domingo, 14 de julho de 2013

Primeiras impressões: Dangan Ronpa


Esse post é bem curto, e é basicamente para arquivar minha impressão de Dangan Ronpa - porque eu estava bastante ansiosa antes da estreia, e vai que um dia vire "modinha" e eu acabe me perguntando "por que eu não vi esse anime?", o que é típico; Aqui está a explicação.



Preciso dizer, antes, que nunca joguei Dangan Ronpa, tampouco li o famoso Let's Play. O que conheço da série resume-se a uma lida na página da Wikipedia, e no primeiro capítulo do mangá, na tradução do grupo Kowasu - que, por sinal, era contado do ponto de vista da Maizono, e mostra um pouco da insanidade dela e do "jogo" logo de cara.

Então, esse foi de certa forma meu primeiro contato com a série - e talvez esse não seja um primeiro contato muito bom, a julgar pela má fama da equipe em produzir adaptações; Kishi Seiji, responsável pelas adaptações de Persona 4 (que eu particularmente gostei, mas de forma alguma tinha o mesmo feeling do jogo), e de Devil Survivor 2, que eu confesso ainda não ter visto. Dito isso, sendo uma fã de jogos como Persona, Devil Survivor e Ace Attorney - com o qual DR é frequentemente comparado - tive vontade de assistir para ver no que dava.

A arte, como esperado, é parecida com a do jogo; Se isso era bom em Persona 4 e Devil Survivor, absolutamente não é aqui. Tecnicamente, o estilo da arte é pobre, mas acredito que seja bem-vindo pra fãs do jogo. O problema é que, para manter os artistas, essas adaptações que buscam ser muito fiéis tendem a desandar para o QUALITY, e eu só imagino como isso vai estar daqui a alguns episódios.


E a história? É bastante clichê, num estilo Battle Royale (ou Mirai Nikki), e diversas partes foram bem previsíveis.

Eu acredito que o sucesso da série seja realmente pela sua jogabilidade (que pela descrição da Wikipedia parece ser exatamente o tipo que atrai um certo público, e eu me incluo nisso) mas em termos de história e caracterização, achei bem mediano. Penso em jogar a tradução da versão de PSP, e quem sabe ter uma opinião diferente desse série, que anda tão famosa por aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário