quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Moda Japonesa & Fairy Kei: Parte 3 - Aspectos visuais do Fairy Kei

http://www.storenvy.com/products/3283863-cosmic-cutie-iphone-case
FK Decoden. Fonte da imagem: Cosmic cutie Iphone Case; loja Moon Bunny @ Storenvy.

Olá!~ Depois de mais de um mês sem novidades nessa seção do blog, eu apresentei o tal trabalho sobre Fairy Kei do meu inglês, na semana passada. Nem preciso dizer que tirei 10, e a professora achou um amorzinho as fotos e toda a cultura louca em volta desses estilos. hihi. (▰˘◡˘▰)

Enfim. Volto aqui e, pra minha surpresa, percebo que os outros dois posts dessa série são os posts mais visitados do blog até agora. Choque.  Então, espero que gostem de mais essa parte!
Procurei dar uma breve introdução a moda japonesa em geral, na primeira parte dessa série de posts, seguida de uma breve introdução a este estilo na segunda parte. Nessa terceira e última parte, mais específica, foco nas características visuais mais genéricas que um outfit Fairy Kei deve apresentar.

A propósito, pra conveniência geral, as fotos foram retiradas de lojas e sites como Ebay e Etsy. Facilita tanto para eu pegar as fotos, quanto pra vocês, que podem comprar as peças que gostarem mais. Basta clicar na imagem para ser redirecionado(a) à venda. (。◕‿◕。)

Moda Japonesa: Fairy Kei
⇦ Parte 2 - Aspectos gerais ★ Parte 3 - Aspectos visuais

Apesar do Fairy Kei não possuir exatamente regras, - contanto que se siga os padrões de cores e temas, é possível fazer com que praticamente qualquer peça de roupa componha um outfit Fairy Kei, - existem algumas tendências dentro do estilo que formam uma perspectiva geral do que um outfit FK deve conter. Dessa forma, procurei nessa parte mostrar quais são as peças e acessórios que mais comumente compõem outfits Fairy Kei; Entretanto, não é impossível compor um outfit FK que não obedeça a esses pressupostos. É uma questão de criatividade!


http://www.etsy.com/pt/listing/127468760/kirakira-dripping-pvc-headbow

Cabeça

Ao usar um outfit Fairy Kei, não é incomum que se usem perucas. Essas perucas geralmente tem cores de "algodão doce", - tais como rosa bebê, azul bebê e amarelo claro, - as quais podem estar misturadas para dar um aspecto mais "dreamy"; E isso tudo pode ainda ser incrementado com extensões de cabelo e mechas em tons que combinem!
Por outro lado, nesse estilo, diferentemente de outros estilos de moda japonesa, é possível também manter sua cor de cabelo natural - sendo loiro claro e castanho "mel" as cores mais comuns. É fortemente recomendado que a cor, seja lá qual for, seja um tom mais claro, para dar um aspecto mais leve ao outfit. Entretanto, alguns adeptos defendem sim o uso de cabelo mais escuro, para dar um contraste com as roupas claras.
O cabelo - ou peruca - pode ser solto ou preso, e nesse segundo caso, geralmente são feitos penteados de criança, tais como marias-chiquinhas, que são muito populares; Coques também são relativamente comuns.

O cabelo é freqüentemente incrementado com acessórios, como presilhas e elásticos coloridos. O acessório mais comum é definitivamente o laço grande no topo da cabeça, ou até mesmo do lado. Este laço frequentemente tem uma estampa - que pode ser de bolinhas, ou até temática, com ursinhos ou arco-íris, por exemplo. Estilos diversos de presilhas também são populares, tais como presilhas grudadas a lacinhos e a pequenas trilhas de miçangas, em formato redondo ou de estrela, presas de uma ponta a outra da presilha; Mas também é possível usar presilhas mais simples, com grandes miçangas ou personagens. Menos comum, mas igualmente adorável, são arcos de cabelo com decorações similares.


http://www.ebay.com/itm/Official-EXCLUSIVE-My-Little-Pony-Vintage-Scene-Jumper-from-Mr-Gugu-Miss-Go-/300976428435?pt=UK_Women_s_Jumpers_Cardigans&var=&hash=item461397d593   http://www.etsy.com/pt/listing/101965984/pretty-princess-ponies-carriages-castles

Vestimentas

A saia típica do Fairy Kei é um "tutu", isto é, uma saia de tule, que geralmente é feita pelos próprios fashionistas adeptos, já que pode ser manufaturada facilmente. Ela pode ter - e com freqüência tem - diversas camadas de tule sobrepostas. Os bloomers também são bastante comuns. Diferentemente do Lolita, as anáguas não são necessárias, mas também podem ser usadas, acompanhando por exemplo uma saia mais solta com uma estampa temática. A saia geralmente é a peça de destaque do look, então ela deve ser muito fofa e agradável aos olhos!
Em relação à parte de cima, é possível usar, por exemplo, uma blusa de babados ou algo puxado pra Lolita, mas a prática mais comum ainda é a de combinar uma camiseta estampada - com uma estampa de desenho dos anos 80, animaizinhos e coisas do tipo, ou ao menos uma estampa de listras ou bolinhas - com um casaquinho ou cardigã fofo em tons pastéis. Como o Fairy Kei vem do Decora, a sobreposição de peças é recomendável, mas no calor é possível também usar apenas blusas de manga curta, tais como blusas com manga fofa.

http://holleyteatime.storenvy.com/products/1442582-rainbow-sweets-mint-tights-1st-gen  http://www.etsy.com/pt/listing/152703893/fairy-kei-kawaii-lolita-ruffle-lace

Sapatos e meias

Meias 3/4 são, se não essenciais, ao menos fortemente recomendadas. Essas meias podem ser de bolinhas, listradas, ou estampadas nos motifs anteriormente citados, o que é ainda preferível. Essas meias devem ser clarinhas e divertidas, e em geral acrescentam bastante ao visual. Também é comum a prática de sobrepor meias, isto é, usar meias até os joelhos com estampas sobre meias 3/4 mais simples. Outra possibilidade - na minha experiência, um pouco menos comum em FK, apesar do fatos "anos 80"! Acredito que seja apenas pela dificuldade em encontrar estampas que combinem, mesmo... - é o uso de polainas.
No que diz respeito aos sapatos, tênis são a opção mais comum - especificamente, tênis da linha dos anos 80 da Reebok. Esses tênis podem ainda ser customizados para ficarem com um aspecto mais Fairy Kei. Outra possibilidade são as sandálias Tea Party, que são tão comuns em Lolita. Se nenhum desses dois for possível, sapatilhas, crocs e tênis de outras marcas, com estampas fofas, também são possibilidades; Ainda melhor se forem customizados.

http://www.etsy.com/pt/listing/169466215/bright-pastel-fairy-kei-rainbow-fringed http://www.etsy.com/pt/listing/167706889/1-kawaii-fairy-kei-ott-lolita-round http://www.etsy.com/pt/listing/157403310/black-friday-sale-lolita-pink-bow-star

Acessórios

Em termos de acessórios, o FK não é tão pesado quanto o Decora - e este é um dos pontos que difere estes estilos, - mas ainda assim requer acessórios para completar o visual. Anéis com grandes laços, rosas e corações de resina são bastante comuns. De modo similar, braceletes com miçangas em tons pastéis também são bem populares, e usar vários deles em ambos os braços também não é incomum.
Colares de miçangas também são bem comuns, e é permitido sobrepôr alguns no pescoço, mas eles não devem cobrir a roupa como o fariam no Decora. Outro acessório comum a ser usado no pescoço é o cachecol, que pode ser branco ou em tons pastéis - por exemplo, com bolinhas ou em arco-íris, - e geralmente tem pompoms. A gargantilha (choker), também inspirada no Lolita, é outro acessório bastante comum.
Em relação às pernas e braços, polainas são também relativamente comuns, apesar de serem menos comuns do que, por exemplo, no Kogal ou até no Decora.
Em relação aos olhos, é comum que se incorpore os óculos no visual; Algumas escolhas populares são óculos com lentes coloridas, - cor-de-rosa claro, por exemplo, e os famosos óculos de Hello Kitty, em cores como branco e rosa. Caso estas opções não forem possíveis, um simples par de óculos em cores claras são o suficiente. É possível também usar lentes, - tais como as circle lenses, que são sempre bastante populares - preferivelmente em cores claras.


http://www.etsy.com/pt/listing/170918037/lolita-fairy-kei-pastel-ombre-kawaii

Maquiagem

Assim como em outros estilos de moda japonesa, a pele deve pareces lisa, alva e impecável, e isto é ainda mais significativo no Fairy Kei, já que um dos aspectos da moda consiste em demonstrar uma aparência juvenil e "de boneca". Assim, usar base e pó no tom da pele é essencial. O blush não é necessário como o seria, por exemplo, no Kogal, mas também pode ser usado de leve.
A maquiagem também deve ser especialmente pesada nos olhos. Sombra em tons de FK, para dar um aspecto mais "dreamy", deve sim ser usada. Misturar cores diferentes - por exemplo, branco e azul ou rosa, entre outras combinações - nas pálpebras superiores e inferiores é uma prática muito comum. Lápis - que pode ser branco - e rímel também são essenciais, e algumas preferem incrementar ainda mais o visual dos olhos usando cílios postiços. Algumas ainda vão mais longe, usando pequenos colantes (em formato de estrela ou coração, por exemplo) nos cantos dos olhos. O objetivo, aqui, é ode fazer os olhos parecerem maiores e mais chamativos.
Batom não é tão necessário, mas pode ser usado em cores clarinhas. Uma prática que tenho visto em outfits Fairy Kei, principalmente no Ocidente, que acredito ter sido importada do Ulzzang, é a do gradient lips, isto é, de mesclar uma cor forte (como vermelho ou pink) sobre um batom nude. Gloss também é bastante popular no FK, por conta dos brilhos.
Recomenda-se também esmalte, para as unhas; Podem ser pintadas em um tom clarinho, ou em mais de um tom clarinho, ou podem até incluir Nail Art, que geralmente não é tão extravagante quanto a das Kogals - com suas unhas em DecoDen e afins - mas também pode incluir colantes e afins.



E é isso! Espero que tenham gostado desses posts~ e se quiserem me dar uma das coisas aqui de presente, eu tô super aceitando, porque olha, não tá fácil sustentar meus hobbies.

Não sou a primeira e dificilmente serei a última a falar de Fairy Kei e tal, mas sinto que faltavam uns posts nesse estilo na blogosfera brasileira, e Fairy Kei no mundo é tudo de bom!, então espero que possa ter servido de algo para todos que curtem e/ou procuram conhecer mais sobre esse estilo. ♡ Obrigada pela visita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário