para pintar; Yuki acaba se interessando pela aparência da "delinquente" Kizuna e a apresentando para seu primo Yuusei. A história se desenrola durante um ano em que eles trabalham juntos.
Na história também surgem temas mais maduros, desde o enjou-kosai que a Kizuna pratica logo no primeiro capítulo, passando por situações dramáticas, suicídios, transtornos mentais e etc. e por essa razão, eu acho que a história podia ser facilmente adaptada pra um josei.
Mas não foi. E o que temos, no final, não é ruim - é uma leitura leve, com um tom artístico delicioso - pra entender o que eu quero dizer com "tom artístico delicioso", pense um Honey & Clover mais shoujo - e muito adorável. Eu curti bastante, e recomendo a leitura pra quem gosta de qualquer tipo de shoujo.
Download (em inglês) no Turtle Paradise [completo] | Download (em português) no Otacute [incompleto]
Nenhum comentário:
Postar um comentário